Dinâmica: O Tempo do Fim
Objetivo: Iniciar e
conduzir o estudo sobre o Tempo do Fim, baseado no capítulo 8 do livro de
Daniel.
Material:
Bíblia
para acompanhar o relato da visão
Revista
de jovens para pesquisa
Figuras
dos animais que aparecem na visão
01
rolo de fita adesiva
01
quadro branco
01
cartolina
-
Falem: O texto bíblico base da lição está no capítulo 8 do livro de Daniel e
refere-se a descrição da 2ª. visão do profeta. Façam um relato da visão.
É
interessante que vocês apresentem figuras dos animais ou outro recurso visual,
pois a associação do que é falado com o que se vê melhora a retenção da
aprendizagem.
- Perguntem
aos alunos: O que vocês conhecem sobre isto?
Aguardem
as respostas.
Anotem
cada resposta numa cartolina e reservem. Vocês vão utilizá-la no final da aula.
- Coloquem
no quadro as seguintes perguntas, que vão conduzir o estudo do tema:
Os
dois animais: o carneiro e o bode.
A
luta dos dois animais dentro do contexto profético.
Os
chifres do carneiro – 01 menor que o outro
Os
chifres quebrados pelo bode
Os
04 chifres menores
O
pequeno chifre
O
tempo do fim
-
Leiam com os alunos cada pergunta.
-
Depois, peçam aos alunos que pesquisem na revista as perguntas citadas acima.
Estipulem um tempo máximo de 20 minutos para este fim.
Orientem
que à medida que forem lendo, individualmente, os alunos que falarem primeiro qualquer
uma das respostas, vão ganhar um brinde, um chocolate etc.
Estimulem
que todos os alunos participem, se esforcem para buscar as respostas.
Quando
um aluno falar que encontrou uma das respostas, peçam para que ele fale alto e os
colegas escutem com atenção.
Quando
todas as respostas forem respondidas, vocês podem acrescentar outras informações
sobre o tema até abranger o conteúdo exposto na lição.
-
Após a conclusão do estudo, apresentem a cartolina com as respostas deles no início
da aula e perguntem:
E,
agora, depois do estudo da lição, o que vocês podem acrescentar ou corrigir
sobre o que apontaram?
Espera-se
que eles apresentem muitas informações que aprenderam durante a aula.
Por Sulamita Macedo.
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