Adolescentes Currículo 2022: Apóstolo Paulo, o Grande Missionário
Lição
13: A
partida e o legado de Paulo
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação
dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a
aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a
criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão
entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas
aqui.
2
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição: A partida e o legado de Paulo , escrevendo no
quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.
Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
-
Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se
de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação
do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade.
Dessa forma, vocês estão contextualizando
o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para
chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
- Para iniciar o estudo do tema, utilizem a dinâmica “
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: O legado de Paulo
Objetivo:
Finalizar
o estudo sobre o apóstolo Paulo, apontando itens do legado desse missionário
destemido.
Palavras
e/ou expressões digitadas(ver no procedimento)
Fita
adesiva
Quadro
branco ou cartolina
Marcador
para quadro branco ou pincel atômico
Procedimento:
Momento antes da aula:
Coloquem
as palavras ou expressões que fazem referência ao legado de Paulo debaixo das
cadeiras(antes dos alunos chegarem). Vejam abaixo:
-
Promoveu a expansação do evangelho, apesar das dificuldades e perseguições
-
Demonstrou cuidado com os irmãos e a organização das igrejas
-
Visitou igrejas para observar seu desenvolvimento e orientá-las
-
Escreveu 13 cartas para ensinar e corrigir, estabelecendo as bases da teologia
do cristianismo
-
Incentivou os companheiros e formou jovens obreiros
-
Viveu para servir a Deus, cumprindo o Ide de Jesus
Na aula:
-
Falem: Hoje, estamos concluindo o estudo sobre o apóstolo Paulo, enfatizando
seu legado para o mundo cristão.
-
Perguntem: O que é legado?
Aguardem
as respostas.
De
acordo com o dicionário, no sentido figurado, legado é aquilo que é passado
para as gerações que se seguem.
-
Falem: Qual o legado de Paulo para as gerações seguintes, inclusive a nossa?
Aguardem
as respostas e anote-as num quadro ou cartolina.
-
Depois, peçam para que os alunos procurem outras informações, falando que estão
colocadas debaixo das cadeiras.
Deixem
que eles procurem e peçam para que eles leiam para a turma.
-
Em seguida, reflitam com os alunos sobre a colocação das palavras e expressões
debaixo das cadeiras e eles ter que procurá-las.
Levem
os alunos a pensar que isto demonstra esforço e persitência nas ações que podem
ser extraídas do legado de Paulo.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário