RSS

segunda-feira, 9 de setembro de 2024

Jovens:  Na Cova dos Leões - O Exemplo de Fé e Coragem de Daniel para o Testemunho Cristão em Nossos Dias

Lição 11: Revelações sobre o tempo do fim

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a articipação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

2 -  Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:

- Apresentem o título da lição: Revelações sobre o tempo do fim, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.

Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.

- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.

Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

- Para ilustrar o estudo tema, utilizem a dinâmica “O Tempo do Fim”.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Dinâmica: O Tempo do Fim

Objetivo: Iniciar e conduzir o estudo sobre o Tempo do Fim, baseado no capítulo 8 do livro de Daniel.

Material:

Bíblia para acompanhar o relato da visão

Revista de jovens para pesquisa

Figuras dos animais que aparecem na visão

01 rolo de fita adesiva

01 quadro branco

01 cartolina

Procedimento

- Falem: O texto bíblico base da lição está no capítulo 8 do livro de Daniel e refere-se a descrição da 2ª. visão do profeta. Façam um relato da visão.

É interessante que vocês apresentem figuras dos animais ou outro recurso visual, pois a associação do que é falado com o que se vê melhora a retenção da aprendizagem.

- Perguntem aos alunos: O que vocês conhecem sobre isto?

Aguardem as respostas.

Anotem cada resposta numa cartolina e reservem. Vocês vão utilizá-la no final da aula.

- Coloquem no quadro as seguintes perguntas, que vão conduzir o estudo do tema:

Os dois animais: o carneiro e o bode.

A luta dos dois animais dentro do contexto profético.

Os chifres do carneiro – 01 menor que o outro

Os chifres quebrados pelo bode

Os 04 chifres menores

O pequeno chifre

O tempo do fim

- Leiam com os alunos cada pergunta.

- Depois, peçam aos alunos que pesquisem na revista as perguntas citadas acima. Estipulem um tempo máximo de 20 minutos para este fim.

Orientem que à medida que forem lendo, individualmente, os alunos que falarem primeiro qualquer uma das respostas, vão ganhar um brinde, um chocolate etc.

Estimulem que todos os alunos participem, se esforcem para buscar as respostas.

Quando um aluno falar que encontrou uma das respostas, peçam para que ele fale alto e os colegas escutem com atenção.

Quando todas as respostas forem respondidas, vocês podem acrescentar outras informações sobre o tema até abranger o conteúdo exposto na lição.

- Após a conclusão do estudo, apresentem a cartolina com as respostas deles no início da aula e perguntem:

E, agora, depois do estudo da lição, o que vocês podem acrescentar ou corrigir sobre o que apontaram?

Espera-se que eles apresentem muitas informações que aprenderam durante a aula.

Por Sulamita Macedo.

0 comentários: