Discipulando – 4º Ciclo: Portando uma nova identidade
Lição 01: Um novo caráter: A lei do reino de Deus
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
– Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação
dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a
aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a
criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão
entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas
aqui.
- Apresentem o título
da lição: Um novo caráter: A lei do reino de Deus, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador
específico para quadro branco.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
-
Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro
branco palavras-chave ou perguntas para chamar a atenção do aluno, utilizando
lápis de cores diferentes.
- Para ilustrar o tema da aula, utilizem a dinâmica “Caixa da Felicidade”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Caixa da Felicidade
Objetivos:
Estudar sobre as Bem-aventuranças.
Refletir sobre a felicidade passageira e a espiritual.
- 01 caixa de sapato com tampa
- Digitar estas 10 expressões(o papel deve ser do
tamanho da caixa)
Caixa da Felicidade
OS BEM AVENTURADOS
Bem-aventurado os pobres de espírito
Bem-aventurado os que choram
Bem-aventurado os humildes
Bem-aventurado os que têm fome e sede de fazer a
vontade de Deus
Bem-aventurado os misericordiosos
Bem-aventurado os puros de coração
Bem-aventurado os pacificadores
Bem-aventurado os perseguidos por causa de Cristo.
- Papéis ofício branco ou colorido
- 01 coleção de lápis hidrocor
- 01 tubo de cola
- 01 tesoura
- 01 rolo de fita adesiva
Procedimento:
Dias antes da aula:
- Colar o nome Caixa da Felicidade na tampa da
caixa(parte externa)
- Colocar dentro da caixa as expressões digitadas na
ordem em que se encontram no item material, isto é, primeiro as
bem-aventuranças e em cima delas a expressão OS BEM-AVENTURADOS.
Durante a aula:
- Apresentem a Caixa da Felicidade.
- Falem: Nesta caixa contém formas de felicidade.
Vamos conhecer agora algumas destas maneiras de ser feliz.
- Então, peçam para que os alunos falem sobre momentos
que eles se sentiram mais felizes.
Aguardem os relatos. Depois escrevam em tiras de papel
ofício uma frase ou palavra que representem estes momentos felizes citados
pelos alunos.
Colem estas frases e/ou palavras na tampa da
caixa(parte exterior).
- Perguntem: Estes momentos de felicidade, que vocês
citaram, como eles podem ser classificados, isto é, eles são do aspecto
material ou espiritual?
Observem as respostas. Certamente a maioria vai estar
no campo material.
- Agora, precisamos abrir a Caixa da Felicidade!
- Então, peçam para que um aluno abra a caixa e retire
o primeiro papel e leia para a turma o que está escrito nele: OS
BEM-AVENTURADOS.
- Falem: No sermão da Montanha, Jesus apresenta as
Bem-aventuranças. Mas o que significa esta palavra?
Depois, falem: A palavra "bem-aventurado”
significa: Pessoa muito feliz.
- Agora, Falem: Vamos conhecer quem são as pessoas
bem-aventuradas, felizes? Para isto, peçam para que um aluno por vez tire um
papel da caixa e leia para turma.
Depois, coloquem no quadro cada expressão e falem:
Aqui temos os bem-aventurados. Mas, por que eles são bem-aventurados, felizes?
Estas explicações para cada bem-aventurança devem ser
acompanhadas da leitura bíblica de Mateus 5.3 a 12, para que seja lida a
complementação do versículo. Procurem utilizar uma linguagem simples e mais
próxima da realidade dos seus alunos, de forma que seus alunos compreendam o
real significado delas.
- Perguntem: Em que se fundamenta a felicidade
apresenta por Jesus? Em bens materiais ou espirituais? Como podemos
encontrá-la?
Aguardem as respostas. Elas convergirão para o aspecto
espiritual.
- Para concluir, falem: Vamos pensar um pouco sobre
esta questão: Por que as bem-aventuranças estavam dentro da caixa?
Aguardem as respostas.
Depois falem: isto nos remete a algo interior,
espiritual e que deve ser guardado com cuidado, no sentido de ser preservado
para que não se perca o foco da felicidade, que encontramos somente em Jesus.
Por Sulamita Macedo.




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