Adolescentes Currículo 2022: Apóstolo Paulo, o Grande Missionário
Lição
07: A segunda viagem missionária
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação
dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a
aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a
criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão
entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas
aqui.
2
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição: A segunda viagem
missionária, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador
específico para quadro branco.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
-
Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se
de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação
do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade.
Dessa forma, vocês estão contextualizando
o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para
chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
- Para
ilustrar o estudo do tema, utilizem a dinâmica “Segunda Viagem Missionária
do Apóstolo Paulo”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Segunda Viagem Missionária do Apóstolo Paulo
Objetivos:
Introduzir
o estudo sobre a Segunda Viagem Missionária do Apóstolo Paulo.
Promover participação dos alunos na aula.
Material:
02
mapas(Primeira e segunda viagens de Paulo)
Procedimento:
-
Falem: Na lição de hoje, vamos estudar sobre a Segunda Viagem Missionária do
Apóstolo Paulo.
-
Falem: O projeto inicial deste viagem era visitar as igrejas por onde Ele e
Barnabé passaram na primeira viagem.
Nessse
momento, apresentem o mapa da primeira viagem e façam uma pequena revisão para
que os alunos se lembrem dos nomes das cidades.
-
Depois, apresentem o mapa da 2a viagem.
-
Para iniciar o estudo do tema, lancem estas perguntas:
O
que ocorreu entre Barnabé e Paulo?
Quem
era o outro companheiro de viagem?
Quais
as cidades da 1ª viagem que Paulo visitou na 2ª viagem? Teve alguma? Todas
foram diferentes?
Houve
alguma mudança de rota da viagem?
-
Peçam para que os alunos procurem no texto da lição ou na Bíblia as respostas
para as perguntas acima.
Eles
devem fazer isto conjuntamente – quem encontrar primeiro, vai falando, se
estiver correta a resposta, ganha um bombom.
-
Depois, apresentem outras informações desta lição.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário