RSS

segunda-feira, 9 de setembro de 2024

Juvenis:  Um estudo Panorâmico de Apocalipse

Lição 11: O Apocalipse e o julgamento final

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

os e/ou visitantes e apresentem cada um.

6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprmetida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

2 – Agora, vocês iniciam o estudo da litção. Vejam as sugestões abaixo:

- Apresentem o título da lição: O Apocalipse e o julgamento final, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.

Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.

- Para iniciar o estudo do tema, utilizem a dinâmica “O Juízo Final”.

- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.

Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Por Sulamita Macedo.

 

Dinâmica: O Juízo Final

Objetivo: Iniciar e conduzir o estudo sobre o Juízo Final.

Material:

01 quadro branco

02 marcadores de quadro branco de cores diferentes

01 cartolina

01 mapa escatológico

Procedimento:

- Escrevam no quadro a expressão “Juízo Final”.

- Perguntem aos alunos: O que vocês conhecem sobre isto?

Aguardem as respostas.

Anotem cada resposta numa cartolina e reservem. Vocês vão utilizá-la no final da aula.

- Utilizem um mapa escatológico e mostrem na linha do tempo quando acontecerá o Juízo Final.

- Coloquem no quadro as seguintes perguntas, que vão conduzir o estudo do tema:

O que é o Juízo Final?

Em que se baseará este julgamento?

Quando acontecerá?

Quem será o Juiz?

Terá advogado?

Quem serão julgados?

E a Igreja vai atuar nesse julgamento?

Onde estarão escritos os feitos humanos?

Quem serão julgados antes do Juízo Final?

- Leiam com os alunos cada pergunta.

- Depois, peçam aos alunos que pesquisem na revista as perguntas citadas acima. Estipulem um tempo máximo de 20 minutos para este fim.

Orientem que à medida que forem lendo, individualmente, os alunos que falarem primeiro qualquer uma das respostas, vão ganhar um brinde, um chocolate etc.

Estimulem que todos os alunos participem, se esforcem para buscar as respostas.

Quando um aluno falar que encontrou uma das respostas, peçam para que ele fale alto e os colegas escutem com atenção.

Quando todas as respostas forem respondidas, vocês podem acrescentar outras informações sobre o tema até abranger o conteúdo exposto na lição.

- Após a conclusão do estudo, apresentem a cartolina com as respostas deles no início da aula e perguntem:

E, agora, depois do estudo da lição, o que vocês podem acrescentar ou corrigir sobre o que apontaram?

Espera-se que eles apresentem muitas informações que aprenderam durante a aula.

Por Sulamita Macedo. 

0 comentários: