Adolescentes Currículo 2022: Apóstolo Paulo, o Grande Missionário
Lição
09: A
terceira viagem missionária
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação
dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a
aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a
criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão
entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas
aqui.
2
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição: A terceira viagem missionária, escrevendo no
quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
-
Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se
de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação
do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade.
Dessa forma, vocês estão contextualizando
o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para
chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
-
Para ilustrar o estudo do tema, utilizem a dinâmica “A Terceira Viagem de
Paulo”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: A Terceira Viagem de Paulo
Objeitvo: Realizar
pesquisa orientada sobre a terceira viagem do apósotolo Paulo, utilizando a
Metodologia Ativa de Aprendizagem.
Material:
Celular
ou notebook dos alunos
01
mapa da terceira viagem do apósotolo Paulo
02
quadros brancos ou 02 cartolinas
Dias antes da aula:
Utilizando
o grupo de WhatsApp da turma, solicitem que os alunos pesquisem sobre a
terceira viagem do apósotolo Paulo, delimitando-se aos seguintes pontos:
Quem
o propósito da viagem?
Quantos
lugares foram visitados?
O
apóstolo Paulo estava com companheiros?
Qual
a diferença básica desta viagem com relação a 1ª e 2ª viagens?
No dia da aula:
Procedimento:
-
Organizem os alunos em um semicírculo.
-
Coloquem no quadro o mapa da 3ª viagem no espaço aberto do semicículo para que
todos vejam.
-
Solicitem para que os alunos falem sobre o que pesquisaram. Para isto, comecem
a fazer as perguntas:
Quem
o propósito da viagem?
Quantos
lugares foram visitados?(usar o mapa)
O
apóstolo Paulo estava com companheiros?
Qual
a diferença básica desta viagem com relação a 1ª e 2ª viagens?
-
Neste momento, escutem atentamente as respostas e escrevam palavras ou pequenas
expressões que representem o que aos alunos falaram.
Isto
deve acontecer para todas as perguntas e respostas.
-
Para conluir, leiam:
“E
durou isto por espaço de dois anos; de tal maneira que todos os que habitavam
na Ásia ouviram a palavra do Senhor Jesus, assim judeus como gregos”(Atos
19:10).
-
Falem: Temos no apóstolo Paulo um exemplo de um propagador do evangelho, pelo
incansável trabalho para que muitos pudessem alcançar a salvação.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário