Juvenis: Um estudo Panorâmico de
Apocalipse
Lição
06: 144 mil? Quem são?
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem
os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novat
os
e/ou visitantes e apresentem cada um.
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprmetida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação
dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a
aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a
criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão
entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas
aqui.
2
– Agora, vocês iniciam o estudo da litção. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição: 144
mil? Quem são?, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador
específico para quadro branco.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
-
Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se
de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação
do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade.
Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para
chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
-
Para iniciar estudo do tema, utilizem a dinâmica "
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Os 144 mil do Apocalipse
Objetivo:
Oportunizar
a participação dos alunos antes e durante a aula, utilizando a metodologia
Ativa de Aprendizagem sobre os 144 mil do Apocalipse.
Notebook,
tablet ou celular dos alunos
Registro
escrito ou digitado da pesquisa
Procedimento:
Dias antes da aula:
Utilizando
o grupo de WhatsApp da turma, orientem os alunos para:
Primeiro,
realizar a leitura da lição 06 por completo
Depois,
fazer apontamentos sobre os itens sobre os 144 mil:
Quem
são?
Qual
sua origem?
Por
que são selados?
Qual
a missão deles?
Os
alunos também podem realizar a pesquisa na internet e levar as informações
escritas no próximo domingo.
No dia da aula:
-
Após a introdução da lição, organizem os alunos em círculo.
-
Peçam para que os alunos falem de forma objetiva o que pesquisaram quanto os
144 mil, apresentando as respostas nesta sequência abaixo:
Quem
são?
Qual
sua origem?
Por
que são selados?
Qual
a missão deles?
-
Escutem atentamente o que os alunos falam.
-
À medida que eles falam, vocês vão pontuando, no quadro, palavras ou expressões
para chamar atenção sobre os itens pesquisados.
-
Para concluir, falem que é sobre este assunto que vocês vão se aprofundar na
aula de hoje.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário