Pré-adolescentes – Currículo do Ano 2: Descobrindo
meus Direitos e Deveres
Lição 06: Cuidando do Tempo
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
- Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los,
vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se
importam com eles.
3
- Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos
ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de
telefone ou email.
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4
– Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5
– Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado,
associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês
terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Cheguem na EBD mais cedo que os alunos e coloquem várias figuras de relógio ou
até mesmo vários tipos de relógio, ampulheta, cronometro etc para fazer a
ambientação da classe para o tema.
-
Falem: A lição de hoje tem como tema o cuidado que devemos ter com o tempo.
-
Iniciem o estudo do tema aplicando a dinâmica
“O Tempo passa, o tempo voa!”.
- Depois os pontos
levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada, pois
dessa forma a aprendizagem será mais significativa.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica:
O Tempo passa, o tempo voa!
Objetivo:
Refletir sobre a organização do tempo com atividades produtivas.
Material:
01 desenho de relógio grande
para cada aluno
01 lápis grafite para cada
aluno
01 quadro ou cartolina
01 pincel para quadro
branco, giz ou pincel atômico
Procedimento:
- Perguntem: Como estamos
organizando o nosso tempo?
- Entreguem para cada aluno
uma figura de um relógio para que escreva entre os intervalos das horas as
atividades que estão executando.
- Perguntem:
Quais as ações que demandam
mais tempo? Quais as ações são prioritárias?
Qual o tempo destinado para
os estudos, realização de cursos, atividades físicas?
Qual foi o tempo destinado
para a leitura e estudo da Palavra de Deus? E para a oração? E para os cultos?
- Agora, desenhem no quadro
ou cartolina um relógio grande, escrevam no centro a palavra DEUS e falem:
Este relógio representa o
tempo e precisamos preenchê-lo com atividades produtivas tanto a nível pessoal,
familiar e espiritual, tendo Deus como centro de nossas ações.
- Então, comecem a preencher
o relógio, colocando as atividades prioritárias e edificantes que os alunos devem
observar. Busquem sugestões dos alunos.
- Agora, peçam para que cada
aluno reflita sobre o que colocou no relógio do início da aula.
- Perguntem:
O que precisa ser modificado
no relógio? Entreguem a borracha e o lápis grafite para os alunos e solicitem
para que reorganizem o tempo, se necessário com atividades proveitosas.
- Para finalizar leiam Ec
3.1: “Tudo tem seu tempo determinado e há tempo para todo o propósito debaixo
do céu”.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário