Adolescentes Currículo 2022: Apóstolo Paulo, o Grande Missionário
Lição
06: O Concílio de Jerusalém
Professoras
e professores, observem estas orientações:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
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– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação
dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a
aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a
criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão
entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas
aqui.
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– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título
da lição: O concílio de Jerusalém,
escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
-
Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se
de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação
do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade.
Dessa forma, vocês estão contextualizando
o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para
chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
- Para
ilustrar o estudo do tema, utilizem a dinâmica “Salvação para todos”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Salvação para todos
Objetivos:
Refletir
sobre a Graça de Deus e a salvação para todos.
Contextualizar
um tema tratado e decidido no Concílio de Jerusalem: qualquer pessoa pode crer
em Jesus como salvador e servir a Deus.
01
caixa de presente
Balas
ou chocolate(01 para cada aluno)
Versículo
digitado em tamanho pequeno – Tito 2.11 “Porque a graça de Deus se há
manifestado, trazendo salvação a todos e os homens”.
Frase
digitada da largura da caixa: “Este presente não é somente seu, distribua com
os colegas”.
Papéis
para sorteio
Procedimento:
Dias antes da aula:
–
Fixem os versículos nas balas com grampeador, se preferir vocês podem colar.
–
Escrever o nome dos alunos para o sorteio( em cada papel, um nome)
–
Arrumem a caixa da seguinte forma:
As
balas no fundo da caixa.
Por
cima das balas, coloquem a frase digitada no papel da largura da caixa: “Este
presente não é somente seu, distribua com os colegas”.
Durante a aula:
–
Apresentem a caixa de presentes.
–
Falem que na caixa há algo muito importante.
–
Falem: Quem deseja receber este presente?
–
Façam o sorteio do presente.
–
Orientem ao ganhador para que ele abra caixa de presentes.
O
aluno deverá abri-la e realizar a orientação contida na caixa, já descrita
acima.
–
Depois, os alunos deverão ler o versículo que está pregado na bala.
–
Para concluir, falem: A salvação pela Graça é para todos, é um presente muito
valioso que recebemos de Deus.
Da
mesma forma, que o presente(apresentem a caixa) não era somente para um, mas
para todos vocês, assim também a salvação para todos quantos aceitam a Cristo.
Depois,
leiam:
“Porque
pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de
Deus”(Efésios 2:8).
“Porquanto
não há diferença entre judeu e grego; porque um mesmo é o Senhor de todos, rico
para com todos os que o invocam. Porque todo aquele que invocar o nome do
Senhor será salvo”(Romanos 10:12,13).
Este
foi um tema tratado e decidido no Concílio de Jerusalem: qualquer pessoa pode
crer em Jesus como salvador e servir a Deus.
Por Sulamita Macedo.
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