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segunda-feira, 30 de setembro de 2024

Juvenis: Falso ou Verdadeiro: como combater as idelogias do nosso tempo

Lição 01: Como identificar e destruir sofismas

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

os e/ou visitantes e apresentem cada um.

6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprmetida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

2 – Agora, vocês iniciam o estudo da litção. Vejam as sugestões abaixo:

- Apresentem o título da lição: Como identificar e destruir sofismas, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.

Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.

- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.

Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

- Para finalizar o estudo do tema, utilizem a dinâmica “Ações Preventivas e Protetoras”.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Dinâmica: Ações Preventivas e Protetoras

Objetivo:

Concluir o estudo sobre o estudo sobre  ações preventivas e protetoras para a nossa mente necessárias para a defesa da nossa fé, diante do mundo que jaz no maligno.

Material:

Quadro branco

01 marcador para quadro branco

Bíblia

Óculos de proteção

Protetor de ouvido

01 figura de 01 cérebro

Procedimento:

- Organizem os alunos em círculo.

- Perguntem: O que vocês podem apontar como atitudes em defesa da fé diante do mundo dominado por satanás, atacando as doutrinas bíblicas, propagando a não realidade de Deus e do mundo espirtual?

Deixem que os alunos falem e anotem cada resposta.

Acrescentem outras informações, se necessário.

- Falem: Para termos esta convicção cristã em um mundo mau, precisamos de ações preventivas e protetoras para nossa mente.

- Apresentem a figura do cérebro.

- Falem, apontado para a figura:

No sentido figurado, cérebro é o centro da inteligência e da razão. É nele que se processam as ideias e as atitudes.

As diversas informações chegam até ele através de nossos sentidos, das mais variadas formas.

O que vemos, ouvimos e sentimos podem dominar nossa mente. Mas, podemos viver de forma diferente com a mente de Cristo.

- Entreguem para um aluno os óculos de proteção e o protetor de ouvido.

- Perguntem:

Para que servem os óculos de proteção e o protetor de ouvido?

Aguardem as respostas.

Certamente, as respostas vão fazer referência que estes objetos são utilizados para proteção.

- Agora, peçam para que ele coloque cada objeto.

- Agora, perguntem:

Que ações preventivas e protetoras para a nossa mente podem ser tomadas para que tenhamos guardada a mente de Cristo e convicção cristã?

Aguardem as respostas.

- Depois, leiam os versículos abaixo:

“Conserva o modelo das sãs palavras que de mim tens ouvido, na fé e na caridade que há em Cristo Jesus. Guarda o bom depósito pelo Espírito Santo que habita em nós(2 Timóteo 1:13,14).

“Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido”(2 Timóteo 3:14).

Por Sulamita Macedo.

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