Discipulando – 3º. Ciclo: Vivendo as Verdades Bíblicas
Lição 08: Relacionando-se com a famíliaProfessoras
e professores, observem estas orientações:
1 -
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
– Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação
dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a
aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a
criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão
entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas
aqui.
-
Apresentem o título da lição:
Relacionando-se com a família, escrevendo no quadro
branco. Utilizem marcador específico para quadro ranco.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
-
Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para
chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
-
Para finalizar a aula, utilizem a dinâmica Dinâmica “
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Convivência em Revisão!
Objetivo: Analisar
os benefícios e malefícios causados pelas atitudes dos membros familiares,
proporcionando ou não ambiente de boa convivência no âmbito familiar.
01
caixa
01
tesoura
01
prego
01
lixa
01
chave
01
cotonete
Procedimento:
-
Falem que dentro da caixa há vários objetos, que poderão ou não ser utilizados,
dependendo tão somente de nossa iniciativa. Então, comecem a mostrar cada um
deles, perguntando para que servem. Por exemplo:
Tesoura: cortar,
separar, dividir, retirar excessos.
Prego: Fixar,
unir.
Lixa: Retirar
as asperezas, os excessos.
Chave: Abrir ou
fechar.
Cotonete: Limpar
ouvido.
-
Agora, perguntem: Como estes objetos, figuradamente, podem ser utilizados para
que a convivência familiar seja melhorada?
Exemplos:
Tesoura:
Cortar, separando o que deve permanecer daquilo que deve ser rejeitado.
Prego: Fixar a
Palavra de Deus nas nossas mentes, unindo o que lemos com as ações que
executamos.
Lixa: Retirar
o que está em excesso, deixando limpo sem “asperezas”.
Chave: Abrir
espaço para ações benéficas. Fechar espaço para atitudes destrutivas promotoras
de desavenças.
Cotonete: Retirar
aquilo que nos impede de escutar o outro.
-
Para finalizar, façam um breve comentário sobre os benefícios e malefícios
causados pelas atitudes dos membros familiares, proporcionando ou não ambiente
de boa convivência.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário