Discipulando – 3º. Ciclo: Vivendo as Verdades Bíblicas
Lição
11: Relacionando-se com a igreja
local
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem
os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
– Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação
dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a
aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a
criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão
entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas
aqui.
-
Apresentem o título da lição: Relacionando-se com a igreja local, escrevendo no
quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
-
Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para
chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
Para
ilustrar o estudo do tema, apliquem a dinâmica “Você é importante”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Você é importante
Objetivos:
Refletir
sobre a valorização pessoal.
Enfatizar
a importância de frequentar uma igreja
local.
01
quebra-cabeça para cada grupo
Observação:
Adquiram quebra-cabeça com poucas peças. Vocês podem encontrar com preço
bastante baixo nas lojas de material importado.
Procedimento:
-
Dividam os alunos em grupos.
-
Distribuam para cada grupo um quebra-cabeça faltando uma peça, mas não falem
isto para eles.
-
Peçam para que cada grupo monte o quebra-cabeça. Observem o trabalho deles.
Logo, eles vão falar que está faltando uma peça.
-
Depois, questionem:
Está
peça é importante para o quebra-cabeça?
Todas
as peças estão montadas e somente uma faz falta? Por quê?
-
Depois, falem: Faz de conta que as peças são vocês, todos são importantes para
o grupo. Vocês são importantes para suas famílias e para a igreja.
-
Então, entreguem a peça que falta para cada grupo e solicitem para que concluam
o preenchimento do quebra-cabeça.
-
Depois, trabalhem com os alunos sobre a valorização pessoal e a importância de
estar participando de uma igreja local.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário