Texto Pedagógico
Gincana na EBD
Gincana é uma estratégia lúdica e didática, que
envolve equipes diferentes em competição, visando obter ampliação do ensino
ministrado.
Os pontos positivos de uma gincana:
- Estimula a participação dos alunos.
- Promove o envolvimento entre os alunos e os
professores.
- Amplia o conteúdo.
- Desafia a competitividade.
- Favorece a troca de experiências.
Alguns cuidados devem ser observados para a
execução de uma gincana:
- Resistência em utilizar metodologia diferenciada
por parte de uma boa parte dos professores.
- Alunos mais tímidos normalmente rejeitam este
tipo de atividade. É importante integrá-los em ações que não se exponham muito.
- Compreender que é uma atividade pedagógica e não
um mero passatempo.
É possível organizar uma gincana, para realizar na
EBD, de duas formas distintas – a complexa e a simples. Vejam os pontos relevantes para uma gincana
de forma mais complexa, que geralmente é executada ao final do trimestre:
- Escolha do tema: Refere-se ao tema gerador de
todas as atividades que serão realizadas na gincana, que pode ser o tema do
trimestre ou outro.
- Comissão Organizadora: Trata-se uma equipe,
normalmente pequena, que organiza com antecedência as atividades da gincana
para que haja sucesso no momento de sua realização.
- Material/Recurso: O material a ser adquirido deve
ser providenciado de acordo com as tarefas. Os recursos para tal fim devem ser
disponibilizados com antecedência.
- Formação de Equipes: Numa gincana há a divisão
dos alunos em equipes, até porque é uma metodologia competitiva. Para agrupar
os alunos é recomendável haver grupos formados por ambos os sexos. As equipes
devem escolher uma cor e/ou nome para identificação e formular seu grito de
guerra.
- Tarefas: Devem ser diversificadas, abrangendo
atividades sobre o conteúdo, mesclando com perguntas e atividades que envolvem
ação. Pensar na quantidade de tarefas é importante para não se estender por
muito tempo.
- Pontuação: As tarefas recebem uma pontuação de
acordo com a dificuldade de realização e se foram cumpridas ou não pelas
equipes.
- Comissão julgadora: É interessante escolher
algumas pessoas para fazer parte da comissão julgadora, que deverão receber uma
tabela contendo as tarefas e os nomes das equipes, além das orientações sobre a
pontuação das tarefas.
- O condutor: Deve ser uma pessoa animada que tenha
conhecimento da elaboração e normas da gincana, que possa conduzi-la de forma
ordeira, como também divulgar o resultado final, com base no somatório de
pontos das equipes.
- Local de realização da gincana: O local de
realização, de uma gincana dentro dos moldes discriminados, deve ser em local
apropriado para que as equipes possam apresentar suas tarefas, grito de guerra
etc. Dentro da igreja julgo que seja inconveniente, mas em outro espaço do
ambiente da igreja é possível.
- Premiação: A equipe vencedora pode receber uma
premiação que fica a critério e condições financeiras dos organizadores e de
acordo com o tipo de classe/aluno.
Diante do exposto, observa-se que a gincana
elaborada envolvendo todos os pontos acima, pode ser denominada de “complexa” e
que requer local apropriado, conforme já mencionado. Mas, há ainda a
possiblidade de montar uma gincana mais “simples”, sem muitos detalhes, que
pode ser realizada até dentro da igreja, no momento da aula, sob a condução do
professor, com atividades e perguntas sobre o conteúdo, dividindo a turma em 02
ou 03 equipes. O somatório da pontuação pode ser feita no quadro pelo
professor, à medida que as tarefas forem executadas.
Que tal estimular os alunos e professores para uma
gincana para o final do trimestre?
Gincana dá trabalho para elaborar e realizar, mas é prazeroso ver o
envolvimento dos alunos numa atividade que proporciona aprendizagem diferente
do que comumente ocorre na EBD.
Por
Sulamita Macedo.
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