Discipulando – 3º. Ciclo: Vivendo as Verdades Bíblicas
Lição
09: Relacionando-se com os
estudos
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
– Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação
dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a
aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a
criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão
entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas
aqui.
-
Apresentem o título da lição: Relacionando-se com os estudos, escrevendo no
quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
-
Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para
chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
-
Para finalizar a aula, utilizem a dinâmica Dinâmica “Hábitos de Estudo”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Hábitos de Estudo
Objetivo:
Estimular o hábito de estudar.
Material:
Quadro
ou cartolina
Material digitado sobre hábitos de estudo(vejam no procedimento) para cada aluno
Procedimento:1
- Perguntem: Como vocês se organizam para estudar?
Aguardem
as respostas e anote-as no quadro ou cartolina.
2
- Depois, peçam para que os alunos façam uma encenação de algumas formas de
estudar relatadas pelos alunos.
3
- Analisem as respostas e as encenações, questionando se dessa forma está
havendo boa assimilação dos conteúdos.
4
- Agora, peçam para que os alunos apontem atitudes que podem melhorar a forma
de estudar.
5
- Falem: Vamos ver agora algumas ações importantes para que haja maior
aproveitamento nos estudos(entreguem estas orientações por escrito para cada
aluno):
-
Planeje o que vai estudar e siga cuidadosamente seu planejamento.
-
Organize um horário fixo de estudo, crie uma rotina diária.
-
Procure um local de estudo com iluminação adequada e tranquilo, onde não
circulem pessoas, onde haja silêncio(desligue a TV, rádio, MP3, celular).
-
Procure manter o foco de sua atenção na leitura, não se distraia.
-
Tenha perto de você o que vai usar, como: papel, caderno, lápis, caneta,
dicionário etc.
-
Evite ler deitado, o mais adequado é utilizar uma mesa ou uma escrivaninha,
pois facilita fazer anotações.
-
Leia de preferência durante o dia.
-
Leia o texto em voz alta e depois procure escrever as ideias principais.
-
Organize uma pasta ou fichário com suas anotações e dúvidas.
-
Realize pesquisas em livros, revistas e sites confiáveis.
-
Revise o conteúdo no dia da explicação do professor.
-
Fazer um cronograma com as atividades e avaliações a serem realizadas.
6
– Perguntem: Qual ou quais destas ações você tem mais dificuldade?
Aguardem
as respostas e mostrem a importância dessas ações, lembrando-lhes dos
resultados positivos que aparecerão, dessa forma vocês estarão estimulando os
alunos a criar hábitos de estudo.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário