Discipulando – 4º. Ciclo: Portando uma nova identidade
Lição
01: Um novo caráter: A lei do reino de Deus
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
– Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação
dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a
aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a
criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão
entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas
aqui.
- Apresentem o título
da lição: Um novo caráter: A lei do reino de Deus, escrevendo
no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
-
Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave ou
perguntas para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes,
como por exemlo
-
Para ilustrar o tema da aula, utilizem a
dinâmica “Caixa da Felicidade”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Caixa da Felicidade
Objetivos:
Estudar
sobre as Bem-aventuranças.
Refletir
sobre a felicidade passageira e a espiritual.
-
01 caixa de sapato com tampa
-
Digitar estas 10 expressões(o papel deve ser do tamanho da caixa)
Caixa
da Felicidade
OS
BEM AVENTURADOS
Bem-aventurado
os pobres de espírito
Bem-aventurado
os que choram
Bem-aventurado
os humildes
Bem-aventurado
os que têm fome e sede de fazer a vontade de Deus
Bem-aventurado
os misericordiosos
Bem-aventurado
os puros de coração
Bem-aventurado
os pacificadores
Bem-aventurado
os perseguidos por causa de Cristo.
-
Papéis ofício branco ou colorido
-
01 coleção de lápis hidrocor
-
01 tubo de cola
-
01 tesoura
-
01 rolo de fita adesiva
Procedimento:
Dias antes da aula:
-
Colar o nome Caixa da Felicidade na tampa da caixa(parte externa)
-
Colocar dentro da caixa as expressões digitadas na ordem em que se encontram no
item material, isto é, primeiro as bem-aventuranças e em cima delas a expressão
OS BEM-AVENTURADOS.
Durante a aula:
-
Apresentem a Caixa da Felicidade.
-
Falem: Nesta caixa contém formas de felicidade. Vamos conhecer agora algumas
destas maneiras de ser feliz.
-
Então, peçam para que os alunos falem sobre momentos que eles se sentiram mais
felizes.
Aguardem
os relatos. Depois escrevam em tiras de papel ofício uma frase ou palavra que
representem estes momentos felizes citados pelos alunos.
Colem
estas frases e/ou palavras na tampa da caixa(parte exterior).
-
Perguntem: Estes momentos de felicidade, que vocês citaram, como eles podem ser
classificados, isto é, eles são do aspecto material ou espiritual?
Observem
as respostas. Certamente a maioria vai estar no campo material.
-
Agora, precisamos abrir a Caixa da Felicidade!
-
Então, peçam para que um aluno abra a caixa e retire o primeiro papel e leia
para a turma o que está escrito nele: OS BEM-AVENTURADOS.
-
Falem: No sermão da Montanha, Jesus apresenta as Bem-aventuranças. Mas o que
significa esta palavra?
Depois,
falem: A palavra "bem-aventurado” significa: Pessoa muito feliz.
-
Agora, Falem: Vamos conhecer quem são as pessoas bem-aventuradas, felizes? Para
isto, peçam para que um aluno por vez tire um papel da caixa e leia para turma.
Depois,
coloquem no quadro cada expressão e falem: Aqui temos os bem-aventurados. Mas,
por que eles são bem-aventurados, felizes?
Estas
explicações para cada bem-aventurança devem ser acompanhadas da leitura bíblica
de Mateus 5.3 a 12, para que seja lida a complementação do versículo. Procurem
utilizar uma linguagem simples e mais próxima da realidade dos seus alunos, de
forma que seus alunos compreendam o real significado delas.
-
Perguntem: Em que se fundamenta a felicidade apresenta por Jesus? Em bens
materiais ou espirituais? Como podemos encontrá-la?
Aguardem
as respostas. Elas convergirão para o aspecto espiritual.
-
Para concluir, falem: Vamos pensar um pouco sobre esta questão: Por que as
bem-aventuranças estavam dentro da caixa?
Aguardem
as respostas.
Depois
falem: isto nos remete a algo interior, espiritual e que deve ser guardado com
cuidado, no sentido de ser preservado para que não se perca o foco da
felicidade, que encontramos somente em Jesus.
Por
Sulamita Macedo.
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