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segunda-feira, 16 de setembro de 2024

Adultos: O Deus que Governa o Mundo e Cuida da Família - Os Ensinamentos Divinos nos Livros de Rute e Ester para a Nossa Geração

Lição 12: O Banquete de Ester: Denúncia e Livramento

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor.Entetanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso., recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

- Apresentem o título da lição: O Banquete de Ester: Denúncia e Livramento, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.

Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.

- Para iniciar o estudo da lição, utilizem a dinâmica “Injustiça, não!”.

- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.

Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

Tenham uma excerlente e produtiva aula!

 

Dinâmica: Injustiça, não!

Objetivos:

Iniciar a aula, exemplificando a temática da aula com o ditado popular “Não faça com os outros o que você não gostaria que fizessem a você”.

Enfatizar que atos de injustiça devem ser combatidos e denunciados.

Material:

¼ da folha de papel ofício e caneta para cada aluno.

Procedimento:

- Organizem os alunos em círculo.

- Distribuam ¼ da folha de papel ofício.

- Solicitem para que cada aluno escreva o que ele deseja que seu colega do lado esquerdo realize, naquele momento da aula. Normalmente as ações são engraçadas e até “micos”.

Veja um exemplo: Maria deve fazer tal coisa. João(nome da pessoa que está escrevendo).

Orientem que o colega não pode ver o que o aluno está escrevendo.

- Recolham todos os papéis.

- Agora, falem: A regra da brincadeira está mudada. Quem vai realizar a tarefa é a pessoa que escreveu e não o colega para quem você desejou.

- Então, os alunos deverão realizar as tarefas.

Certamente, haverá um pouco de rejeição ou vergonha, mas encorajem os alunos.

- Depois, falem: Esta é a finalidade da dinâmica: não desejar aos outros ou fazer algo com os outros, que você não gostaria para você.

- Perguntem: Mas, o que isto tem a ver com a aula?

Aguardem as respostas.

Em seguida, afirmem que isto tem a ver com a mudança de situação que ocorreu com Hamã: o desejo dele de matar Mordoqueu, providenciando uma forca, porém ele(Hamã) foi enforcado nela.

- Para concluir, leiam:

“E, como vós quereis que os homens vos façam, da mesma maneira lhes fazei vós também” Lc  6.31

- Então, comecem a trabalhar os itens apontados na lição que apresentam detalhes desta situação citada.

Ideia original desta técnica desconhecida

Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.

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