Juvenis: Falso ou Verdadeiro: como combater as idelogias do nosso tempo
Lição 01: Como identificar e destruir sofismasProfessoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
os
e/ou visitantes e apresentem cada um.
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprmetida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação
dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a
aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a
criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão
entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas
aqui.
2
– Agora, vocês iniciam o estudo da litção. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição: Como identificar e destruir sofismas, escrevendo
no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
-
Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se
de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação
do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade.
Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para
chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
-
Para finalizar o estudo do tema, utilizem a dinâmica “Ações Preventivas
e Protetoras”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Ações Preventivas e Protetoras
Objetivo:
Concluir
o estudo sobre o estudo sobre ações
preventivas e protetoras para a nossa mente necessárias para a defesa da nossa
fé, diante do mundo que jaz no maligno.
Quadro
branco
01
marcador para quadro branco
Bíblia
Óculos
de proteção
Protetor
de ouvido
01
figura de 01 cérebro
Procedimento:
-
Organizem os alunos em círculo.
- Perguntem:
O que vocês podem apontar como atitudes em defesa da fé diante do mundo dominado
por satanás, atacando as doutrinas bíblicas, propagando a não realidade de Deus
e do mundo espirtual?
Deixem
que os alunos falem e anotem cada resposta.
Acrescentem
outras informações, se necessário.
-
Falem: Para termos esta convicção cristã em um mundo mau, precisamos de ações
preventivas e protetoras para nossa mente.
-
Apresentem a figura do cérebro.
-
Falem, apontado para a figura:
No
sentido figurado, cérebro é o centro da inteligência e da razão. É nele que se
processam as ideias e as atitudes.
As
diversas informações chegam até ele através de nossos sentidos, das mais
variadas formas.
O
que vemos, ouvimos e sentimos podem dominar nossa mente. Mas, podemos viver de
forma diferente com a mente de Cristo.
-
Entreguem para um aluno os óculos de proteção e o protetor de ouvido.
-
Perguntem:
Para
que servem os óculos de proteção e o protetor de ouvido?
Aguardem
as respostas.
Certamente,
as respostas vão fazer referência que estes objetos são utilizados para
proteção.
-
Agora, peçam para que ele coloque cada objeto.
-
Agora, perguntem:
Que
ações preventivas e protetoras para a nossa mente podem ser tomadas para que
tenhamos guardada a mente de Cristo e convicção cristã?
Aguardem
as respostas.
-
Depois, leiam os versículos abaixo:
“Conserva
o modelo das sãs palavras que de mim tens ouvido, na fé e na caridade que há em
Cristo Jesus. Guarda o bom depósito pelo Espírito Santo que habita em nós(2
Timóteo 1:13,14).
“Tu,
porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de
quem o tens aprendido”(2 Timóteo 3:14).
Por
Sulamita Macedo.
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