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segunda-feira, 19 de agosto de 2024

Adultos: O Deus que Governa o Mundo e Cuida da Família - Os Ensinamentos Divinos nos Livros de Rute e Ester para a Nossa Geração

Lição 08: A Resistência de Mardoqueu

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor.Entetanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso., recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

- Apresentem o título da lição: A Resistência de Mardoqueu, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.

Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.

- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.

Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

- Para ilustrar o estudo da lição, utilizem a dinâmica “Ação de Resistência”.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Dinâmica: Ação de Resistência

Objetivo: Refletir sobre o cuidado que o cristão deve ter contra os ataques do inimigo.

Material:

Uma sombrinha sem defeito ou guarda-chuva

Uma sombrinha quebrada

¼ da folha de papel ofício para cada aluno

01 coleção de lápis hidrocor

01 rolo de fita adesiva

Papéis coloridos pequenos, com um furo para pendurar um cordão

Procedimento:

- Apresentem a sombrinha fechada.

- Perguntem: Para que usamos uma sombrinha?

Aguardem as respostas.

Espera-se que os alunos falem que a sombrinha é utilizada para proteger a pessoa da chuva ou do sol ou do vento forte.

- Falem: Para que a pessoa fique protegida a sombrinha deve estar aberta(agora abram a sombrinha).

- Falem: Vamos agora refletir sobre a sombrinha aberta para proteção com relação ao cristão, que vem sofrendo ataques do inimigo para atingi-lo.

- Agora, distribuam papel e lápis hidrocor para os alunos e peçam para que cada um escreva uma palavra que resuma os ataques de satanás contra o cristão.

- Depois, fixem, com fita adesiva, estes papéis na parte externa da sombrinha, representando que os ataques são externos, isto é, na sociedade etc.

Depois, leiam cada palavra para os alunos e façam um breve comentário sobre elas.

- Perguntem: O que estes ataques podem causar ao cristão?

Aguardem as respostas.

- Depois, apresentem a sombrinha quebrada e falem: Estes ataques podem atingir o cristão, ficando sem a proteção, perdendo os valores cristãos e a mercê do materialismo e do liberalismo social.

A sombrinha pode se quebrar por não suportar a força do vento, da chuva forte etc, indicando que a sombrinha não era de boa qualidade. Isto nos remete ao cuidado com o tipo de ação protetiva que o cristão ter, para que não fique desprovido de ações qualitativas centradas na Palavra de Deus.

- Falem: Mas, o que o cristão pode fazer?

Distribuam os papéis coloridos pequenos, já com um furo e o cordão pendurado.

Peçam para que os alunos escrevam, neste papel, palavras que se refiram as ações que o cristão deve fazer para permanecer firme diante dos ataques do inimigo.

Depois, pendurem cada papel na parte interna(nas aspas) da sombrinha, representando que as ações de resistência estão nas ações do cristão.

Leiam cada palavra para os alunos e façam um breve comentário sobre elas.

Por isso que a sombrinha tem que estar aberta, pois representa a proteção contra estes ataques, sabendo que o que protege é o que está na parte interna.

A sombrinha fechada ou quebrada indica que o cristão está completamente vulnerável aos ataques do inimigo.

- Leiam  “Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, ele fugirá de vós”(Tg 4.7).

- Para concluir, perguntem: Alguém já perdeu uma sombrinha ou guarda-chuva?

Certamente a resposta será positiva, pois é comum perder este objeto.

Isto nos remete ao aspecto de que o cristão não pode se esquecer de estar sempre cuidando de sua proteção contra as investidas malignas.

Ideia original desconhecida do uso da sombrinha como proteção em dinâmica.

Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo. 

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