Dinâmica: Injustiça, não!
Objetivos:
Iniciar a aula, exemplificando a temática da aula com
o ditado popular “Não faça com os outros, o que você não gostaria que fizessem
a você”.
Enfatizar que atos de injustiça devem ser combatidos e
denunciados.
¼ da folha de papel ofício e caneta para cada aluno.
Procedimento:
- Organizem os alunos em círculo.
- Distribuam ¼ da folha de papel ofício.
- Solicitem para que cada aluno escreva o que ele
deseja que seu colega do lado esquerdo realize, naquele momento da aula.
Normalmente as ações são engraçadas e até “micos”.
Veja um exemplo: Maria deve fazer tal coisa. João(nome
da pessoa que está escrevendo).
Orientem que o colega não pode ver o que o aluno está
escrevendo.
- Recolham todos os papéis.
- Agora, falem: A regra da brincadeira está mudada. Quem
vai realizar a tarefa é a pessoa que escreveu e não o colega para quem você
desejou.
- Então, os alunos deverão realizar as tarefas.
Certamente, haverá um pouco de rejeição ou vergonha,
mas encorajem os alunos.
- Depois, falem: Esta é a finalidade da dinâmica: não
desejar aos outros ou fazer algo com os outros, que você não gostaria para
você.
- Perguntem: Mas, o que isto tem a ver com a aula?
Aguardem as respostas.
Em seguida, afirmem que isto tem a ver com a mudança
de situação que ocorreu com Hamã: o desejo dele de matar Mordoqueu, providenciando
uma forca, porém ele(Hamã) foi enforcado nela.
- Para concluir, leiam:
“E, como vós quereis que os homens vos façam, da mesma
maneira lhes fazei vós também” Lc 6.31
- Então, comecem a trabalhar os itens apontados na
lição que apresentam detalhes desta situação citada.
Ideia original desta técnica desconhecida
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário