Adolescentes Currículo 2022: Apóstolo Paulo, o Grande Missionário
Lição 10: O terceiro diário de viagemProfessoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação
dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a
aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a
criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão
entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas
aqui.
2
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição: O terceiro diário de viagem, escrevendo no quadro
branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
-
Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se
de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação
do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade.
Dessa forma, vocês estão contextualizando
o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para
chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
-
Para ilustrar o estudo do tema, utilizem a dinâmica “Êxitos e difculdades da
3ª viagem missionária”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Êxitos e difculdades da 3ª viagem missionária
Objetivo:
Introduzir o estudo sobre os êxitos, os frutos colhidos e a perseguição que
Paulo passou durante a 3ª viagem
missionária.
Envelopes
verdes e vernelhos, podem ser confeccionados com cartolina color set
Palavras
ou frases que resumam a perseguição, os êxitos, os frutos da 3ª viagem de Paulo
01
mesa
01
marcador de quadro branco
Procedimento:
Durante a semana:
Digitem
palavras ou frases que resumam a perseguição, os êxitos, os frutos da viagem
Recortem
cada uma
Coloquem dentro dos envelopes, observando que os
êxitos e frutos devem ficar nos verdes e a perseguição ou dificuldades nos
vermelhos.
No momento da aula:
-
Falem: Hoje vamos estudar sobre acontecimentos da 3ª viagem, compondo o diário
final das viagens.
-
Em seguida, distribuam os envelopes para os alunos.
-
Peçam para que os alunos abram os envelopes e leiam o pequeno texto contido no
envelope e falem sobre a razão da cor dos envelopes.
-
Numa mesa, separem os envelopes em 02 grupos: verdes e vermelhos.
-
Falem: Na viagem, o apóstolo Paulo teve frutos e êxitos, como também enfrentou
dificuldades. Vamos agora estudar sobre cada um deles?
-
Então, comecem o estudo dos pontos levantados na lição.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário