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segunda-feira, 13 de julho de 2020

Sugestões para as lições de Adolescentes

1 – Revista de Edição Especial para Adolescentes
Tema: Conselhos para o dia a dia
Lição 03: Evite as más companhias
- Apresentem o título da lição: Evite as más companhias.
- Posteriormente, trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
- Vejamos qual a advertência de Salomão sobre as amizades:
Provérbios 1:10: “Meu filho, se os maus tentarem seduzi-lo, não ceda!
Provérbios 4:14-15: “Não siga pela vereda dos ímpios nem ande no caminho dos maus. Evite-o, não passe por ele; afaste-se e não se detenha”.
Provérbios 13:20: “Aquele que anda com os sábios será cada vez mais sábio, mas o companheiro dos tolos acabará mal”.
- Depois, utilizem a dinâmica “Cuidado”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Cuidado!
Objetivo: Refletir sobre a conduta do cristão diante das más influências das amizades.
Material:
01 copo, água, óleo de cozinha, uma colher (kit 01)
01 prato, 02 xícaras de feijão(kit 02)
01 copo com água, 01 colher, iodo ou outro material para tingir(kit 03)
Procedimento:
- Dividam a turma em 03 grupos.
- Distribuam para o grupo 01, o material do kit 01, para o grupo 02, o kit 02 e para o grupo 03, o kit 03.
- Orientem para fazer o procedimento abaixo e responder ao questionamento:
Para o grupo 01, fazer a mistura e refletir sobre o que estão vendo. O que isto tem a ver com as atitudes do cristão diante das más influências das amizades.
Para o grupo 02, fazer o processo da catação do feijão. Como podemos permanecer limpos diante das más influências das amizades?
Para o grupo 03, também fazer uma mistura. Estamos nós cristãos sendo a água ou o material que tinge, modificando o ambiente que vivemos?
- Agora, trabalhem o conteúdo da lição.
Por Sulamita Macedo.

2 – Adolescentes – História da Igreja para adolescentes
Lição 03: O Nascimento histórico da Igreja
- Apresentem o título da lição: O Nascimento histórico da Igreja.
- Depois, utilizem a dinâmica “Pentecostes”.
- Posteriormente, trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Pentecostes
Objetivos:
Representar a descida do Espírito Santo através da expressão oral em várias línguas.
Estudar sobre o nascimento histórico da igreja.
Material:
01 versículo bíblico em várias línguas, por exemplo: João 3.16 em Inglês, Francês, Espanhol, Português etc.
Vocês podem conseguir, o trecho bíblico em vários idiomas, através da Bíblia on line.
Português: Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Inglês: For God so loved the world, that he gave his only begotten Son, that whosoever believeth on him should not perish, but have eternal life.
Espanhol: Porque de tal manera amó Dios al mundo, que ha dado á su Hijo unigénito, para que todo aquel que en él cree, no se pierda, mas tenga vida eterna.
Alemão: Also hat Gott die Welt geliebt, daß er seinen eingeborenen Sohn gab, auf daß alle, die an ihn glauben, nicht verloren werden, sondern das ewige Leben haben.
Francês: Car Dieu a tant aimé ceux qu’il a disposés, qu'il a donné son seul Fils engendré, afin que chacun d’eux qui croit en lui ne périsse point, mais qu'il ait la vie éternelle.
Procedimento:
- Falem sobre a descida do Espírito Santo que aconteceu de forma visível e audível.
- Leiam Atos 2. 2 a 4:
“E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem”(Atos 2:2-4).
- Falem: Agora vamos representar a expressão audível da descida do Espírito Santo.
- Entreguem o versículo em línguas diferentes para os alunos.
- Solicitem que leiam o versículo, todos ao mesmo tempo.
- Leiam Atos 2. 6 ao 12:
“E, quando aquele som ocorreu, ajuntou-se uma multidão, e estava confusa, porque cada um os ouvia falar na sua própria língua.
E todos pasmavam e se maravilhavam, dizendo uns aos outros: Pois quê! não são galileus todos esses homens que estão falando?
Como, pois, os ouvimos, cada um, na nossa própria língua em que somos nascidos?
Partos e medos, elamitas e os que habitam na Mesopotâmia, Judéia, Capadócia, Ponto e Asia,
E Frígia e Panfília, Egito e partes da Líbia, junto a Cirene, e forasteiros romanos, tanto judeus como prosélitos,
Cretenses e árabes, todos nós temos ouvido em nossas próprias línguas falar das grandezas de Deus.
E todos se maravilhavam e estavam suspensos, dizendo uns para os outros: Que quer isto dizer?”(Atos 2:6-12).
Observação: Caso não haja alunos na sala que falem uma língua estrangeira, vocês podem pedir ajuda a outra pessoa da igreja que lhe auxilie, ou indicando pessoas para falar ou ensinar a pronúncia das palavras.
Por Sulamita Macedo.

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