Jovens e Adultos: Fé e Obras – Ensinos de Tiago
para uma Vida Cristã Autêntica
Lição 08: O Cuidado com a Língua
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
– Este
momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês
estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam
com eles.
3
– Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos
ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de
telefone ou email.
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4
– Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5
– Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado,
associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês
terão bons resultados! Experimentem!
6
- Agora, iniciem o estudo da lição. Observem as seguintes sugestões:
-
Falem que o tema da aula é sobre o cuidado que devemos ter com a língua, isto
é, com aquilo que falamos.
-
Dividam a turma em duplas ou trios, distribuam um provérbio
abaixo para cada grupo, peçam para que eles leiam e pensem sobre seu
significado. Depois, eles devem, diante da turma, ler o provérbio e falar o que
entendem sobre ele.
“Quando morrer o corpo vai
num caixão, a língua num caminhão”.
“Fulano tem coceira na
língua”.
“Boca fechada não entra
mosca”.
“Quem muito fala, muito
erra”.
“O tolo calado passa por
sábio”.
“A boca fala do que o
coração está cheio”.
“Quem conta um conto,
aumenta um ponto”.
“Quem muito fala, dá bom dia
a cavalo”.
- Coloquem no quadro as
seguintes figuras:
Freio de cavalo
Leme de navio
Fogo
Veneno
Fonte
Árvore: Oliveira e Figueira
- Falem: Tiago nos alerta
quanto ao uso da língua através destas figuras.
- Agora, peçam para os
alunos abrirem a Bíblia em Tg 3.2 a 12. Façam uma leitura compartilhada destes
versículos, que consiste em cada aluno ler um versículo ou até mesmo a turma
ler alguns versículos que precisam ser mais enfatizados.
À medida que a leitura for
realizada vocês analisam o que foi lido com a figura proposta por Tiago e o uso
da língua, apresentando exemplos e orientações contextualizadas com o tipo de
aluno que você ensina.
- Depois, coloquem no quadro
a figura abaixo ou apresentem como slide. Leiam e reflitam sobre o poder de um
boato.
- Depois, leiam o texto “As Três Peneiras”, que proporcionará a
reflexão sobre o cuidado de passar boatos em 03 peneiras antes de repassá-los
adiante.
- Para concluir, utilizem a
dinâmica “Portador de Bênção”.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica:
Portador de Bênção
Objetivo:
Concluir o estudo sobre o cuidado com o que falamos, transmitindo uma mensagem
abençoadora para os colegas.
Material:
Não é necessário
Procedimento:
- Falem: Estudamos sobre o
cuidado com aquilo que falamos.
- Continuem, falando: Fomos
alertados que de uma mesma boca não pode proferir bênção e maldição. Agora,
vamos ser portador de uma mensagem abençoadora para os colegas, usando
adequadamente nossa fala.
- Antes, vejamos o que a
Bíblia nos diz sobre isto:
“Eis que recebi mandado de
abençoar; pois ele tem abençoado, e eu não o posso revogar”(Nm 23.20).
“O Senhor Deus me deu uma língua erudita, para
que eu saiba dizer a seu tempo uma boa palavra ao que está cansado”(Isaías
50:4).
- Depois, organizem os
alunos em 02 grupos.
- Peçam para que cada aluno
transmita uma mensagem abençoadora para os colegas do seu grupo.
- Agora, solicitem que cada
grupo transmita uma mensagem abençoadora para os colegas do outro grupo.
- Para finalizar, leiam: Como
maçãs de ouro em salvas de prata, assim é a palavra dita a seu tempo(Pv 25.11).
Por Sulamita Macedo.
Texto
de Reflexão
As
Três Peneiras
Seu Edgar foi transferido de setor da fábrica em que
trabalhava. Para fazer “média” com o novo chefe, saiu com essa:
- Chefe, o senhor, nem imagina o que me contaram a
respeito do Zequinha...
Nem chegou a terminar a frase e o seu chefe interrompeu
dizendo:
- Espero um pouco, seu Edgar. O que vai me contar já
passou pelas três peneiras?
- Peneiras? Que peneiras, chefe?
- Certeza absoluta, não. O que sei é que me contaram, mas
eu acho que..
- Então, sua história já vazou na primeira peneira. Vamos
a segunda, que é a da BONDADE. O que vai contar é alguma coisa que gostaria que
os outros dissessem a seu respeito?
- Claro que não,
Deus me livre.
- Então, essa história já vazou na segunda peneira. Vamos
ver a terceira, que é a da NECESSIDADE. O senhor acha mesmo necessário contar
esse fato, passar essa história adiante?
- Necessário? Bem... Necessário não é... Pensando nestas
peneiras vi que não sobrou nada mesmo do que eu ia contar.
Autoria do texto
desconhecida.
Texto Pedagógico
Mostra
Cultural na EBD
Mostra
Cultural ou Feira é uma atividade didática, objetivando uma exposição de
trabalhos produzidos pelos alunos, com tema definido, sob a orientação dos
professores, ao longo de um determinado período de estudo, pesquisa e
elaboração das atividades, proporcionando aprendizagem com investigação e criatividade.
Para
uma Mostra Cultural é importante que sejam observados vários pontos, destacados
a seguir:
- Reunir os professores e demais componentes da
direção da EBD, para uma reunião, na qual serão explicados a proposta da feira
e os itens importantes para sua execução. Uma representatividade dos alunos
pode estar presente a esta reunião.
- Estimular os professores para que se sintam
motivados e que haja integração e envolvimento dos alunos na proposta.
- Destinar e delimitar tempo para preparar o
material, que deve ser preparado ao longo do trimestre pelos alunos no horário
da EBD, como também em horário extraclasse.
- Marcar o dia da apresentação dos trabalhos. Este
momento é chamado de Culminância.
- Escolher o tema da Mostra. Dividir os subtemas
entre as classes, para que não haja repetição.
- Procurar diversificar a forma de apresentação dos
trabalhos, tais como: curiosidades, cartazes, banners, filme, documentário,
peça de teatro ou uma encenação simples, perguntas e respostas, desenhos ilustrativos,
maquetes etc.
- Esclarecer para os alunos que a qualidade da
apresentação dos visuais como do que vai ser falado são fatores importantes
numa exposição.
- Os professores devem orientar os alunos sobre o
que vai ser falado por eles no momento das apresentações. Partindo do princípio
que pesquisas foram realizadas e há muito conteúdo lido, então é interessante
fazer uma seleção de informações, para o momento de expor os trabalhos.
- Divulgar a Mostra Cultural para a Igreja nos
cultos, convidando os membros e congregados para o dia da exposição.
- Convidar pessoas do entorno da igreja ou de
outras congregações para prestigiar o evento, diversificando e ampliando o
público para a Mostra.
- Decidir se vai haver uma camiseta com o nome “Mostra
Cultural”.
- Escolher o local de realização da Mostra Cultural
e providenciar mesas, cavaletes, quadros etc., para colocar os materiais que
serão expostos.
- Decidir qual a origem da fonte dos recursos
financeiros para comprar material para exposição dos trabalhos.
- Registrar a Mostra Cultural, desde o momento de
elaboração das atividades, a montagem e o dia da exposição. O registro pode ser
com fotografias e filmagem.
- Organizar uma forma para os que estão
apresentando os trabalhos possam visitar a Feira, se reversando na apresentação
e na visitação aos stands.
- Organizar uma equipe para recepcionar os
convidados e entregar um convite para participar da EBD e/ou dos cultos. Esta
equipe deve ficar com um “Livro de Assinaturas” dos convidados, que podem
colocar suas impressões sobre a exposição na saída do evento.
- Organizar um “Livro de Assinatura”, que nas
páginas iniciais pode ser colocado o projeto da Mostra Cultural, depois as
assinaturas e impressões dos visitantes e por fim um relato objetivo de como
aconteceu o evento. Através deste livro de assinaturas fica registrado um
memorial, que servirá de consulta para outros projetos.
- Elaborar um planejamento das atividades e nomes
dos responsáveis e como vai ser o funcionamento de cada etapa.
- Fazer reuniões periódicas para saber como estão
as ações em andamento e procurar minimizar e solucionar os entraves que possam
impedir o sucesso da Mostra.
- Organizar a Mostra no dia anterior à culminância,
com a montagem dos trabalhos. É interessante pensar também como vai ser a
desmontagem e a destinação das atividades.
- Após o tempo da exposição no dia da Amostra, é
bom reunir todos os envolvidos e convidados e fornecer um lanche.
- Realizar uma reunião para avaliar os pontos
negativos e positivos da Mostra Cultural.
Que tal realizar uma Mostra Cultural neste
trimestre? Então, mãos à obra!
Por
Sulamita Macedo.
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