RSS

segunda-feira, 9 de setembro de 2024

Adultos: O Deus que Governa o Mundo e Cuida da Família - Os Ensinamentos Divinos nos Livros de Rute e Ester para a Nossa Geração

Lição 11: A Humilhação de Hamã e a Honra de Mardoqueu

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor.Entetanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso., recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

- Apresentem o título da lição: A Humilhação de Hamã e a Honra de Mardoqueu, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.

Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.

- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.

Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

- Para ilustrar o estudo da lição, utilizem a dinâmica “Alterando o curso da história”.

Tenham uma excerlente e produtiva aula!

 

Dinâmica: Alterando o curso da história

Objetivo: Contextualizar o estudo sobre a providência de Deus, mudando o curso da história da vida de Mardoqueu.

Material:

Não precisa

Procedimento

- Organizem os alunos em círculo para uma Roda de Conserva.

- Falem: Acabamos de estudar sobre a providência de Deus na mudança do curso da história da vida de Mardoqueu

- Perguntem: E na vida de vocês, o que podem relatar sobre a providência divina, mudança situações?

Então, oportunizem aos alunos um momento para isto.

Orientem para que falem objetivamente qual era a situação e qual o resultado. Não precisam se estender muito com detalhes.

- Para conluir, falem: Estudamos um caso da providência divina no passado com o personagem Mardoqueu e cabamos de escutar o que Deus tem feito na atualidade na vida de...(falem os nomes dos alunos).

Por Sulamita Macedo. 

0 comentários: