Pré-adolescentes Currículo 2022 - Servindo a Deus com
meus Talentos
Lição
09: Quem
são os Obreiros e Diáconos?
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham conversa
informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem
se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação
dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a
aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a
criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão
entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas
aqui.
-
Apresentem o título da lição: Quem são os Obreiros e Diáconos?, escrevendo no
quadro branco. Utilizem marcador específico para isto.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
-
Para iniciar a aula, utilizem a dinâmica “Com a Mão na Massa” que
proporcionará a reflexão do serviço de diaconia e o trabalho que pode ser
realizado por cada cristão.
-
Em seguida, trabalhem os demais pontos levantados na lição, sempre de forma
participativa.
-
Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para
chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Com a Mão na Massa
Objetivos:
Iniciar
o estudo sobre o serviço cristão na missão do diaconato.
Realizar
autoavaliação do serviço que prestamos como despenseiros do Senhor.
01
quadro branco
01
marcador para quadro branco
½
folha de papel ofício e caneta para cada aluno.
Procedimento:
-
Falem: Estudaremos na lição de hoje sobre o ministério de serviço conhecido
como Diaconia.
-
Escrevam o nome “Diácono” no quadro.
-
Perguntem: Qual a função do diácono na nossa igreja hoje?
Aguardem
as respostas e anote-as no quadro. Certamente, haverá uma lista de atividades
que os diáconos realizam.
- Se
preferir, vocês podem chamar um diácono para ser entrevistado pelos alunos
sobre a função que exerce na Igreja.
-
Entreguem a metade da folha de papel ofício para cada aluno.
-
Solicitem para que façam o desenho de uma de suas mãos, contornando-a com a
caneta.
-
Falem que a mão representa “trabalho, serviço, ação, atividade”.
-
Peçam para que os alunos escrevam:
Dentro
da mão: Aquilo que estão realizando na obra do Senhor.
Fora
da mão: Aquilo que deseja realizar.
-
Leiam ou cantem com os alunos a 1ª estrofe do hino da Harpa Cristã no. 394:
“Quem
sua mão ao arado já pôs, constante precisa ser; o sol declina e, logo após, vai
escurecer. Avante, em Cristo pensando, em oração vigiando, com gozo e amor
trabalhando, p’ra teu Senhor”.
-
Leiam ainda: I Co 12.5 a 7, I Co 4.2 e Sl 100.02
-
Para concluir, façam uma oração pelos alunos apresentando o desejo de cada
aluno em servir na obra do Mestre e que sejam capacitados pelo Espírito Santo.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário