Jovens e Adultos: Integridade Moral e Espiritual –
O Legado do Livro de Daniel para a Igreja Hoje
Lição 08: Os Impérios Mundiais e o Reino do Messias
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para
tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
- Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Escrevam no quadro o título da lição: Os Impérios Mundiais e o Reino do Messias.
-
Falem que a partir desta lição, vamos estudar sobre a 2ª parte do livro de
Daniel, que trata de sonhos e visões de cunho profético e apocalíptico dados
por Deus a Daniel.
-
Escrevam no quadro os nomes dos 4 animais e apresentem também uma figura deles:
Leão
com asas de águia
Urso
Leopardo
com 04 asas
Animal
com aparência espantosa
-
Leiam com os alunos Dn 7. 3 a 8, 13,14, expliquem o significado da visão dos 04
animais. Falem também dos 10 chifres e do pequeno chifre.
Apresentem
a figura da estátua do sonho de Nabucodonosor e façam uma relação com a visão
dos 04 animais.
-
Depois, falem sobre o julgamento das nações do mundo e que o juiz será Deus.
-
Falem em seguida sobre a Grande Tribulação, o domínio do Anticristo, seu
julgamento e destruição.
-
Agora, falem sobre a volta de Jesus e o reino milenial.
-
Para concluir a aula, utilizem a dinâmica “O
Reino do Messias”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: O Reino do Messias
Objetivo:
Estudar as características do reino do Messias.
Material:
01
coroa
Nomes
digitados “Reino do Messias” e “Milênio”
01
quadro ou 01 cartolina
01
caixa
Nomes
digitados e recortados sobre as características do reino do Messias(ver no
procedimento)
Procedimento:
-
Falem: Na lição de hoje estudamos sobre 04 reinos que já existiram. Mas, agora vamos
estudar sobre um reino que há de vir, o governo de Deus na terra, o reino do
Messias, também chamado de Milênio. Como o nome sugere, será um período de 1000
anos, sendo a paz, a justiça e a prosperidade as principais características
desta época.
Ao
falar estas informações, coloquem no quadro o nome “Reino do Messias” e
“Milênio” e apresentem a coroa ou uma figura dela.
-
Depois, falem sobre os acontecimentos que estamos vivenciando – o mundo sem paz
e amor, injustiça, desigualdade social, falta de moradia, problemas na saúde,
morte, violência, guerra.
-
Falem: Vocês já imaginaram como será o reino do Messias com relação a estas
questões que afligem a humanidade?
Registrem
as respostas dos alunos no quadro ou cartolina.
-
Falem: Vamos agora estudar as características deste período, conforme o que
Bíblia ensina.
-
Depois, apresentem 01 caixa, falando que nela há uma revelação a ser feita
sobre as características do reino do Messias.
Antes
da aula, coloquem dentro da caixa as características separadas.
Nesse
momento, peçam para que os alunos retirem e leiam as características(vejam
abaixo)
Paz abundante
- Is 54.13;
Guerra não
haverá – Is 2.4
Justiça haverá
– Is 11.2 a 4
Habitação para
todos – Is 65.21, 22
Longevidade e saúde haverá – Zc 8.4,5
Morte será
rara – Is 65.20
Fertilidade humana aumentada – Zc 8.5
Ferocidade dos animais não haverá – Is 11.
6-9
Quando
o aluno fizer a leitura da característica, outro aluno deverá ler a referência.
Então, vocês devem entregar a referência para 8 alunos, logo no início da dinâmica, para que procurem na Bíblia e deixem marcada
para ler no momento que for solicitado.
-
Perguntem: Quer participar do reino com estas características?
Vejam
quem estará neste período:
“E
vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar; e vi
as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus, e pela palavra
de Deus, e que não adoraram a besta, nem a sua imagem, e não receberam o sinal
em suas testas nem em suas mãos; e viveram, e reinaram com Cristo durante mil
anos.
Mas
os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se acabaram. Esta é a
primeira ressurreição.
Bem-aventurado
e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem
poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com
ele mil anos”(Apocalipse 20:4-6).
-
Para concluir, leiam: “E o sétimo anjo tocou a sua trombeta, e houve no céu
grandes vozes, que diziam: Os reinos do mundo vieram a ser de nosso Senhor e do
seu Cristo, e ele reinará para todo o sempre”(Ap 11:15).
Por Sulamita Macedo.
Texto
Pedagógico
Método
Audiovisual
Entende-se
que são imagens visuais acompanhadas ou não de som que facilitam a
aprendizagem, que podem ser simples ou mesmo sofisticadas, tecnológicas ou não,
como por exemplo: gravuras, cartazes, objetos, mapas, slides, filmes ou
documentários, quadro branco, quadro de giz(lousa), música, textos bíblicos ou
de reflexão, etc.
1
- Gravuras, Cartazes e Objetos
Ilustrar
a aula com figuras, cartazes e objetos referentes ao tema atrai a atenção dos
alunos. Veja um exemplo de como utilizar estas ferramentas a favor do ensino,
numa aula sobre as viagens do apóstolo Paulo.
Você
pode colocar uma figura de um barco ou navio no quadro ou utilizar um barco
pequeno de madeira, falar que nesta aula vocês vão fazer uma viagem com Paulo.
Você
pode ainda organizar um cartaz com tópicos da lição, nomes lugares da viagem,
escrever perguntas, utilizando pincel atômico ou frases digitadas, colar uma
cópia do mapa da viagem de Paulo.
2
- Mapas
Como
utilizá-los? Vejam algumas sugestões:
-
Apresentar um mapa e apontar para o local.
