Discipulado
1 – Novos Convertidos
Professoras e professores,
observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema
da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com
os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora iniciem o estudo
da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Falem do tema da aula: O
Discípulo e a Obediência.
- Iniciem o estudo do tema
através da dinâmica “Faça o que o Mestre
mandar”, que proporcionará a formulação do conceito de obediência, a
reflexão sobre a quem se obedece e as normas.
- Trabalhem os itens da
lição, buscando a participação dos alunos.
- Para finalizar, leiam o
texto “Uma Longa Obediência”.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica:
Faça o que o Mestre mandar
Objetivo:
Refletir sobre a obediência a Cristo e a Sua Palavra.
Material: uma venda
Procedimento:
- Escolham uma pessoa da
classe ou outra que se apresente voluntariamente para fazer o papel de um cego,
para isto coloque uma venda sobre seus olhos.
- Comecem a dar comandos
para ele executar, como por exemplo: Siga em frente! Dobre à direita! Dobre à esquerda!
Dê 03 passos para frente! Dê 02 passos para trás! etc.
Com estes e outros comandos,
vocês podem de forma deliberada induzir o aluno ao erro e/ou ao acerto. Dessa
forma, vocês poderão analisar sobre os verdadeiros e falsos ensinos,
enfatizando a importância de conhecermos o Mestre e Sua Palavra.
- Retirem a venda do aluno e
façam as seguintes perguntas:
Como você se sentiu sendo
guiado?
O guia transmitiu confiança?
- Reflitam sobre as
respostas do aluno “cego”, enfatizando a importância da segurança, confiança
que devemos ter com os verdadeiros ensinos
- Pode acontecer que o aluno
“cego” não execute alguns comandos que vocês falaram, porque pode confundir
direita com esquerda e/ou não prestar atenção ao que está sendo orientado. Esta
atitude proporcionará a vocês a oportunidade de falar que as ovelhas precisam
obedecer a Cristo e estar atentas se a voz representa comandos verdadeiros ou
falsos, tendo como padrão a Palavra de Deus.
- Finalizem, lendo: João
10.1 a 5.
Ideia Original desconhecida.
Esta versão da dinâmica por
Sulamita Macedo.
Texto
de Reflexão
Uma
Longa Obediência
Cada ano em janeiro, o número
de membros das academias de ginástica aumentam dramaticamente e as salas de
exercício ficam cheias com o que algumas pessoas chamam de “A multidão resoluta
do Ano Novo”. Os alunos assíduos sabem que em Março muitos dos iniciantes não
voltarão. Um dos diretores de certo clube disse: “Eles não vêem resultados
imediatos como imaginaram. As pessoas não compreendem que é necessário muito exercício
e perseverança para ficar em forma.
É um fenômeno que nós
experimentamos também no mundo espiritual. O autor Eugene Peterson observa que
numa cultura que gosta de velocidade e eficiência, “não é difícil... fazer com
que uma pessoa se interesse pela mensagem do Evangelho; mas é terrivelmente
difícil manter o interesse”. Para seguir a Cristo fielmente, Peterson diz que
isto requer “uma longa obediência na mesma direção”.
Paulo incentivou os Filipenses
a adotar a mesma maneira de pensar de Cristo, cuja obediência ao Pai foi
sincera e completa (2.8). Ele encorajou-os a permanecerem obedientes ao Senhor
e a colocar “em ação a salvação de vocês com temor e tremor” (2.12).
Como crentes novos, podemos ter
boas intenções, quando damos os nossos primeiros passos de fé. Então, à medida
que crescemos em Cristo, o poder de Deus nos capacita a seguir caminhando
alegremente com Ele, ao longo do enorme caminho da obediência. David McCasland
Fonte do texto: Nosso Pão
Diário
Discipulado
2 – Novos Convertidos
Lição 07: O Discípulo e o Perdão
Professoras e professores,
observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema
da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com
os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
- Falem do tema da aula: O Discípulo e o Perdão.
- Solicitem a 02 alunos que relatem, objetivamente,
uma situação que vivenciaram sobre o perdão. Depois, comecem, a partir das
histórias relatadas, organizar as ideias dos alunos sobre o que seja perdão e
também acrescentem outras informações que complementem a formulação deste
conceito.
- Trabalhem sobre: Fonte do perdão, como perdoar,
consequências do perdão.
- Utilizem a dinâmica “Abrindo o Coração”.
- Para concluir, leiam o texto “A História do Lápis”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Abrindo
o Coração
Objetivo: Refletir sobre a importância e a eficácia do
perdão.
Material:
01 chave de metal ou confeccionada de cartolina em
tamanho ampliado.
Procedimento:
- Apresentem a chave e perguntem aos alunos: Para
que serve uma chave?
- Aguardem as respostas. Normalmente, apenas é
mencionado o ato de abrir, porém não se esqueçam que também a chave é utilizada
para fechar.
- Falem que o perdão pode ser comparado a uma
chave.
- Perguntem: O que a perdão pode abrir ou fechar?
Exemplos:
Abrir: reatar amizade, alívio de um peso,
sentimento de liberdade, perdão de Deus, alegria etc.
Fechar: espaço para brigas, amarguras,
ressentimentos, doenças, mente tranquila etc.
- Para finalizar leiam Mc 11.25 e 26.
Por Sulamita Macedo.
Texto de
Reflexão
A História do
Lápis
O
menino olhava a avó escrevendo uma carta. A certa altura, perguntou:
-
Você está escrevendo uma história que aconteceu conosco? E por acaso, é uma
história sobre mim?
A
avó parou a carta, sorriu, e comentou com o neto:
-
Estou escrevendo sobre você, é verdade. Entretanto, mais importante do que as
palavras, é o lápis que estou usando. Gostaria que você fosse como ele, quando
crescesse. O menino olhou para o lápis, intrigado, e não viu nada de especial.
-
Mas ele é igual a todos os lápis que vi em minha vida!
-
Tudo depende do modo como você olha as coisas. Há cinco qualidades nele que, se
você conseguir mantê-las, será sempre uma pessoa em paz com o mundo.- Primeira
qualidade: Você pode fazer grandes coisas, mas não deve esquecer nunca que
existe uma mão que guia seus passos. Esta mão nós chamamos de Deus, e Ele deve
sempre conduzi-lo em direção à Sua vontade.
-
Segunda qualidade: De vez em quando eu preciso parar o que estou escrevendo e
usar o apontador. Isso faz com que o lápis sofra um pouco, mas no final, ele
está mais afiado. Portanto, saiba suportar algumas dores, porque elas o farão
ser uma pessoa melhor.
-
Terceira qualidade: O lápis sempre permite que usemos uma borracha para apagar
aquilo que estava errado. Entenda que corrigir uma coisa que fizemos não é
necessariamente algo mau, mas algo importante para nos manter no caminho da
justiça.
-
Quarta qualidade: O que realmente importa no lápis não é a madeira ou sua forma
exterior, mas o grafite que está dentro. Portanto, sempre cuide daquilo que
acontece dentro de você.
-
Finalmente, a quinta qualidade do lápis: Ele sempre deixa uma marca. Da mesma
maneira, saiba que tudo que você fizer na vida, irá deixar traços e procure ser
consciente de cada ação.
Autoria do texto desconhecida.
2 comentários:
este blog da irmã sulamita macedo é ótimo,muito criativo,muito proveitoso,parabéns,que Deus te recompense por essas iniciativas que só vem somar para a educação cristã.
irmao Barbosa
Irmão Barbosa, muito obrigada por sua visita ao blog e pelo reconhecimento deste trabalho para a melhoria da Educação Cristã.
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