RSS

segunda-feira, 12 de agosto de 2024

Adolescentes Currículo 2022: Apóstolo Paulo, o Grande Missionário

Lição 07: A segunda viagem missionária

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:

- Apresentem o título da lição: A segunda viagem missionária, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.

Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.

- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.

Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando

o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

- Para ilustrar o estudo do tema, utilizem a dinâmica “Segunda Viagem Missionária do Apóstolo Paulo”.

 Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Dinâmica: Segunda Viagem Missionária do Apóstolo Paulo

Objetivos:

Introduzir o estudo sobre a Segunda Viagem Missionária do Apóstolo Paulo.

Promover participação dos alunos na aula.


Material:

02 mapas(Primeira e segunda viagens de Paulo)

Procedimento:

- Falem: Na lição de hoje, vamos estudar sobre a Segunda Viagem Missionária do Apóstolo Paulo.

- Falem: O projeto inicial deste viagem era visitar as igrejas por onde Ele e Barnabé passaram na primeira viagem.

Nessse momento, apresentem o mapa da primeira viagem e façam uma pequena revisão para que os alunos se lembrem dos nomes das cidades.

- Depois, apresentem o mapa da 2a viagem.

- Para iniciar o estudo do tema, lancem estas perguntas:

O que ocorreu entre Barnabé e Paulo?

Quem era o outro companheiro de viagem?

Quais as cidades da 1ª viagem que Paulo visitou na 2ª viagem? Teve alguma? Todas foram diferentes?

Houve alguma mudança de rota da viagem?

- Peçam para que os alunos procurem no texto da lição ou na Bíblia as respostas para as perguntas acima.

Eles devem fazer isto conjuntamente – quem encontrar primeiro, vai falando, se estiver correta a resposta, ganha um bombom.

- Depois, apresentem outras informações desta lição.

Por Sulamita Macedo.

0 comentários: