RSS

segunda-feira, 19 de agosto de 2024

Discipulando – 3º. Ciclo: Vivendo as Verdades Bíblicas

Lição 08: Relacionando-se com a família

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

- Apresentem o título da lição: Relacionando-se com a família, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro ranco.

Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.

- Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição.  Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

- Para finalizar a aula, utilizem a dinâmica Dinâmica “Convivência em Revisão!"

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Dinâmica: Convivência em Revisão!

Objetivo: Analisar os benefícios e malefícios causados pelas atitudes dos membros familiares, proporcionando ou não ambiente de boa convivência no âmbito familiar.

Material:

01 caixa

01 tesoura

01 prego

01 lixa

01 chave

01 cotonete

Procedimento:

- Falem que dentro da caixa há vários objetos, que poderão ou não ser utilizados, dependendo tão somente de nossa iniciativa. Então, comecem a mostrar cada um deles, perguntando para que servem. Por exemplo:

Tesoura: cortar, separar, dividir, retirar excessos.

Prego: Fixar, unir.

Lixa: Retirar as asperezas, os excessos.

Chave: Abrir ou fechar.

Cotonete: Limpar ouvido.

- Agora, perguntem: Como estes objetos, figuradamente, podem ser utilizados para que a convivência familiar seja melhorada?

Exemplos:

Tesoura: Cortar, separando o que deve permanecer daquilo que deve ser rejeitado.

Prego: Fixar a Palavra de Deus nas nossas mentes, unindo o que lemos com as ações que executamos.

Lixa: Retirar o que está em excesso, deixando limpo sem “asperezas”.

Chave: Abrir espaço para ações benéficas. Fechar espaço para atitudes destrutivas promotoras de desavenças.

Cotonete: Retirar aquilo que nos impede de escutar o outro.

- Para finalizar, façam um breve comentário sobre os benefícios e malefícios causados pelas atitudes dos membros familiares, proporcionando ou não ambiente de boa convivência.

Por Sulamita Macedo.

0 comentários: