Jovens: Exortação, Arrependimento e Esperança – O Ministério Profético de Jeremias
Lição 01: O Chamado de JeremiasProfessoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a articipação dos
alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem.
Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade,
apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.
Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.
2
- Agora, vocês iniciam o estudo da
lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição: O Chamado de Jeremias, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico
para quadro branco.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
Lembrem-se
de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação
do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade.
Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para
chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
-
Para iniciar o estudo do tema, utilizem a dinâmica “O Chamado de Jeremias”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: O Chamado de Jeremias
Objetivos:
Finalizar
o estudo sobre o chamado de Jeremias e sua missão dada por Deus para ser
profeta.
Refletir
sobre o chamado individual para trabalhar no Reino de Deus.
Papel
contendo ação para o aluno realizar(ver no procedimento).
Procedimento:
-
Organizem os alunos em semicírculo.
-
Falem: Estudamos sobre o chamado Jeremias, ainda jovem, e sua missão dada por
Deus para ser profeta. Vocês também têm um chamado para trabalhar no reino de
Deus.
-
Agora, entreguem para cada aluno um papel contendo apenas uma das 03 situações
que ele vai realizar:
Sair
do seu lugar para o outro lado do semicírculo
Permanecer
no seu lugar
Sentar-se
-
Falem: Vou fazer uma chamada, isto é, vou falar o nome de cada aluno. Ao
escutar seu nome, você vai realizar o que está contido no papel que recebeu.
-
Depois, que os alunos executarem as atividades, falem: Aqui vimos 03 situações
diferentes para o chamado individual. Mas, o que isto pode representar?
Sair
do seu lugar para o outro lado do semicírculo pode representar que teve atitude
de ação, quando recebeu o chamado do Senhor.
Permanecer
no seu lugar pode representar que está sem realizar nenhuma atividade, porque
não sabe qual sua missão, mas que permanece de pé pronto para agir.
Sentar-se
representa alguém que não teve coragem, estímulo e motivação para realizar a
missão dada.
-
Falem: Vocês são jovens e na igreja há trabalho para todos. Participem das reuniões específicas para
pessoas de sua idade, se prontifiquem para cooperar nas atividades propostas
para esta faixa etária.
Por Sulamita Macedo.




0 comentários:
Postar um comentário