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segunda-feira, 20 de julho de 2020

Sugestões para as lições de Jovens e Adultos

1 - Revista de Edição Especial para Jovens e Adultos
Reedição da lição comentada pelo missionário sueco Eurico Bergstén(3º. trimestre de 1993 – Avivamento: Uma necessidade nos dias atuais)
Os Princípios Divinos em Tempos de Crise - A reconstrução de Jerusalém e o Avivamento Espiritual como Exemplos para os Nossos Dias
Lição 04: A construção do templo enfrentou oposição
- Apresentem o título da lição: A construção do templo enfrentou oposição.
- Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
- A visualização(Método visual) chama a atenção dos alunos e melhora a compreensão do que está sendo exposto.
Desta forma, a apresentação ficará mais didática.
Para o item II da lição, escrevam no quadro as perguntas abaixo(método de Perguntas e Respostas associado ao método Visual):
A construção do templo enfrentou oposição. De quem?
Por que os judeus não ofereceram resistência ao impedimento da construção?
De que forma os judeus poderiam resistir?
- Para concluir o estudo do tema, utilizem a dinâmica “Ação de Resistência”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Ação de Resistência
Objetivos:
Contextualizar o tema da oposição a construção do templo com a vida dos alunos.
Refletir sobre os ataques do inimigo com relação a obra de Deus e agir diante disto.
Material:
Uma sombrinha sem defeito ou guarda-chuva
Uma sombrinha quebrada
¼ da folha de papel ofício para cada aluno
01 coleção de lápis hidrocor
01 rolo de fita adesiva
Papéis coloridos pequenos, com um furo para pendurar um cordão ou fita
Cordão ou fita
Procedimento:
- Apresentem a sombrinha fechada.
- Perguntem: Para que usamos uma sombrinha?
Aguardem as respostas.
Espera-se que os alunos falem que a sombrinha é utilizada para proteger a pessoa da chuva ou do sol ou do vento forte.
- Falem: Para que a pessoa fique protegida a sombrinha deve estar aberta(agora abram a sombrinha).
- Falem: Vamos agora refletir sobre a sombrinha aberta para proteção com relação a obra do Deus, que vem sofrendo ataques do inimigo.
- Agora, distribuam papel e lápis hidrocor para os alunos e peçam para que cada um escreva uma palavra que resuma os ataques de satanás contra a obra de Deus.
- Depois, fixem, com fita adesiva, estes papéis na parte externa da sombrinha, simbolizando que os ataques são externos, isto é, na sociedade etc.
Vocês devem acrescentar outros tipos de ataques apresentados na lição, caso eles não tenham sido apontados pelos alunos.
Depois, leiam cada palavra para os alunos e façam um breve comentário sobre elas.
- Perguntem: O que estes ataques podem causar na obra de Deus?
Aguardem as respostas.
- Depois, apresentem a sombrinha quebrada e falem: Estes ataques podem prejudicar a obra de Deus.
A sombrinha pode se quebrar por não suportar a força do vento, da chuva forte etc, indicando que a sombrinha não era de boa qualidade. Isto nos remete ao cuidado com o tipo de ação protetiva que os cristãos devem ter.
- Falem: Mas, o que os cristãos podem fazer?
Distribuam os papéis coloridos pequenos, já com um furo e o cordão(ou fita) pendurado.
Peçam para que os alunos escrevam, neste papel, palavras que se refiram as ações que os cristãos devem fazer para permanecer firmes diante dos ataques do inimigo quanto a obra de Deus ou a si mesmos.
Depois, pendurem cada papel na parte interna(nas aspas) da sombrinha, representando que as ações de resistência devem estar na vida do cristão e na obra de Deus.
Leiam cada palavra para os alunos e façam um breve comentário sobre elas.
Por isso que a sombrinha tem que estar aberta, pois representa a proteção contra estes ataques, sabendo que o que a protege é o que está na parte interna.
A sombrinha fechada ou quebrada indica que a obra de Deus ou o cristão estão completamente vulneráveis aos ataques do inimigo.
- Leiam: “Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, ele fugirá de vós”(Tg 4.7).
- Para concluir, perguntem: Alguém já perdeu uma sombrinha ou guarda-chuva?
Certamente a resposta será positiva, pois é comum perder este objeto.
Isto nos remete ao aspecto de que não se pode esquecer de estar sempre cuidando da proteção contra as investidas malignas.
Ideia original desconhecida do uso da sombrinha como proteção.
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.

2 – Tempo de Conquistas Fé e Obediência no Livro de Josué
Lição 04: Vencendo os obstáculos
- Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro ou cartolina: Vencendo os obstáculos.
- Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
- Para concluir o estudo, utilizem a dinâmica “Vencendo os Obstáculos”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Vencendo os Obstáculos
Objetivo: Refletir sobre a confiança, a esperança e fé que devemos ter mesmo diante de dificuldades.
Material:
01 caixa que caiba os seguintes objetos:
01 figura de um rosto sorrindo
01 bala de mel
01 lenço
Um pouco de sal
01 faca
01 lixa(pedaço)
01 pedra
01 espinho
01 limão
01 coroa(feita de cartolina e papel laminado)
Procedimento:
- Passem a caixa para que alguns alunos tirem um objeto da caixa.
Se vocês quiserem fazer com todos os alunos, a quantidade dos objetos deve ser aumenta.
- Peçam para que a pessoa que pegou o objeto pense o que pode significar este objeto nas lutas da vida cristã.
Nesse momento, os alunos podem pedir ajuda ao colega do lado.
- Solicitem que os alunos socializem o que pensaram, mostrando primeiro o objeto.
Vejam o que pode representar os objetos:
Rosto sorrindo: alegria na tribulação e no momento do desfecho da situação.
Bala de mel: alegria que encontramos na Palavra de Deus: As tuas palavras são mais doces que o mel(Sl 119.103)
Lenço: para enxugar as lágrimas de tristeza, de alegria e quando oramos.
Sal: Conserva a nossa fé, confiança
Faca: corta, retirando aquilo que prejudica nossa caminhada
Lixa: retira as pequenas imperfeições
Pedra: simboliza as dificuldades do caminho ou até mesmo aquelas que são jogadas para nos atingir.
Espinho: representa o incômodo, o sofrimento
Limão: representa os azedumes, as angústias, as tristezas
Coroa: o vencedor receberá a coroa da vida(Tg 1.12)
- Para concluir, leiam:
“Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo”(Jo 16.33).
“Muitas são as aflições do justo, mas o Senhor o livra de todas”(Sl 34.19).
Por Sulamita Macedo.


3 - A Igreja Eleita - Redimida Pelo Sangue de Cristo e Selada com o Espírito Santo da Promessa

Lição 04: A Iluminação Espiritual do Crente
- Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro ou cartolina: A Iluminação Espiritual do Crente.
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
E, também, nesta aula de hoje, sugiro que iniciem com a aplicação da dinâmica “Herança divina”, que tem por objetivo introduzir o estudo sobre a herança divina concedida aos eleitos.
“Dinâmicas são recursos metodológicos, que podem ser utilizados no processo do conhecimento, com ênfase em práticas participativas de aprendizagem.
As dinâmicas possibilitam:
- a participação dos componentes de forma individual e coletiva.
- a aplicação e reflexão da teoria com a prática.
- o aspecto lúdico.
- a aplicação do conhecimento”.(Texto Pedagógico do Blog Atitude de Aprendiz, por Sulamita Macedo).
- Agora, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Utilizem o quadro branco para escrever as expressões mais importantes da aula, como:  as riquezas da herança divina, poder divino etc.
A visualização chama a atenção dos alunos e melhora a compreensão do que está sendo exposto.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Herança divina
Objetivo: Introduzir o estudo sobre a herança divina concedida aos eleitos.
Material:
Papel pequeno com o nome “Herdeiro” ou “Herdeira”(digitado) para cada aluno
Procedimento:
- Perguntem: Vocês já receberam de seus familiares alguma herança?
Aguardem as respostas.
Caso positivo, peçam para que falem o que receberam de herança(se desejarem falar).
- Falem: A partilha dos bens em muitas famílias é realizada de forma ordeira, porém em muitas outras é motivo de brigas e problemas entre os herdeiros.
- Mas, se eu disser que você é herdeiro de um pai muito rico e que tem muitos irmãos? Descobrir que é herdeiro sempre é motivo de felicidade, não é?
E ainda, seus irmãos não vão fazer discórdia por causa dos bens. O pai é justo e cumpre sua palavra.
- Distribuam para cada aluno um papel pequeno com o nome “Herdeiro” ou “Herdeira” digitado.
- Perguntem: Quem será este pai com tantas riquezas?
Certamente, vão responder que é Deus.
- Perguntem, ainda: O que vocês herdaram?
Peçam para que cada aluno escreva no verso do papel com o nome o “Herdeiro” ou “Herdeira” o que ele recebeu.
- Depois, solicitem que os alunos falem o que eles escreveram.
Certamente, as respostas vão girar em torno das bênçãos espirituais.
- Falem: Que herança maravilhosa nosso pai celeste nos deu. A maior riqueza espiritual é quando a pessoa encontra o tesouro – Jesus, o salvador, e a partir desse momento a pessoa gozará de bênçãos espirituais, que são eternas.
- Para concluir, falem:  Agora, vamos nos aprofundar no estudo das riquezas da glória de Deus. Iniciem o estudo da lição.
Por Sulamita Macedo.

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