Jovens: Na Cova dos Leões - O Exemplo de Fé e Coragem de Daniel para o Testemunho Cristão em Nossos Dias
Lição
11: Revelações
sobre o tempo do fim
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa
informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a articipação dos
alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem.
Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade,
apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.
Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.
2 -
Agora, vocês iniciam o estudo da lição.
Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição: Revelações
sobre o tempo do fim, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador
específico para quadro branco.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
-
Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se
de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação
do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade.
Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para
chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
-
Para ilustrar o estudo tema, utilizem a dinâmica “O Tempo do Fim”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: O Tempo do Fim
Objetivo: Iniciar e
conduzir o estudo sobre o Tempo do Fim, baseado no capítulo 8 do livro de
Daniel.
Bíblia
para acompanhar o relato da visão
Revista
de jovens para pesquisa
Figuras
dos animais que aparecem na visão
01
rolo de fita adesiva
01
quadro branco
01
cartolina
Procedimento
-
Falem: O texto bíblico base da lição está no capítulo 8 do livro de Daniel e
refere-se a descrição da 2ª. visão do profeta. Façam um relato da visão.
É
interessante que vocês apresentem figuras dos animais ou outro recurso visual,
pois a associação do que é falado com o que se vê melhora a retenção da
aprendizagem.
- Perguntem
aos alunos: O que vocês conhecem sobre isto?
Aguardem
as respostas.
Anotem
cada resposta numa cartolina e reservem. Vocês vão utilizá-la no final da aula.
- Coloquem
no quadro as seguintes perguntas, que vão conduzir o estudo do tema:
Os
dois animais: o carneiro e o bode.
A
luta dos dois animais dentro do contexto profético.
Os
chifres do carneiro – 01 menor que o outro
Os
chifres quebrados pelo bode
Os
04 chifres menores
O
pequeno chifre
O
tempo do fim
-
Leiam com os alunos cada pergunta.
-
Depois, peçam aos alunos que pesquisem na revista as perguntas citadas acima.
Estipulem um tempo máximo de 20 minutos para este fim.
Orientem
que à medida que forem lendo, individualmente, os alunos que falarem primeiro qualquer
uma das respostas, vão ganhar um brinde, um chocolate etc.
Estimulem
que todos os alunos participem, se esforcem para buscar as respostas.
Quando
um aluno falar que encontrou uma das respostas, peçam para que ele fale alto e os
colegas escutem com atenção.
Quando
todas as respostas forem respondidas, vocês podem acrescentar outras informações
sobre o tema até abranger o conteúdo exposto na lição.
-
Após a conclusão do estudo, apresentem a cartolina com as respostas deles no início
da aula e perguntem:
E,
agora, depois do estudo da lição, o que vocês podem acrescentar ou corrigir
sobre o que apontaram?
Espera-se
que eles apresentem muitas informações que aprenderam durante a aula.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário