Adolescentes - Currículo do Ano 2: Vivendo em
Família
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
- Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los,
vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se
importam com eles.
3
- Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos
ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de
telefone ou email.
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4
– Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5
– Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado,
associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês
terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição.
Vejam estas sugestões:
-
Falem que nesta lição o assunto a ser tratado será sobre família na qual
existem pessoas com religiões diferentes.
-
Façam um levantamento da situação dos alunos quanto a isto, escrevendo a
quantidade de alunos nos seguintes casos:
Pais
e filhos evangélicos
Filhos
evangélicos e pais com outras religiões
-
Perguntem para os alunos do segundo caso, como tem sido a relação entre eles e
seus pais.
Aguardem
as respostas.
-
Em seguida, organizem uma encenação sobre:
Filhos
evangélicos que querem impor aos pais sua crença.
Pais
não crentes que não aceitam que o filho seja evangélico, reprimindo outra forma
de crença.
-
Depois, solicitem qual o posicionamento dos alunos sobre os dois casos.
-
Em seguida, apresentem orientações de como de portar diante destas situações,
de acordo com a Palavra de Deus, observando também as indicações apontadas na
lição.
-
Para concluir a aula, utilizem a dinâmica “Perdidos
no Deserto”, que possibilitará a reflexão sobre dificuldades de consenso
diante de decisões individuais e em grupo. Aproveitem a atividade e
contextualizem com a situação vivenciada pelos alunos, diante de conflitos
enfrentados na família.
Tenham
uma excelente e produtiva!
Dinâmica: Perdidos no Deserto
Objetivo: Refletir
sobre dificuldades de consenso diante de decisões individuais e em grupo.
Material:
01
cópia da tabela para cada aluno(postada abaixo).
Procedimento:
-
Entreguem para cada aluno a tabela abaixo.
Decisão Individual
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Relações de Itens
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Decisão do Grupo
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Alimento Enlatado
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Casacos para baixa temperatura
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Cinco galões de água
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Dois galões de combustível inflamável
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Mapa do continente africano
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Quatro caixas de chocolate
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Três litros de bebida alcoólica
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Vinte metros de corda de nylon
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Um espelho de tamanho médio
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Uma bússola
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Um livro: a Bíblia Sagrada
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Um mosqueteiro
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Um pequeno rádio transmissor
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Um repelente de cobras de escorpiões
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Um rifle com munição
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Uma barraca para acampamento
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Uma caixa de fósforos
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Apresentem as seguintes orientações:
Vocês
fizeram uma viagem para a África. Em um passeio pelo deserto, o carro
quebrou-se e não sabem como voltar. E agora?
Estão perdidos e o que vão fazer?
Vocês
possuem estes itens da coluna do meio, mas não poderão levar todos consigo.
Cada pessoa deve escolher apenas 05 itens que considera importante para sua
sobrevivência no deserto, para isto deve assinalar com um “x” ao lado do item
escolhido na coluna da esquerda(tempo de 1 minuto).
Depois,
em círculo os alunos vão escolher 05 itens de forma coletiva, apontado com um
“x” na coluna da direita. Cada pessoa apresentará seus argumentos para a
indicação de algum item escolhido no modo individual.
-
Depois, que a atividade terminar, falem: É nesse momento, onde acontecem as
dificuldades de consenso; saber escutar e respeitar a opinião do outro são
fatores importantes para o desfecho da situação-problema. Sabe-se, no entanto,
que os resultados nem sempre são totalmente pacíficos. Mas, vale a pena tentar!
-
Para concluir, contextualize esta dinâmica para as situações conflitivas que os
alunos enfrentam na família.
Ideia
original desconhecida.
Esta
versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
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