Juvenis: Um estudo Panorâmico de
Apocalipse
Lição
07: Um dragão?
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
os
e/ou visitantes e apresentem cada um.
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprmetida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação
dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a
aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a
criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão
entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas
aqui.
2
– Agora, vocês iniciam o estudo da litção. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição: Um dragão?, escrevendo no quadro
branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
-
Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se
de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação
do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade.
Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para
chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
-
Para concluir o estudo do tema, utilizem a dinâmica “Na batalha
contra o mal”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Na batalha contra o mal
Objetivos:
Concluir
o estudo estudo sobre o Dragão, que é Satanás.
Enfatizar
a necessidade do cristão possuir todos os elementos da armadura espiritual para
vencer as ciladas do Diabo, nosso adversário.
01
figura de 01 soldado(ver figura abaixo no procedimento)
Quadro
ou cartolina
Papel
ofício e caneta
Procedimento:
1
- Coloquem a figura do soldado no quadro e perguntem quais são as armas de
combate e defesa de um soldado. Escrevam as respostas no quadro de giz ou
cartolina.
2
- Agora falem: O cristão vive constantemente em batalha espiritual e é
comparado a um soldado pronto para o combate, que possui armas especiais para a
caminhada cristã. Para tanto, precisa estar preparado e conhecer as
características do inimigo, o Diabo, nosso adversário.
3
- Então, apresentem quais são os elementos que compõem a armadura do cristão,
que encontramos em Ef 6. 13 ao 17. Para tanto, façam uma leitura compartilhada,
explicando cada elemento da armadura.
Cinturão
– verdade
Couraça
– justiça
Escudo
– fé
Capacete
– salvação
Espada
– palavra
Depois,
apresentem o significado dos elementos da armadura do cristão.
3
- Agora, peçam para que os alunos identifiquem os elementos que compõem a
armadura na figura do soldado.
4
- Depois, falem: O Diabo, o nosso opositor nesta batalha, tem suas armas para
investir contra o cristão, mas se ele está revestido da armadura de Deus, está
protegido e sua vida espiritual está segura em Deus.
5
- Para concluir, leiam:
“No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no
Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para
que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo”(Efésios 6:10,11).
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário