Jovens: Na Cova dos Leões - O Exemplo de Fé e Coragem de Daniel para o Testemunho Cristão em Nossos Dias
Lição
06: Coragem para enfrentar a
fornalha ardente
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a articipação dos
alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem.
Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade,
apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.
Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.
2
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição:
Coragem para enfrentar a fornalha ardente, escrevendo no quadro
branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
-
Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se
de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação
do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade.
Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para
chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
- Para
ilustrar o estudo tema, utilizem a dinâmica “Na Fornalha”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Na Fornalha
Objetivo:
Refletir
sobre o que pode representar a “fornalha” na atualidade.
Material:
01
caixa de palitos de fósforos(tipo longo).
-
Falem: Estudamos sobre 03 jovens judeus que foram jogados na fornalha porque
preferiram ser fiéis a Deus, não se prostrando diante da estátua do rei. Mas,
neste momento de extrema dificuldade tiveram a companhia do 4º. Homem(Deus),
que estava com eles, guardando-os na fornalha e não da fornalha.
Há
momentos que também nos sentimos como se estivéssemos prestes a ser jogados na
fornalha devido a pressão dos colegas.
-
Solicitem agora para que alguns alunos contem uma situação difícil, que eles
sentiram como se estivessem na fornalha.
Para
tanto, peçam para que os alunos risquem o fósforo e, enquanto a chama estiver
acesa, contem qual foi o problema e como se saiu da situação. Caso a chama se
apague antes do aluno terminar o relato, deixe que ele conclua.
Dessa
forma, isto é, com o fósforo aceso, o aluno deverá ter mais objetividade no
relato e o fogo se apresenta como um símbolo de ter estado na fornalha da
aflição.
-
Ao término de cada relato, leiam Isaías 48.10b “...Provei-te na fornalha da
aflição”.
-
Para concluir, façam uma oração pelos alunos para permanecem firmes diante de
tantos apelos mundanos.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário