Sugestões
para as lições de Pré-adolescentes
1 – Revista de Edição Especial
para Pré-adolescentes
Lição 02: O Universo criado por Deus
- Apresentem o título da lição, escrevendo num quadro: O
Universo criado por Deus.
- Posteriormente, trabalhem os
pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam...
tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
- Utilizem a dinâmica "Origem do Universo", para introduzir o estudo do tema.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Origem do Universo
Objetivo:
Introduzir o estudo sobre a origem do universo.
Material:
01 quadro branco
01 marcador de quadro branco
Figuras de elementos que
compõem o universo(vejam no procedimento)
Observação:
As figuras podem ser impressas
ou apresentadas no notebook, tablet etc.
Procedimento:
- Organizem os alunos em
círculo.
- Falem: Hoje, vamos estudar
sobre a origem do universo.
- Perguntem: O que é universo?
Anotem as respostas dos alunos
no quadro.
Depois, acrescentem outras
informações.
- Apresentem para os alunos
várias figuras que compõem o universo, tais como: mar, praia, animais, aves,
plantas, planetas, estrelas etc.
Mostrem também o movimento de
rotação e translação da Terra.
- Perguntem: Como todas estas
coisas foram criadas? O que vocês sabem sobre isto?
Aguardem as respostas. É
importante que todos falem.
Certamente, as respostas podem
variar: criação de Deus, evolucionismo, Big Bang(explosão), nunca houve
criação(sempre foi assim) etc.
- Na lição de hoje, vamos
estudar isto sob dois pontos de vista: A origem do mundo como criação de Deus e
o do Big Bang.
- Falem o que a lição
apresenta e enfatizem que os cristãos creem que Deus é o criador do universo,
de acordo com a Bíblia(nossa regra de fé e prática).
“No princípio criou Deus o céu
e a terra”(Gênesis 1:1).
“Pela fé entendemos que os
mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não
foi feito do que é aparente”(Hebreus 11:3).
É importante conhecer o que a
Bíblia diz e outras teorias, para saber defender seu posicionamento – o
Criacionismo.
“Antes, santificai ao Senhor
Deus em vossos corações; e estai sempre preparados para responder com mansidão
e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós”(1 Pedro
3:15).
“Ó Timóteo, guarda o depósito
que te foi confiado, tendo horror aos clamores vãos e profanos e às oposições
da falsamente chamada ciência”(1 Timóteo 6:20).
Por Sulamita Macedo.
2 - Pré-adolescentes – O evangelho do discípulo amado
- Posteriormente, trabalhem os
pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: O Peso do Pecado
Objetivo:
Demonstrar os efeitos do pecado e a liberdade que Jesus nos dá através do
perdão.
Material: 01
objeto pesado ou uma fruta grande (melancia ou jaca).
- Falem sobre o pecado e suas
consequências, do fardo que o homem carrega quando peca.
- Escolham um aluno e
solicitem que fique em pé na frente da turma.
- Entreguem o objeto ou a
fruta para este aluno e continuem falando sobre o pecado e suas consequências.
- Depois de um certo tempo,
perguntem para o aluno: Está incomodado? Está pesado?
Certamente o aluno responderá
que está incomodado com o peso que está segurando.
- Falem que há uma solução
para isto. Então leiam João 1.29: “Eis o cordeiro de Deus que tira o pecado do
mundo”, enfatizando a palavra TIRA e nesse momento retirem o objeto ou a fruta
das mãos do aluno e coloquem sobre uma mesa ou cadeira.
- Perguntem para o aluno: Como
está se sentindo agora?
Falem que só Jesus pode nos
perdoar, livrando-nos do fardo do pecado.
- Leiam ainda Mateus 11.28 a
30.
- Concluam, afirmando que
Jesus nos concede o perdão, mas o pecador deve reconhecer que pecou,
arrependendo-se, confessar suas culpas através da oração e abandonar o pecado.
Dessa forma, a pessoa passará a ter uma vida transformada, pois o
arrependimento produz vida.
Ideia Original desconhecida.
Esta versão da dinâmica por
Sulamita Macedo.
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