-
Colocar um mapa sobre uma mesa ou no piso da sala.
-
Montar um mapa no piso da sala, antes dos alunos chegarem.
-
Colocar no piso da sala figuras grandes de pé direito e esquerdo, formando um
caminho.
-
Apresentar mapa utilizando Power Point, para isto é interessante local adequado
e os equipamentos necessários e saber como utilizá-los.
3
- Slides
A
organização de slides para uma aula requer que o professor ou alguém saiba como
utilizar o Power Point. É necessário utilizar tamanho da fonte adequado para o
público, apresentar tópicos do tema a ser estudado, colocar figuras nos slides,
etc.
Além
disso, deve haver disponibilidade de equipamento e local apropriado.
4
- Filmes ou documentários
Para
sua utilização de forma satisfatória é importante observar alguns pontos
relevantes:
Local
apropriado
Equipamento
disponível
Pessoa
habilitada para montar os equipamentos
Tempo
de instalação dos equipamentos
Plano
B
Escolher
filmes adequados
Fazer
uma explicação prévia do filme antes da exibição e do que deseja que os alunos
realizem
Filmes
longos são inadequados
Assistir
ao filme antes de exibi-lo para os alunos
5
- Quadro Branco ou Quadro de Giz
O
quadro de giz praticamente não se usa mais, com o aparecimento do quadro
branco. Para sua utilização é necessário um marcador de quadro branco de cores
variadas(não use pincel atômico).
Você
pode escrever uma frase, uma pergunta, as respostas dos alunos, referências
bíblicas para os alunos consultarem durante a aula etc, escrevendo com tamanho
de letra adequado para que todos da turma possam ler. Pode ainda fixar no
quadro cartazes, mapas. Ao terminar a aula, apague o quadro.
6
- Música
A
utilização da música auxilia de forma significativa no ato de ensinar e
aprender, pois é um elemento facilitador da aprendizagem.
Nas
classes do departamento infantil é muito comum a utilização de corinhos
ilustrados com cartazes e figuras. Nas demais classes, a música pode e deve ser
usada para exemplificar e refletir sobre o tema.
7
- Textos bíblicos, de reflexão ou com subsídios para a aula
Não
é recomendável que o professor leia todos os versículos e textos que ele
escolheu para fundamentar e exemplificar o tema em estudo, pois, a aula
torna-se um monólogo e os alunos passivamente escutam... É necessário estimular
a atenção deles, oportunizando atividades de colaboração na aula, sendo uma
delas a leitura de textos e versículos.
Há
formas diferenciadas de leitura de textos que podem ser utilizadas durante as
aulas. Então, vejam a seguir algumas sugestões:
-
Leitura compartilhada, leitura pontuada, leitura dialogada.
É
muito comum, nas aulas da EBD, constatar que os professores na sua maioria
utilizam a aula expositiva, que consiste na explanação do tema pelo professor
de forma unilateral, não havendo participação dos alunos e sem utilização de
recursos pedagógicos, tornando a aula cansativa e com a aprendizagem
comprometida. Então, é recomendável que
o professor associe, a este método, outros recursos para tornar a aula mais
eficaz.
Acima
vários recursos foram indicados para serem utilizados na aula, tornando-a mais
atrativa e com maior retenção da aprendizagem.
Lembrem-se
de que o aluno aprende:
20%
do que ouve
30%
do que vê
50%
do que vê e ouve
70%
do que ouve, vê e fala
90%
do que ouve, vê, fala e faz
Quanto
mais sentidos envolvidos na aprendizagem mais eficaz ela será! Observem os
pontos positivos da associação de recursos ao método da Preleção(aula
expositiva):
- Atrai a atenção
- Desperta o interesse
- Aumenta a retenção
- Vários sentidos estão sendo utilizados, como
a audição e visão
- Promove a participação
- Alunos motivados
- Assiduidade
- Aula mais eficaz
- Mais interação
Que tal começar na próxima
aula?
Por Sulamita Macedo.
1 comentários:
Dica De Ouro... Graça e Paz irmãos
Material para EBD Grátis...
http://ebd-biblia.webnode.com/
Veja o que Você encontra em nosso site...
• Página inicial
• Atividades infantis EBD
• Brincadeiras Para Aprendizado Bíblico
• Como Ler a Bíblia?
• Contate-nos
• Dinâmicas
• EBD Adolescente Revistas Maga Tenn
• EBD_ Atlas Didático da Bíblia
• EBD Casais: Discipulando Casais
• EBD_Lembrancinhas com Pirulitos
• EBD_ Livro Estude a Bíblia
• EBD_ Livro A Mente de Cristo
• EBD_Sacolinhas Para lembrancinhas
• Fantoches Para EBD
• Informações Bíblicas Sobre Todos Os Livros da Bíblia
• Jograis Evangélicos
• Lembrancinhas EBD Infantil
• Lembrancinhas EBD Casais
• Lembrancinhas EBD Com copos
• Lembrancinhas para EBD com Pregadores de Roupa
• Lembrancinhas com Pratos
• Lembrancinhas Dia da Bíblia
• Lembrancinhas Dia das Mães
• Lembrancinhas Dia dos Pais
• Lembrancinhas Para EBD com CD
• Lembrancinhas EBD Passo a Passo
• Manual Para EBD Com Casais
• Marcadores de Bìblia
• Mapas Bíblicos
• Historias Bíblicas Infantis
• Mensagens Subliminares
• Peças Teatrais Evangelicas
• Peças Teatrais Fantoches
• EBD Brincadeiras
fiquem Na paz do Senhor
Postar um comentário