Adultos: Adultos Corpo, Alma e Espírito - A Restauração Integral do Ser Humano para chegar à Estatura Completa de Cristo
Lição 01: O Homem - Corpo, Alma e Espírito
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a articipação dos
alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem.
Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade,
apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.
Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.
2 - Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam
as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição:
O Homem - Corpo, Alma e
Espírito, escrevendo no quadro
branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
-
Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se
de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação
do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade.
Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para
chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
-
Para ilustrar o estudo sobre o tema da aula, utilizem a dinâmica “Corpo,
Alma e Espírito”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Corpo, Alma e Espírito
Objetivo:
Estudar
sobre tricotomia do homem(corpo, alma e espírito) e a mordomia da alma e do
espírito.
Para
digitar: “E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa
semelhança... E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou;
macho e fêmea os criou” Gn 1. 26a e 27.
03
cartolinas
01
rolo de fita adesiva
02
envelopes
Nomes
digitados: ALMA, ESPÍRITO
Características
da alma(colocar num envelope): vejam na lição
Características
do Espírito(colocar num envelope): vejam na lição
Procedimento:
-
Colem os seguintes versículos numa cartolina:
“E
disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança... E
criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os
criou” Gn 1. 26a e 27.
-
Ao ler os versículos, circulem com pincel atômico as palavras: Deus, homem,
imagem e semelhança.
-
Peçam para que os alunos olhem para seus colegas e digam: Deus criou o homem e
a mulher. Você é imagem de Deus.
-
Depois, leiam “E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo vosso
espírito, alma e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a
vinda do nosso Senhor Jesus Cristo” (I Ts 5.23).
-
Observem o que acabamos de ler, somos formados de corpo, alma e
espírito(circulem estes nomes no versículo).
-
Perguntem: Qual a diferença entre alma e espírito?
Aguardem
as respostas.
-
Agora, peçam para que 02 alunos, um de cada vez, retirem um dos envelopes e
leiam as características da alma e do espírito.
-
Depois, apresentem 02 folhas de cartolina com as seguintes perguntas:
Título
da cartolina 01: Como podemos cuidar da alma?
Título
da cartolina 02: Como podemos cuidar do espírito?
Aguardem
as respostas e escreva-as nas cartolinas.
-
Agora, trabalhem o que está proposto na lição e depois peçam para que os alunos
acrescentem outras informações que aprenderam durante a aula, que não foram
apontadas quando responderam as perguntas das cartolinas.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário