Adultos: O Deus que Governa o Mundo e Cuida da Família -
Os Ensinamentos Divinos nos Livros de Rute e Ester para a Nossa Geração
Lição
08: A Resistência de Mardoqueu
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor.Entetanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por
isso., recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação
dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a
aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a
criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão
entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas
aqui.
-
Apresentem o título da lição: A Resistência de Mardoqueu, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador
específico para quadro branco.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
-
Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se
de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação
do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade.
Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para
chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
-
Para ilustrar o estudo da lição, utilizem a dinâmica “Ação de Resistência”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Ação de Resistência
Objetivo:
Refletir sobre o cuidado que o cristão deve ter contra os ataques do inimigo.
Uma sombrinha sem defeito ou guarda-chuva
Uma sombrinha quebrada
¼ da folha de papel ofício para cada aluno
01 coleção de lápis hidrocor
01 rolo de fita adesiva
Papéis coloridos pequenos, com um furo para pendurar
um cordão
Procedimento:
- Apresentem a sombrinha fechada.
- Perguntem: Para que usamos uma sombrinha?
Aguardem as respostas.
Espera-se que os alunos falem que a sombrinha é
utilizada para proteger a pessoa da chuva ou do sol ou do vento forte.
- Falem: Para que a pessoa fique protegida a sombrinha
deve estar aberta(agora abram a sombrinha).
- Falem: Vamos agora refletir sobre a sombrinha aberta
para proteção com relação ao cristão, que vem sofrendo ataques do inimigo para
atingi-lo.
- Agora, distribuam papel e lápis hidrocor para os
alunos e peçam para que cada um escreva uma palavra que resuma os ataques de
satanás contra o cristão.
- Depois, fixem, com fita adesiva, estes papéis na
parte externa da sombrinha, representando que os ataques são externos, isto é,
na sociedade etc.
Depois, leiam cada palavra para os alunos e façam um
breve comentário sobre elas.
- Perguntem: O que estes ataques podem causar ao
cristão?
Aguardem as respostas.
- Depois, apresentem a sombrinha quebrada e falem:
Estes ataques podem atingir o cristão, ficando sem a proteção, perdendo os
valores cristãos e a mercê do materialismo e do liberalismo social.
A sombrinha pode se quebrar por não suportar a força
do vento, da chuva forte etc, indicando que a sombrinha não era de boa
qualidade. Isto nos remete ao cuidado com o tipo de ação protetiva que o cristão
ter, para que não fique desprovido de ações qualitativas centradas na Palavra
de Deus.
- Falem: Mas, o que o cristão pode fazer?
Distribuam os papéis coloridos pequenos, já com um
furo e o cordão pendurado.
Peçam para que os alunos escrevam, neste papel,
palavras que se refiram as ações que o cristão deve fazer para permanecer firme
diante dos ataques do inimigo.
Depois, pendurem cada papel na parte interna(nas
aspas) da sombrinha, representando que as ações de resistência estão nas ações
do cristão.
Leiam cada palavra para os alunos e façam um breve
comentário sobre elas.
Por isso que a sombrinha tem que estar aberta, pois
representa a proteção contra estes ataques, sabendo que o que protege é o que
está na parte interna.
A sombrinha fechada ou quebrada indica que o cristão
está completamente vulnerável aos ataques do inimigo.
- Leiam
“Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, ele fugirá de vós”(Tg
4.7).
- Para concluir, perguntem: Alguém já perdeu uma
sombrinha ou guarda-chuva?
Certamente a resposta será positiva, pois é comum
perder este objeto.
Isto nos remete ao aspecto de que o cristão não pode
se esquecer de estar sempre cuidando de sua proteção contra as investidas
malignas.
Ideia original desconhecida do uso da sombrinha como
proteção em dinâmica.
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
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