Adolescentes Currículo 2022: Apóstolo Paulo, o Grande Missionário
Lição
11: A
prisão e o julgamento de Paulo
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação
dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a
aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a
criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão
entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas
aqui.
2
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição: A prisão e o julgamento de Paulo, escrevendo no
quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
-
Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se
de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação
do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade.
Dessa forma, vocês estão contextualizando
o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para
chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
-
Para ilustrar o estudo do tema, utilizem a dinâmica “A Prisão do apóstolo
Paulo”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: A Prisão do apóstolo Paulo
Objetivo: Iniciar
o estudo sobre a prisão e julgamento do apóstolo Paulo,
Material:
01
corrente confeccionada de papel ou EVA
01
Chicote ou um cinto ou um cinturão
01
alfinete ou agulha
01
cartolina
01 pincel atômico
Procedimento:
-
Perguntem:
Para
este aluno que vai relatar este caso, entreguem uma corrente, para representar
a situação vivenciada.
.
Alguém já sofreu uma agressão física de algum colega numa discussão ou briga?
Como você se sentiu como apanhou?
Para
este aluno que vai relatar este caso, entreguem um cinto, para representar a
situação vivenciada.
.
Alguém já se furou com algo perfurante, como prego, alfinete etc?
Para
este aluno que vai relatar este caso, entreguem uma agulha, para representar a
situação vivenciada.
-
Falem: Todas estas situações causaram para vocês sofrimento, tristeza etc. Mas,
hoje vamos estudar sobre uma pessoa que sofreu muito e nem se compara com o que
vocês relataram.
-
Falem: Vocês já sabem que o apóstolo Paulo, durante as viagens missionárias,
aconteceram várias situações que provocaram muito sofrimento para Ele. Na lição
de hoje, vamos estudar sobre a prisão e o julgamento do apóstolo Paulo.
-
Perguntem: Por que Paulo passou por este sofrimento?
Aguardem
as respostas, anote-as na catrtolina e reservem para usar no final da aula.
-
Agora, trabalhem os pontos levantados na lição.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário