Adultos: O Deus que Governa o Mundo e Cuida da Família - Os Ensinamentos Divinos nos Livros de Rute e Ester para a Nossa Geração
Lição
12: O
Banquete de Ester: Denúncia e Livramento
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor.Entetanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por
isso., recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação
dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a
aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a
criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão
entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas
aqui.
-
Apresentem o título da lição: O Banquete de Ester: Denúncia e Livramento, escrevendo no quadro branco.
Utilizem marcador específico para quadro branco.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
-
Para iniciar o estudo da lição, utilizem a dinâmica “Injustiça, não!”.
-
Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se
de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação
do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade.
Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para
chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
Tenham
uma excerlente e produtiva aula!
Dinâmica: Injustiça, não!
Objetivos:
Iniciar a aula, exemplificando a temática da aula com
o ditado popular “Não faça com os outros o que você não gostaria que fizessem
a você”.
Enfatizar que atos de injustiça devem ser combatidos e
denunciados.
¼ da folha de papel ofício e caneta para cada aluno.
Procedimento:
- Organizem os alunos em círculo.
- Distribuam ¼ da folha de papel ofício.
- Solicitem para que cada aluno escreva o que ele
deseja que seu colega do lado esquerdo realize, naquele momento da aula.
Normalmente as ações são engraçadas e até “micos”.
Veja um exemplo: Maria deve fazer tal coisa. João(nome
da pessoa que está escrevendo).
Orientem que o colega não pode ver o que o aluno está
escrevendo.
- Recolham todos os papéis.
- Agora, falem: A regra da brincadeira está mudada. Quem
vai realizar a tarefa é a pessoa que escreveu e não o colega para quem você
desejou.
- Então, os alunos deverão realizar as tarefas.
Certamente, haverá um pouco de rejeição ou vergonha,
mas encorajem os alunos.
- Depois, falem: Esta é a finalidade da dinâmica: não
desejar aos outros ou fazer algo com os outros, que você não gostaria para
você.
- Perguntem: Mas, o que isto tem a ver com a aula?
Aguardem as respostas.
Em seguida, afirmem que isto tem a ver com a mudança
de situação que ocorreu com Hamã: o desejo dele de matar Mordoqueu, providenciando
uma forca, porém ele(Hamã) foi enforcado nela.
- Para concluir, leiam:
“E, como vós quereis que os homens vos façam, da mesma
maneira lhes fazei vós também” Lc 6.31
- Então, comecem a trabalhar os itens apontados na
lição que apresentam detalhes desta situação citada.
Ideia original desta técnica desconhecida
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
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