Lição 11: A Humilhação de Hamã e a Honra de Mardoqueu
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que
vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou
oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas
sugestões:
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um
método que está centralizado na oralidade por parte do professor.Entetanto,
esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o
professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e
a aprendizagem fica comprometida.
Por isso., recomendo que vocês, busquem a participação
dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que você apresente estratégias que
estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações
e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição,
use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão
entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas
aqui.
- Apresentem o título
da lição: A Humilhação de Hamã e a Honra de
Mardoqueu, escrevendo
no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.
Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos
didáticos.
- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês
devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e
situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro
branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
- Para ilustrar o estudo da lição, utilizem a dinâmica
“Alterando o curso da história”.
Tenham uma excerlente e produtiva aula!
Dinâmica: Alterando o curso da história
Objetivo:
Contextualizar o estudo sobre a providência de Deus, mudando o curso da história
da vida de Mardoqueu.
Não
precisa
Procedimento
-
Organizem os alunos em círculo para uma Roda de Conserva.
- Falem:
Acabamos de estudar sobre a providência de Deus na mudança do curso da história
da vida de Mardoqueu
- Perguntem:
E na vida de vocês, o que podem relatar sobre a providência divina, mudança
situações?
Então,
oportunizem aos alunos um momento para isto.
Orientem
para que falem objetivamente qual era a situação e qual o resultado. Não precisam
se estender muito com detalhes.
-
Para conluir, falem: Estudamos um caso da providência divina no passado com o
personagem Mardoqueu e cabamos de escutar o que Deus tem feito na atualidade na
vida de...(falem os nomes dos alunos).
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário