Lição 10: O Plano de
Livramento e o Papel de Ester
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que
vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou
oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas
sugestões:
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um
método que está centralizado na oralidade por parte do professor.Entetanto,
esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o
professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e
a aprendizagem fica comprometida.
Por isso., recomendo que vocês, busquem a participação
dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que você apresente estratégias que
estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações
e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição,
use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão
entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas
aqui.
- Apresentem o título
da lição: O
Plano de Livramento e o Papel de Ester, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador
específico para quadro branco.
Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos
didáticos.
- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês
devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e
situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro
branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
- Para ilustrar o estudo da lição, utilizem a dinâmica
“Confiança em Deus nas dificuldades”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Confiança em Deus nas dificuldades
Objetivos:
Contextualizar,
com a vida do aluno, o estudo sobre a confiança em Deus por parte de Ester na providência
divina de livramento para o povo judeu.
Refletir
sobre as dificuldades que enfrentamos na vida, mas com a confiança de que Deus
é soberano e provedor.
01
saco ou 01 caixa, que caiba os objetos abaixo relacionados:
Uma
bússola, uma vela, fósforo ou lanterna
Uma
Bíblia
Uma
borracha
Um
sachê de chá de camomila ou erva-doce
Um
clip
Uma
liga(elástico)
Um
bandaid
Uma
bala
Uma
peça de um quebra-cabeça
Uma
cópia da oração do Pai Nosso
Um
relógio
Procedimento:
-
Falem: Estudamos sobre as dificuldades, desafios que o povo judeu passou, mas Ester
com confiança em Deus, buscou livramento.
Há
momentos na vida que temos certeza de que estamos no deserto da vida, sofrendo
com a aridez da situação que pode ser material e/ou espiritual.
-
Perguntem: O que pode causar a nossa permanência temporária no deserto da vida?
Observem
as respostas dos alunos.
-
Falem: Precisamos de alguns objetos e também realizar ações para que a nossa
sobrevivência neste deserto seja amenizada ou garantida, enquanto aguardamos a
providência divina.
-
Agora, falem: Aqui está um kit de sobrevivência para quem está nesta situação,
esperando o favor de Deus.
Então,
comecem a retirar, do saco ou caixa, os objetos e falem sobre a finalidade de
cada um:o
Uma
bússola, uma vela, fósforo ou lanterna: para indicar e mostrar o caminho para
sair da situação.
Uma
Bíblia: Para fortalecimento da nossa fé e confiança em Deus, útil para o
ensino, repreensão e correção.
Uma
borracha: para apagar as ações negativas e perdoar
Um
sachê de chá de camomila ou erva-doce: Para relaxar e esperar com paciência e
esperança
Um
clip: Para juntar as experiências
Uma
liga(elástico): Para se lembrar de ser
flexível e adaptar-se a situação
Um
bandaid: Para curar as mágoas, as feridas
Uma
bala: Para adoçar a alma na difícil situação
Uma
peça de um quebra-cabeça: Para lembrar que você não está sozinho
Uma
cópia da oração do Pai Nosso: Para lembrar que a oração do justo muito pode em
seus efeitos.
Um
relógio: Para lembrar que Deus é soberano e provedor, que o tempo lhe pertence
e que devemos persistir em oração.
-
Depois, perguntem: Vocês indicariam outros objetos para compor este Kit?
Aguardem
as respostas. Escrevam num papel e coloquem no saco ou caixa.
Ideia
original do uso de um kit de sobrevivência desconhecida.
Elaboração da dinâmica com a versão deste kit com suas finalidades por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário