Adolescentes Currículo 2022: Apóstolo Paulo, o Grande Missionário
Lição
12: Os
amigos e cooperadores de Paulo
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa
informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação
dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a
aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a
criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão
entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas
aqui.
2
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição: Os amigos e cooperadores de Paulo, escrevendo no quadro
branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
-
Para iniciar o estudo do tema, utilizem a dinâmica “Cooperadores de Paulo”.
-
Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se
de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação
do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade.
Dessa forma, vocês estão contextualizando
o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para
chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Cooperadores de Paulo
Objetivo: Refletir
sobre a importância da liderança e os cooperadores.
Material:
Muitos
objetos de tamanhos e pesos variados
Procedimento:
-
Entreguem todos os objetos uma pessoa da sala.
-
Peçam para que esta pessoa comece a andar. Observem a dificuldade de conduzir
todos eles.
-
Agora, chamem 02 alunos, que deverão ajudar o colega que está sobrecarregado.
Observem esta nova situação: a divisão de algo com os colegas.
-
Moisés também precisou de colaboradores que tinham propósitos comuns.
Peçam
para que 01 aluno levante os braços e quando estiver cansado, 02 colegas devem
ajudá-lo, de acordo com o texto bíblico abaixo:
“E
acontecia que, quando Moisés levantava a sua mão, Israel prevalecia; mas quando
ele abaixava a sua mão, Amaleque prevalecia. Porém as mãos de Moisés eram
pesadas, por isso tomaram uma pedra, e a puseram debaixo dele, para assentar-se
sobre ela; e Arão e Hur sustentaram as suas mãos, um de um lado e o outro do
outro; assim ficaram as suas mãos firmes até que o sol se pôs” (Ex17. 11 e 12).
-
Paulo, o líder, precisou de dois cooperadores, Timóteo e Tito, preparados e
capacitados para o serviço. Sigamos pois este exemplo(Fp 2. 19 e 25).
-
Para finalizar, falem: É sobre isto que vamos estudar nesta lição.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário