Juvenis: Um estudo
Panorâmico de Apocalipse
Lição
11: O
Apocalipse e o julgamento final
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
os
e/ou visitantes e apresentem cada um.
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprmetida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação
dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a
aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a
criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão
entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas
aqui.
2
– Agora, vocês iniciam o estudo da litção. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição:
O
Apocalipse e o julgamento final, escrevendo no quadro branco.
Utilizem marcador específico para quadro branco.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
-
Para iniciar o estudo do tema, utilizem a dinâmica “O Juízo Final”.
-
Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se
de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação
do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade.
Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para
chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Por
Sulamita Macedo.
Dinâmica: O Juízo Final
Objetivo: Iniciar e
conduzir o estudo sobre o Juízo Final.
Material:
01
quadro branco
02
marcadores de quadro branco de cores diferentes
01
cartolina
01
mapa escatológico
- Escrevam
no quadro a expressão “Juízo Final”.
- Perguntem
aos alunos: O que vocês conhecem sobre isto?
Aguardem
as respostas.
Anotem
cada resposta numa cartolina e reservem. Vocês vão utilizá-la no final da aula.
- Utilizem
um mapa escatológico e mostrem na linha do tempo quando acontecerá o Juízo
Final.
- Coloquem
no quadro as seguintes perguntas, que vão conduzir o estudo do tema:
O
que é o Juízo Final?
Em
que se baseará este julgamento?
Quando
acontecerá?
Quem
será o Juiz?
Terá
advogado?
Quem
serão julgados?
E
a Igreja vai atuar nesse julgamento?
Onde
estarão escritos os feitos humanos?
Quem
serão julgados antes do Juízo Final?
-
Leiam com os alunos cada pergunta.
-
Depois, peçam aos alunos que pesquisem na revista as perguntas citadas acima.
Estipulem um tempo máximo de 20 minutos para este fim.
Orientem
que à medida que forem lendo, individualmente, os alunos que falarem primeiro qualquer
uma das respostas, vão ganhar um brinde, um chocolate etc.
Estimulem
que todos os alunos participem, se esforcem para buscar as respostas.
Quando
um aluno falar que encontrou uma das respostas, peçam para que ele fale alto e os
colegas escutem com atenção.
Quando
todas as respostas forem respondidas, vocês podem acrescentar outras informações
sobre o tema até abranger o conteúdo exposto na lição.
-
Após a conclusão do estudo, apresentem a cartolina com as respostas deles no início
da aula e perguntem:
E,
agora, depois do estudo da lição, o que vocês podem acrescentar ou corrigir
sobre o que apontaram?
Espera-se
que eles apresentem muitas informações que aprenderam durante a aula.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário