Adolescentes - Currículo do Ano 2: Vivendo em
Família
Lição 08: Dividido entre a família e os colegas
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
- Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los,
vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se
importam com eles.
3
- Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos
ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de
telefone ou email.
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4
– Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5
– Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado,
associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês
terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição.
Vejam estas sugestões:
-
Falem sobre o tema da aula: Dividido entre a Família e os Colegas.
-
Conversem com os alunos sobre o tempo diário que eles têm com a família e com
os colegas. Aproveitem e falem sobre o tipo de ideias que são transmitidas em
casa e o que eles escutam quando estão com os amigos.
-
Em seguida, utilizem a dinâmica “A
Pressão”, que proporcionará a refleção sobre a importância do diálogo na família, o
ensino de valores cristão no lar e na Igreja, em oposição à pressão dos colegas
não crentes.
-
Depois, contem a história relatada no texto “Aos Pais” (postado abaixo) e reflitam sobre a importância do tempo
dos pais para os filhos e vice-versa.
Ao
final da aula, distribuam uma cópia do texto e peçam para que entreguem aos
pais em casa; se possível peçam para que eles leiam o texto com seus pais.
-
Trabalhem outros pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e
contextualizada.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: A Pressão
Objetivo:
Refletir sobre a importância do diálogo na família, o ensino de valores cristão
no lar e na Igreja, em oposição à pressão dos colegas não crentes.
Material:
10 bexigas
Procedimento:
-
Dividam a turma em 02 grupos.
-
Para o grupo 01, orientem para fazer um círculo e distribuam 05 bexigas, peçam
para que encham e em seguida eles devem escrever nos balões valores que a
família ensina para os filhos.
-
Para o grupo 02, orientem para fazer um círculo e distribuam 05 bexigas, peçam
para que encham e em seguida eles devem escrever nos balões o que os colegas
dizem para que eles façam.
-
Depois, o grupo 01 deve fazer um círculo que não deixe brecha. Os balões devem
ficar dentro do círculo e os componentes vão defender seus valores, não
deixando que pessoas do grupo 02 penetrem e/ou coloquem outras bexigas com
outros valores.
-
O grupo 02 deve fazer um círculo ao redor do grupo 01. Seu objetivo é romper o
círculo do grupo 01 e colocar outras bexigas com valores diferentes.
-
Depois da realização dessa atividade, perguntem:
O
que podemos tirar de lição com esta atividade?
Como
foi o ataque e a defesa dos dois grupos?
Quais
as dificuldades para defender os valores?
Como
o grupo 01 se sentiu pressionado pelo grupo 02?
-
Depois, peçam para que eles leiam quais os valores do grupo 01(família) e do
grupo 02(amigos).
-
Para finalizar, enfatizem a importância do tempo que os pais precisam ter para
dialogar com seus filhos, como também a importância do envolvimento do jovem
crente com os trabalhos da igreja, específicos para sua faixa etária.
Por
Sulamita Macedo.
Texto de Reflexão: Aos Pais
Um menino, com voz tímida e os olhos cheios de
admiração, pergunta ao pai, quando este retorna do trabalho:
- Papai! Quanto o Sr. Ganha por hora?
O pai, num gesto severo, respondeu:
- Escuta aqui meu filho, isto nem a sua mãe sabe!
Não amole, estou cansado!
Mas o filho insiste:
- Mas papai, por favor, diga quanto o Sr. ganha por
hora?
A reação do pai foi menos severa e respondeu:
- Três reais por hora
-
Então, papai, o Sr. poderia me emprestar um real?
O pai, cheio de ira e tratando o filho com
brutalidade, respondeu:
- Então era essa a razão de querer saber quanto eu
ganho? Vá dormir e não me amole mais, menino aproveitador!
Já era tarde quando o pai começou a pensar no que
havia acontecido e sentiu-se culpado. Talvez, quem sabe, o filho precisasse
comprar algo. Querendo descarregar sua consciência doida, foi até o quarto do
menino e, em voz baixa, perguntou:
- Filho, está dormindo?
- Não papai! (respondeu o sonolento garoto)
- Olha aqui está o dinheiro que me pediu, um real.
- Muito obrigado, papai! (disse o filho,
levantando-se e retirando mais dois reais de uma caixinha que estava sob a
cama).
- Agora já completei, Papai! Tenho três reais.
Poderia me vender uma hora de seu tempo?
Autoria
do texto desconhecida.
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