Juvenis -
Currículo do Ano 2: Lições práticas do Sermão do Monte
Lição 06: Ajudando os Necessitados
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
- Este
momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês
estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam
com eles.
3
- Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos
ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de
telefone ou email.
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4
– Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5
– Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado,
associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês
terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, trabalhem a lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Falem: Na aula de hoje vamos estudar sobre a ajuda aos necessitados.
-
Depois, utilizem a dinâmica “Amor em
Ação”.
-
Agora, trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e
contextualizada.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Amor em Ação
Objetivo:
Introduzir
o estudo sobre o amor cristão.
Refletir
sobre ajuda aos necessitados
Material:
Chocolates
para a metade da turma
Obs:
vocês se desejarem podem substituir o chocolate por pãezinhos, fatia de bolo
etc.
Procedimento:
-
Distribuam chocolates somente para a metade da turma. E, continuem falando
sobre o tema da aula e observem as reações dos alunos.
Alguém
certamente falará que não recebeu, outro vai dizer que quer receber, outro vai
questionar porque não tem para todos etc.
Então,
falem: As condições financeiras não são iguais para todos, há pessoas que tem o
que comer diariamente, outras que estão passando por situações difíceis.
-
Mas, perguntem: Como podemos resolver esta situação dos chocolates vivenciada,
agora, por vocês?
Aguardem
que algum aluno tenha a iniciativa de repartir o chocolate com o colega, caso
isto não aconteça, solicitem que os alunos dividam o chocolate com os que não
possuem.
-
Depois, falem: É assim que deve ser nosso comportamento com aqueles que estão
passando necessidade, o amor em ação nada mais é que a solidariedade.
-
Agora, trabalhem os pontos levantados na lição.
-
Para finalizar a aula, organizem, com seus alunos, ações para atendimento a
pessoas necessitadas, quer seja de alimento, de visita, de remédio, de roupas
etc. Espera-se que esta ação social não seja pontual, mas algo sistemático a
ser realizado pela classe ou individualmente. Creio que há resistência de
realização de um trabalho dessa forma, pois é comum atender aos necessitados em
situações eventuais.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário