Adolescentes - Currículo do Ano 2: Vivendo em
Família
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
- Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los,
vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se
importam com eles.
3
- Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos
ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de
telefone ou email.
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4
– Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5
– Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado,
associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês
terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição.
Vejam estas sugestões:
-
Falem sobre o tema aula: Pais separados. Em quem confio?
-
Depois, trabalhem os pontos abaixo de forma participativa:
O
casamento enquanto instituição divina, unindo o homem e a mulher, foi criado
para a formação da família.
A
queda do homem e os efeitos nocivos no relacionamento com Deus e os seus
familiares.
Problemas
que afetam o casamento, levando ao divórcio.
Os
filhos devem ser cuidados e amados pelos pais mesmo separados
-
Em seguida, utilizem a dinâmica “Cabo de
Guerra”.
-
Para finalizar, falem sobre a importância da união familiar e façam uma oração
pelas famílias dos seus alunos.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Cabo de Guerra
Objetivo:
Refletir sobre a situação dos filhos divididos entre atenção e orientação dos
pais separados.
Material:
uma corda, palavras digitadas: PAI, MÃE, VOCÊ.
Procedimento:
-
Falem para os alunos sobre uma brincadeira por nome “cabo de guerra”, que
consiste em duas equipes segurar uma corda, cada uma numa extremidade oposta,
vencendo aquela que puxar a outra até que ultrapasse a marca traçada no chão,
equivalendo a metade da corda.
-
Depois, façam uma simulação dessa brincadeira, com algumas modificações:
.
Escolham dois alunos para puxar a corda, um de cada lado.
.
Coloquem de um lado da corda a palavra “PAI” e do outro lado “MÃE”.
.
No meio da corda, coloquem a palavra “VOCÊ”.
-
Marquem a metade da corda, com um traço no chão ou utilizem um objeto para esta
demarcação.
-
Solicitem aos dois alunos para iniciar o jogo e solicitem que os demais
observem.
-
Depois, perguntem o que estamos vendo? O que isto pode exemplificar?
Aguardem
as respostas. Fiquem atentos as falas dos alunos, pois nesse momento, alguns
podem se identificar com esta situação.
-
Falem apontando para o cabo de guerra: Alguns alunos podem estar passando por
uma situação semelhante a um cabo de guerra, pois possuem pais separados. O pai
puxa para um lado, a mãe para o outro. E você, no meio dessa guerra. O que
fazer?
-
Depois, trabalhem com os alunos os pontos levantados na lição, enfatizando que
embora os pais estejam separados, precisam apoiar, orientar, amar os filhos.
Ideia
original da brincadeira Cabo de guerra: desconhecida
Dinâmica
elaborada por Sulamita Macedo.
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