RSS

segunda-feira, 9 de setembro de 2024

Adolescentes Currículo 2022: Apóstolo Paulo, o Grande Missionário

Lição 11: A prisão e o julgamento de Paulo

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:

- Apresentem o título da lição: A prisão e o julgamento de Paulo, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.

Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.

- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.

Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando

o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

- Para ilustrar o estudo do tema, utilizem a dinâmica “A Prisão do apóstolo Paulo”.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Dinâmica: A Prisão do apóstolo Paulo

Objetivo: Iniciar o estudo sobre a prisão e julgamento do apóstolo Paulo,

Material:

01 corrente confeccionada de papel ou EVA

01 Chicote ou um cinto ou um cinturão

01 alfinete ou agulha

01 cartolina

01 pincel atômico

Procedimento:

- Perguntem:

.  Alguém aqui passou por uma situação em que ficou trancado sem poder sair de algum lugar? Como você se sentiu?

Para este aluno que vai relatar este caso, entreguem uma corrente, para representar a situação vivenciada.

. Alguém já sofreu uma agressão física de algum colega numa discussão ou briga? Como você se sentiu como apanhou?

Para este aluno que vai relatar este caso, entreguem um cinto, para representar a situação vivenciada.

. Alguém já se furou com algo perfurante, como prego, alfinete etc?

Para este aluno que vai relatar este caso, entreguem uma agulha, para representar a situação vivenciada.

- Falem: Todas estas situações causaram para vocês sofrimento, tristeza etc. Mas, hoje vamos estudar sobre uma pessoa que sofreu muito e nem se compara com o que vocês relataram.

- Falem: Vocês já sabem que o apóstolo Paulo, durante as viagens missionárias, aconteceram várias situações que provocaram muito sofrimento para Ele. Na lição de hoje, vamos estudar sobre a prisão e o julgamento do apóstolo Paulo.

- Perguntem: Por que Paulo passou por este sofrimento?

Aguardem as respostas, anote-as na catrtolina e reservem para usar no final da aula.

- Agora, trabalhem os pontos levantados na lição.

Por Sulamita Macedo.

0 comentários: