Juvenis -
Currículo do Ano 2: O Perigo da Falsa Ciência e das Filosofias Antibíblicas
Lição 01: O Perigo do Ocultismo
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Iniciem a aula, utilizando a dinâmica “Ocultismo”.
-
Depois, perguntem: O que vocês entendem por “Ocultismo”?
Observem
as respostas e depois acrescentem outras informações.
-
Em seguida, apresentem as informações contidas na lição, apresentando exemplos
e buscando a participação dos alunos com depoimentos.
-
Para concluir, leiam a letra da música “Eu
Tenho a Força de Deus” de Cristina Mel. A música é destinada ao público
infantil, mas pode e deve ser utilizada para grupos de maior idade, porque faz
um resumo dos mais diversos tipos de entretenimento que apresentam magia, ocultismo,
satanismo etc e, no entanto, enfatiza que podemos vencer com a força que Deus
dá.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Ocultismo
Objetivo:
Introduzir o estudo sobre o ocultismo.
Material:
01
caixa grande
Material
para arrumar a caixa grande que fique bonita e atrativa
Várias
caixas pequenas que caibam juntas dentro da caixa maior
Nomes
de filmes, livros, desenhos que contenham ocultismo. Estes nomes devem estar
dentro das caixinhas(cada nome numa caixa)
Procedimento:
Antes
da aula:
Organizem
as cadeiras em círculo e coloquem a caixa grande no meio deste círculo. Ela
deve estar bem ornamentada e com as outras caixinhas dentro dela.
Durante
a aula:
-
No início da aula, observem a reação dos alunos quanto à caixa.
-
Depois, falem que a caixa tem um significado muito especial para a lição de
hoje. Mas o que será?
-
Perguntem: O que acharam da ornamentação da caixa?
Aguardem
as respostas. Espera-se que os alunos falem que está legal, bonita, para isto
vocês precisam caprichar na ornamentação.
-
Perguntem: O que pode ter dentro desta caixa? Alguém quer falar? Para facilitar, vocês podem pegar a caixa, balançar
a caixa, só não pode abri-la.
Observem
as respostas.
-
Depois, peçam para que um aluno abra a caixa e os demais alunos devem olhar o
que tem dentro.
Eles
vão encontrar várias caixas, que deverão ser retiradas e abertas, uma de cada
vez.
-
Depois, coloquem no quadro nomes de filmes, livros, desenhos animados,
programação de TV. Acrescentem outros nomes caso os alunos apresentem.
Apontando
para os nomes, perguntem se os alunos sabem que neles há a presença do
ocultismo.
Aguardem
as respostas.
-
Para concluir, falem: A caixa bem bonita e ornamentada nos remete ao atrativo
que este entretenimento proporciona, mas nele estão escondidos vários tipos de
práticas ocultistas, mas vejamos o que a Bíblia nos ensina sobre isto.
Agora,
vocês devem apresentar as informações da lição como também de outras fontes de
pesquisa.
Por
Sulamita Macedo.
Letra de Música
Eu Tenho a Força de Deus
Cristina Mel
Eu
não preciso de anéis pra ficar poderoso
Eu
não preciso de cristais pra me defender
Criptonita
não me impede de ser vitorioso
Eu
não dependo de espinafre pra ter força e poder
Eu
não invoco os poderes do ar
Eu
não entrego oferendas no mar
É
pela força do Senhor Jesus
Que
eu vou andar na luz
Eu
tenho a força de Deus, eu tenho a força
Tenho
a força de Deus
Eu
tenho a força de deus, eu tenho a força
Tenho
a força de Deus
Gnomos
e duendes nada podem fazer
O
Pokemon tem a força mais é só na tv
Haloween
e as cartas do Yu-gi-oh
Não
tem poder sobre a mente
De
quem serve ao Senhor
Harry
Potter não me confundiu
Na
bruxaria que ele mesmo caiu
É
pela força do Senhor Jesus
Que
eu vou andar na luz
Eu
tenho a força de Deus, eu tenho a força
Tenho
a força de Deus
Eu
tenho a força de Deus, eu tenho a força
Tenho
a força de Deus
4 comentários:
Paz do Senhor Jesus!
Sendo professor desta faixa etária, encontrei suas postagens como ótimas melhorias para as nossas aulas!
Certamente meus meninos e meninas amarão as ideias!
Obrigado pelas importantes dicas!
Farei o possível para acompanhá-los semanalmente!
Deus os abençoe!
Alexandre, muito obrigada pela visita e comentário.
Que bom saber do retorno sobre as postagens para os juvenis através de um professor desta faixa etária.
Faça bom proveito e volte sempre!
A paz do Senhor irmão, amei todas as suas postagens. Toda vez que preciso eu recorro a este blog abençoado.Deus te abençoe!!!
Anônimo, muito obrigada por sua visita ao blog. Fico feliz ao saber que encontra aqui o que procura para suas aulas. Volte sempre!
Postar um comentário