Lição 05: Conflitos na Família
Professoras
e professores, para esta lição, apresento as seguintes sugestões:
- Para iniciar a aula, destinem pelo menos 05 minutos para manter um contato
com os alunos, antes de introduzir o tema da aula. Para isso, vocês devem
perguntar como eles passaram a semana; observem atentamente o que eles estão
falando, pois vocês podem detectar se há alguém precisando de oração, de uma
conversa etc. Apresentem os visitantes.
Vejam
também qual o melhor horário para vocês apresentarem os alunos aniversariantes
da semana, se houver.
Com
esta atitude, somada aquela do início da aula, vocês estão formando vínculos
afetivos com os alunos.
-
Falem sobre o tema da aula: Conflitos familiares.
-
Iniciem o estudo do tema, utilizando a dinâmica “Gotas de Óleo”.
-
Trabalhem os pontos levantados na lição, contextualizando com o tipo de aluno
que vocês ensinam, buscando sempre a participação deles.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Texto Pedagógico:
A utilização de Recursos Visuais na EBD
A todo o momento recebemos
estímulos visuais e também auditivos que objetivam chamar nossa atenção, para
determinados fins.
Na Educação Cristã, os recursos
visuais são também fonte de motivação para o ensino, tanto para crianças como
para adultos.
Mas, o que são recursos visuais?
Entende-se que são imagens que facilitam a aprendizagem, que podem ser simples
ou mesmo sofisticadas, tecnológicas ou não, por exemplo: gravuras, objetos,
mapas, cartazes, slides, filmes etc.
Vejamos, então algumas vantagens de
sua utilização:
- Desperta a atenção
- Estimula o interesse e a
percepção
- Torna a aprendizagem mais rápida
- Aumenta a retenção da
aprendizagem
- Motiva a apresentação e o aluno
- Torna a aula mais atrativa
Sabendo dessas vantagens, o
professor deve utilizar, sempre que possível, os recurso visuais, nas aulas da
EBD, agregando também outras formas de facilitação da aprendizagem, conforme
sua criatividade e condições.
Há uma pesquisa, muito difundida no
meio educacional, que aponta o percentual de retenção da aprendizagem de acordo
os sentidos envolvidos no ensino:
O aluno aprende:
20% do que ouve
30% do que vê
50% do que vê e ouve
70% do que ouve, vê e fala
90% do que ouve, vê, fala e faz
Observem que quando apenas ouvimos
durante a aula, retemos apenas 20% do que foi falado. Mas, o percentual aumenta
para 50% quando, além da fala, há elementos visuais. E vai aumentando quando
participamos, refletimos e praticamos. Então, quanto mais sentidos envolvidos
na aprendizagem mais eficaz ela será!
Então, professor, além de sua fala,
agregue outros recursos ao ensino, buscando a participação do aluno para que
haja uma quebra da passividade do ouvinte durante a exposição do tema,
tornando-o sujeito ativo do seu conhecimento. Com isto haverá uma mudança de
paradigma da aula da EBD – aquela que comumente vemos: o professor falando e os
alunos escutando... Para que na verdade isto aconteça é imprescindível uma
tomada de consciência do professor como agente facilitador da aprendizagem.
“Mas o que foi semeado em boa terra
é o que ouve, compreende a palavra e dá fruto, e um produz cem, outro sessenta
e outro trinta.” Mt 13.23
Por
Sulamita Macedo.
2 comentários:
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