Sugestões
para as lições de Jovens e Adultos
1 - Revista de Edição Especial para Jovens e
Adultos
Reedição da lição comentada pelo
missionário sueco Eurico Bergstén(3º. trimestre de 1993 – Avivamento: Uma
necessidade nos dias atuais)
Os Princípios Divinos em
Tempos de Crise - A reconstrução de Jerusalém e o Avivamento Espiritual como
Exemplos para os Nossos Dias
- Apresentem o título da lição: A construção do templo
enfrentou oposição.
- Trabalhem os pontos levantados na lição,
sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
- A visualização(Método visual) chama a
atenção dos alunos e melhora a compreensão do que está sendo exposto.
Desta
forma, a apresentação ficará mais didática.
Para
o item II da lição, escrevam no quadro as perguntas abaixo(método de
Perguntas e Respostas associado ao método Visual):
A
construção do templo enfrentou oposição. De quem?
Por
que os judeus não ofereceram resistência ao impedimento da construção?
De
que forma os judeus poderiam resistir?
- Para concluir o estudo do
tema, utilizem a dinâmica “Ação de Resistência”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Ação de Resistência
Objetivos:
Contextualizar o tema da
oposição a construção do templo com a vida dos alunos.
Refletir sobre os ataques do
inimigo com relação a obra de Deus e agir diante disto.
Material:
Uma sombrinha sem defeito ou
guarda-chuva
Uma sombrinha quebrada
¼ da folha de papel ofício
para cada aluno
01 coleção de lápis hidrocor
01 rolo de fita adesiva
Papéis coloridos pequenos, com
um furo para pendurar um cordão ou fita
Cordão ou fita
Procedimento:
- Apresentem a sombrinha
fechada.
- Perguntem: Para que usamos
uma sombrinha?
Aguardem as respostas.
Espera-se que os alunos falem
que a sombrinha é utilizada para proteger a pessoa da chuva ou do sol ou do
vento forte.
- Falem: Para que a pessoa
fique protegida a sombrinha deve estar aberta(agora abram a sombrinha).
- Falem: Vamos agora refletir
sobre a sombrinha aberta para proteção com relação a obra do Deus, que vem
sofrendo ataques do inimigo.
- Agora, distribuam papel e
lápis hidrocor para os alunos e peçam para que cada um escreva uma palavra que
resuma os ataques de satanás contra a obra de Deus.
- Depois, fixem, com fita
adesiva, estes papéis na parte externa da sombrinha, simbolizando que os
ataques são externos, isto é, na sociedade etc.
Vocês devem acrescentar outros
tipos de ataques apresentados na lição, caso eles não tenham sido apontados
pelos alunos.
Depois, leiam cada palavra
para os alunos e façam um breve comentário sobre elas.
- Perguntem: O que estes
ataques podem causar na obra de Deus?
Aguardem as respostas.
- Depois, apresentem a
sombrinha quebrada e falem: Estes ataques podem prejudicar a obra de Deus.
A sombrinha pode se quebrar
por não suportar a força do vento, da chuva forte etc, indicando que a
sombrinha não era de boa qualidade. Isto nos remete ao cuidado com o tipo de
ação protetiva que os cristãos devem ter.
- Falem: Mas, o que os
cristãos podem fazer?
Distribuam os papéis coloridos
pequenos, já com um furo e o cordão(ou fita) pendurado.
Peçam para que os alunos
escrevam, neste papel, palavras que se refiram as ações que os cristãos devem
fazer para permanecer firmes diante dos ataques do inimigo quanto a obra de
Deus ou a si mesmos.
Depois, pendurem cada papel na
parte interna(nas aspas) da sombrinha, representando que as ações de
resistência devem estar na vida do cristão e na obra de Deus.
Leiam cada palavra para os
alunos e façam um breve comentário sobre elas.
Por isso que a sombrinha tem
que estar aberta, pois representa a proteção contra estes ataques, sabendo que
o que a protege é o que está na parte interna.
A sombrinha fechada ou
quebrada indica que a obra de Deus ou o cristão estão completamente vulneráveis
aos ataques do inimigo.
- Leiam: “Sujeitai-vos, pois,
a Deus, resisti ao diabo, ele fugirá de vós”(Tg 4.7).
- Para concluir, perguntem:
Alguém já perdeu uma sombrinha ou guarda-chuva?
Certamente a resposta será
positiva, pois é comum perder este objeto.
Isto nos remete ao aspecto de
que não se pode esquecer de estar sempre cuidando da proteção contra as
investidas malignas.
Ideia original desconhecida do
uso da sombrinha como proteção.
Esta versão da dinâmica por
Sulamita Macedo.
2 – Tempo de Conquistas Fé e Obediência no Livro de
Josué
Lição
04: Vencendo os obstáculos
- Trabalhem os pontos levantados na lição,
sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
-
Para concluir o estudo, utilizem a dinâmica
“Vencendo os Obstáculos”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
Vencendo os Obstáculos
Objetivo: Refletir sobre a confiança, a esperança e fé que devemos
ter mesmo diante de dificuldades.
Material:
01
caixa que caiba os seguintes objetos:
01
figura de um rosto sorrindo
01
bala de mel
01
lenço
Um
pouco de sal
01
faca
01
lixa(pedaço)
01
pedra
01
espinho
01
limão
01
coroa(feita de cartolina e papel laminado)
Procedimento:
-
Passem a caixa para que alguns alunos tirem um objeto da caixa.
Se
vocês quiserem fazer com todos os alunos, a quantidade dos objetos deve ser
aumenta.
-
Peçam para que a pessoa que pegou o objeto pense o que pode significar este
objeto nas lutas da vida cristã.
Nesse
momento, os alunos podem pedir ajuda ao colega do lado.
-
Solicitem que os alunos socializem o que pensaram, mostrando primeiro o objeto.
Vejam
o que pode representar os objetos:
Rosto
sorrindo: alegria na tribulação e no
momento do desfecho da situação.
Bala
de mel: alegria que encontramos na
Palavra de Deus: As tuas palavras são mais doces que o mel(Sl 119.103)
Lenço: para enxugar as lágrimas de tristeza, de alegria e
quando oramos.
Sal: Conserva a nossa fé, confiança
Faca: corta, retirando aquilo que prejudica nossa
caminhada
Lixa: retira as pequenas imperfeições
Pedra: simboliza as dificuldades do caminho ou até mesmo
aquelas que são jogadas para nos atingir.
Espinho: representa o incômodo, o sofrimento
Limão: representa os azedumes, as angústias, as tristezas
Coroa: o vencedor receberá a coroa da vida(Tg 1.12)
-
Para concluir, leiam:
“Tenho-vos
dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom
ânimo, eu venci o mundo”(Jo 16.33).
“Muitas
são as aflições do justo, mas o Senhor o livra de todas”(Sl 34.19).
Por
Sulamita Macedo.
3 - A Igreja Eleita - Redimida Pelo
Sangue de Cristo e Selada com o Espírito Santo da Promessa
-
Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro ou cartolina: A Iluminação Espiritual do Crente.
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
E, também, nesta aula de hoje,
sugiro que iniciem com a aplicação da dinâmica “Herança divina”, que
tem por objetivo introduzir o estudo
sobre a herança divina concedida aos eleitos.
“Dinâmicas são recursos
metodológicos, que podem ser utilizados no processo do conhecimento, com ênfase
em práticas participativas de aprendizagem.
As dinâmicas possibilitam:
- a participação dos
componentes de forma individual e coletiva.
- a aplicação e reflexão da
teoria com a prática.
- o aspecto lúdico.
- a aplicação do conhecimento”.(Texto
Pedagógico do Blog Atitude de Aprendiz, por Sulamita Macedo).
-
Agora, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do
aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade.
Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno,
além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Utilizem
o quadro branco para escrever as
expressões mais importantes da aula, como:
as riquezas da herança divina, poder divino etc.
A visualização
chama a atenção dos alunos e melhora a compreensão do que está sendo
exposto.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
Herança divina
Objetivo: Introduzir o estudo sobre a herança divina
concedida aos eleitos.
Material:
Papel
pequeno com o nome “Herdeiro” ou “Herdeira”(digitado) para cada aluno
Procedimento:
-
Perguntem: Vocês já receberam de seus familiares alguma herança?
Aguardem
as respostas.
Caso
positivo, peçam para que falem o que receberam de herança(se desejarem falar).
-
Falem: A partilha dos bens em muitas famílias é realizada de forma ordeira,
porém em muitas outras é motivo de brigas e problemas entre os herdeiros.
-
Mas, se eu disser que você é herdeiro de um pai muito rico e que tem muitos
irmãos? Descobrir que é herdeiro sempre é motivo de felicidade, não é?
E
ainda, seus irmãos não vão fazer discórdia por causa dos bens. O pai é justo e
cumpre sua palavra.
-
Distribuam para cada aluno um papel pequeno com o nome “Herdeiro” ou “Herdeira”
digitado.
-
Perguntem: Quem será este pai com tantas riquezas?
Certamente,
vão responder que é Deus.
-
Perguntem, ainda: O que vocês herdaram?
Peçam
para que cada aluno escreva no verso do papel com o nome o “Herdeiro” ou
“Herdeira” o que ele recebeu.
-
Depois, solicitem que os alunos falem o que eles escreveram.
Certamente,
as respostas vão girar em torno das bênçãos espirituais.
-
Falem: Que herança maravilhosa nosso pai celeste nos deu. A maior
riqueza espiritual é quando a pessoa encontra o tesouro – Jesus, o salvador, e
a partir desse momento a pessoa gozará de bênçãos espirituais, que são eternas.
- Para concluir, falem: Agora, vamos nos aprofundar no estudo das
riquezas da glória de Deus. Iniciem o estudo da lição.
Por Sulamita Macedo.
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