Adolescentes Currículo 2022: Apóstolo Paulo, o Grande Missionário
Lição
08: O
segundo diário de viagem
1 -
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação
dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a
aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a
criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão
entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas
aqui.
2
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título
da lição: O segundo diário de viagem,
escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
-
Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se
de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação
do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade.
Dessa forma, vocês estão contextualizando
o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para
chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
-
Para ilustrar o estudo do tema, utilizem a dinâmica “Relato da 2ª viagem de
Paulo”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Relato da 2ª viagem de Paulo
Objetivo: Concluir
o estudo do diário da 2ª viagem do Apóstolo Paulo.
Material:
01
mala ou outro objeto de viajem(mochila)
01
cartolina
–
Falem: Nesta aula, estudamos sobre o diário dos acontecimentos da segunda
viagem do Apóstolo Paulo.
–
Apresentem uma mala para a turma.
–
Perguntem para os alunos o que isto tem a ver com o tema da aula.
Aguardem
as respostas.
Espera-se
que os alunos falem que na mala são colocados os pertences do viajante.
–
Falem: Então, na volta da viagem o viajante traz consigo, além dos seus
pertences, muitos experiências, dificuldades, êxitos, aprendizados...
–
Em seguida, abram a mala.
-
Falem: Esta mala pertence a esta classe.
Está vazia. O que podemos colocar nela?
Que
tal colocar o que vocês aprenderam com o relato da viagem do apóstolo Paulo?
Peguem
a cartolina e escrevam o que os alunos disserem sobre o que aprenderam com o
diário da viagem.
Caso
tenham dificuldade, façam eles se lembrarem de algum episódio citado durante a
aula.
-
Perguntem: Alguns acontecimentos dessa viagem podem trazer para vocês lições de
vida. Quais vocês citariam?
-
Depois, coloquem a cartolina dentro da mala.
-
Falem: O que vocês citaram são importantes pontos e lições para o conhecimento
bíblico e também para experiências pessoais.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário