Pré-adolescentes Currículo 2022 - Servindo a Deus com
meus Talentos
Lição
10: O Funcionamento da Igreja
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham conversa
informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação
dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a
aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a
criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão
entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas
aqui.
-
Apresentem o título da lição: O Funcionamento da Igreja, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico
para isto.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
-
Para iniciar a aula, utilizem a dinâmica “Dai a César o que é de César”.
-
Em seguida, trabalhem os demais pontos levantados na lição, sempre de forma participativa.
-
Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para
chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Dai a César o que é de César
Objetivo:
Introduzir o estudo sobre as obrigações do cristão com relação ao Estado.
Material:
01
figura grande da moeda cunhada com a imagem de César
Procedimento:
-
Apresentem para os alunos uma figura da moeda cunhada com a imagem de César.
-
Perguntem: De qual situação bíblica, vocês lembram sobre dessa moeda?
Aguardem as respostas.
-
Depois, leiam com os alunos sobre esse episódio, que se encontra em Marcos 12.
14 a 17:
“E,
chegando eles, disseram-lhe: Mestre, sabemos que és homem de verdade, e de
ninguém se te dá, porque não olhas à aparência dos homens, antes com verdade
ensinas o caminho de Deus; é lícito dar o tributo a César, ou não? Daremos, ou
não daremos?
Então
ele, conhecendo a sua hipocrisia, disse-lhes: Por que me tentais? Trazei-me uma
moeda, para que a veja.
E
eles lha trouxeram. E disse-lhes: De quem é esta imagem e inscrição? E eles lhe
disseram: De César.
E
Jesus, respondendo, disse-lhes: Dai pois a César o que é de César, e a Deus o
que é de Deus. E maravilharam-se dele”.
-
Na lição de hoje, vamos estudar sobre os deveres do cristão com relação ao
Estado.
-
Vamos pensar e refletir sobre esse assunto, pensando o que nos dias de hoje o
que seria dar a “César o que é de César”.
E, qual deve ser nossos deveres, obrigações com o Estado?
Deixem
que os alunos falem, enquanto isto vocês vão escrevendo as respostas no quadro
ou cartolina.
-
Depois, iniciem o estudo da lição.
Por Sulamita Macedo.
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