RSS

segunda-feira, 12 de agosto de 2024

Juvenis:  Um estudo Panorâmico de Apocalipse

Lição 07: Um dragão?

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

os e/ou visitantes e apresentem cada um.

6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprmetida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

2 – Agora, vocês iniciam o estudo da litção. Vejam as sugestões abaixo:

- Apresentem o título da lição: Um dragão?, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.

Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.

- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.

Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

- Para concluir o estudo do tema, utilizem a dinâmicaNa batalha contra o mal”.

Tenham uma excelente e produtiva aula!


Dinâmica: Na batalha contra o mal

Objetivos:

Concluir o estudo estudo sobre o Dragão, que é Satanás.

Enfatizar a necessidade do cristão possuir todos os elementos da armadura espiritual para vencer as ciladas do Diabo, nosso adversário.

Material:

01 figura de 01 soldado(ver figura abaixo no procedimento)

Quadro ou cartolina

Papel ofício e caneta

Procedimento:

1 - Coloquem a figura do soldado no quadro e perguntem quais são as armas de combate e defesa de um soldado. Escrevam as respostas no quadro de giz ou cartolina.

2 - Agora falem: O cristão vive constantemente em batalha espiritual e é comparado a um soldado pronto para o combate, que possui armas especiais para a caminhada cristã. Para tanto, precisa estar preparado e conhecer as características do inimigo, o Diabo, nosso adversário.

3 - Então, apresentem quais são os elementos que compõem a armadura do cristão, que encontramos em Ef 6. 13 ao 17. Para tanto, façam uma leitura compartilhada, explicando cada elemento da armadura.

Cinturão – verdade

Couraça – justiça

Escudo – fé

Capacete – salvação

Espada – palavra

Depois, apresentem o significado dos elementos da armadura do cristão.

3 - Agora, peçam para que os alunos identifiquem os elementos que compõem a armadura na figura do soldado.

4 - Depois, falem: O Diabo, o nosso opositor nesta batalha, tem suas armas para investir contra o cristão, mas se ele está revestido da armadura de Deus, está protegido e sua vida espiritual está segura em Deus.

5 - Para concluir, leiam:

 “No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo”(Efésios 6:10,11).

Por Sulamita Macedo.

0 comentários: