RSS

segunda-feira, 5 de agosto de 2024

Juvenis:  Um estudo Panorâmico de Apocalipse

Lição 06: 144 mil? Quem são?

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novat

os e/ou visitantes e apresentem cada um.

6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprmetida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

2 – Agora, vocês iniciam o estudo da litção. Vejam as sugestões abaixo:

- Apresentem o título da lição: 144 mil? Quem são?, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.

Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.

- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.

Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

- Para iniciar estudo do tema, utilizem a dinâmica "Os 144 mil do Apocalipse".

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Dinâmica: Os 144 mil do Apocalipse

Objetivo:

Oportunizar a participação dos alunos antes e durante a aula, utilizando a metodologia Ativa de Aprendizagem sobre os 144 mil do Apocalipse.

Material:

Notebook, tablet ou celular dos alunos

Registro escrito ou digitado da pesquisa

Procedimento:

Dias antes da aula:

Utilizando o grupo de WhatsApp da turma, orientem os alunos para:

Primeiro, realizar a leitura da lição 06 por completo

Depois, fazer apontamentos sobre os itens sobre os 144 mil:

Quem são?

Qual sua origem?

Por que são selados?

Qual a missão deles?

Os alunos também podem realizar a pesquisa na internet e levar as informações escritas no próximo domingo.

No dia da aula:

- Após a introdução da lição, organizem os alunos em círculo.

- Peçam para que os alunos falem de forma objetiva o que pesquisaram quanto os 144 mil, apresentando as respostas nesta sequência abaixo:

Quem são?

Qual sua origem?

Por que são selados?

Qual a missão deles?

- Escutem atentamente o que os alunos falam.

- À medida que eles falam, vocês vão pontuando, no quadro, palavras ou expressões para chamar atenção sobre os itens pesquisados.

- Para concluir, falem que é sobre este assunto que vocês vão se aprofundar na aula de hoje.

Por Sulamita Macedo. 

0 comentários: