RSS

segunda-feira, 26 de agosto de 2024

Juvenis:  Um estudo Panorâmico de Apocalipse

Lição 09: O Apocalipse e a volta triunfal do Rei dos Reis

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

os e/ou visitantes e apresentem cada um.

6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprmetida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

2 – Agora, vocês iniciam o estudo da litção. Vejam as sugestões abaixo:

- Apresentem o título da lição: O Apocalipse e a volta triunfal do Rei dos Reis, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.

Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.

- Para iniciar o estudo do tema, utilizem a dinâmicaArrumando a Mala”.

- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.

Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

Tenham uma excelente e produtiva aula!


Dinâmica: Arrumando a Mala

Objetivo: Refletir sobre a necessidade de estar preparado para a Vinda de Jesus.

Material:

02 cartolinas

02 pincéis atômicos.

Procedimento:

- Escolham dois alunos e falem: Vocês ganharam uma passagem aérea para Paris e o voo será daqui a uma hora.

- Digam: Vocês tem 01 minuto para “arrumar a mala”.

- Mostrem a mala, que será representada pelo quadro ou a cartolina.

- Solicitem para que eles escrevam os nomes dos objetos que irão levar.

- Cronometrem o tempo não deixem passar nenhum segundo e em seguida peçam para que parem de escrever.

- Várias situações podem acontecer:

1 – Pelo pouco tempo, os 02 alunos não conseguirem arrumar a mala.

2 – Mesmo tendo pouco tempo, os alunos conseguirem arrumar a mala, colocando objetos de mais necessidade.

3 – Os alunos recusarem arrumar a mala, porque considera difícil arrumá-la em pouco tempo.

Observação: Qualquer que seja o resultado, há lições a serem extraídas quanto ao tema da Vinda de Jesus.

- Falem: Vamos estudar sobre a Vinda de Jesus e este resultado pode nos remeter a preparação do crente para o arrebatamento que será num abrir e fechar de olhos. Vejamos:

Para a situação 01: Não se prepararam para o Arrebatamento, negligenciou suas ações no tempo para a preparação.

Para a situação 02: Prepararam-se no tempo certo para o Arrebatamento, observou o tempo e as ações.

Para a situação 03: Recusaram-se o momento de preparação para o Arrebatamento, mesmo tendo sido avisado para se organizarem.

- Falem: O importante é que todos estejam preparados para o encontro com Jesus no Arrebatamento.

- Para finalizar, falem: O estudo sobre a vinda de Jesus é o tema da lição de hoje.

- Então, comecem o estudo da lição.

Ideia original desconhecida.

Esta versão por Sulamita Macedo.

0 comentários: