RSS

segunda-feira, 6 de julho de 2020

Sugestões para as lições de Pré-adolescentes

1 – Revista de Edição Especial para Pré-adolescentes
Tema: A Bíblia e a Ciência
Lição 02: O Universo criado por Deus
- Apresentem o título da lição, escrevendo num quadro: O Universo criado por Deus.
- Posteriormente, trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
- Utilizem a dinâmica "Origem do Universo", para introduzir o estudo do tema.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Origem do Universo
Objetivo: Introduzir o estudo sobre a origem do universo.
Material:
01 quadro branco
01 marcador de quadro branco
Figuras de elementos que compõem o universo(vejam no procedimento)
Observação:
As figuras podem ser impressas ou apresentadas no notebook, tablet etc.
Procedimento:
- Organizem os alunos em círculo.
- Falem: Hoje, vamos estudar sobre a origem do universo.
- Perguntem: O que é universo?
Anotem as respostas dos alunos no quadro.
Depois, acrescentem outras informações.
- Apresentem para os alunos várias figuras que compõem o universo, tais como: mar, praia, animais, aves, plantas, planetas, estrelas etc.
Mostrem também o movimento de rotação e translação da Terra.
- Perguntem: Como todas estas coisas foram criadas? O que vocês sabem sobre isto?
Aguardem as respostas. É importante que todos falem.
Certamente, as respostas podem variar: criação de Deus, evolucionismo, Big Bang(explosão), nunca houve criação(sempre foi assim) etc.
- Na lição de hoje, vamos estudar isto sob dois pontos de vista: A origem do mundo como criação de Deus e o do Big Bang.
- Falem o que a lição apresenta e enfatizem que os cristãos creem que Deus é o criador do universo, de acordo com a Bíblia(nossa regra de fé e prática).
“No princípio criou Deus o céu e a terra”(Gênesis 1:1).
“Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente”(Hebreus 11:3).
É importante conhecer o que a Bíblia diz e outras teorias, para saber defender seu posicionamento – o Criacionismo.
“Antes, santificai ao Senhor Deus em vossos corações; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós”(1 Pedro 3:15).
“Ó Timóteo, guarda o depósito que te foi confiado, tendo horror aos clamores vãos e profanos e às oposições da falsamente chamada ciência”(1 Timóteo 6:20).
Por Sulamita Macedo.

2 - Pré-adolescentes – O evangelho do discípulo amado
 Lição 02: A mensagem de João Batista
- Apresentem o título da lição: A mensagem de João Batista.
Introduzam o estudo do tema, utilizando a dinâmica “O Peso do Pecado”.
- Posteriormente, trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: O Peso do Pecado
Objetivo: Demonstrar os efeitos do pecado e a liberdade que Jesus nos dá através do perdão.
Material: 01 objeto pesado ou uma fruta grande (melancia ou jaca).
Procedimento:
- Falem sobre o pecado e suas consequências, do fardo que o homem carrega quando peca.
- Escolham um aluno e solicitem que fique em pé na frente da turma.
- Entreguem o objeto ou a fruta para este aluno e continuem falando sobre o pecado e suas consequências.
- Depois de um certo tempo, perguntem para o aluno: Está incomodado? Está pesado?
Certamente o aluno responderá que está incomodado com o peso que está segurando.
- Falem que há uma solução para isto. Então leiam João 1.29: “Eis o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”, enfatizando a palavra TIRA e nesse momento retirem o objeto ou a fruta das mãos do aluno e coloquem sobre uma mesa ou cadeira.
- Perguntem para o aluno: Como está se sentindo agora?
Falem que só Jesus pode nos perdoar, livrando-nos do fardo do pecado.
- Leiam ainda Mateus 11.28 a 30.
- Concluam, afirmando que Jesus nos concede o perdão, mas o pecador deve reconhecer que pecou, arrependendo-se, confessar suas culpas através da oração e abandonar o pecado. Dessa forma, a pessoa passará a ter uma vida transformada, pois o arrependimento produz vida.
Ideia Original desconhecida.
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.

0 comentários: