Discipulado 1
– Novos Convertidos
Professoras e professores, observem estas
orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante
que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora
iniciem o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
Falem do tema da aula: O Discípulo e a Obediência.
- Iniciem o estudo do tema através da dinâmica “Faça o que o Mestre mandar”, que
proporcionará a formulação do conceito de obediência, a reflexão sobre a quem
se obedece e as normas.
- Trabalhem os itens da lição, buscando a
participação dos alunos.
- Para finalizar, leiam o texto “Uma Longa Obediência”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
Faça o que o Mestre mandar
Objetivo: Refletir sobre a obediência a Cristo e a Sua
Palavra.
Material: uma venda.
Procedimento:
- Escolham uma pessoa da classe ou outra que se
apresente voluntariamente para fazer o papel de um cego, para isto coloque uma
venda sobre seus olhos.
- Comecem a dar comandos para ele executar, como
por exemplo: Siga em frente! Dobre à direita! Dobre à esquerda! Dê 03 passos
para frente! Dê 02 passos para trás! etc.
Com estes e outros comandos, vocês podem de forma
deliberada induzir o aluno ao erro e/ou ao acerto. Dessa forma, vocês poderão
analisar sobre os verdadeiros e falsos ensinos, enfatizando a importância de
conhecermos o Mestre e Sua Palavra.
- Retirem a venda do aluno e façam as seguintes
perguntas:
Como você se sentiu sendo guiado?
O guia transmitiu confiança?
- Reflitam sobre as respostas do aluno “cego”,
enfatizando a importância da segurança, confiança que devemos ter com os
verdadeiros ensinos
- Pode acontecer que o aluno “cego” não execute
alguns comandos que vocês falaram, porque pode confundir direita com esquerda
e/ou não prestar atenção ao que está sendo orientado. Esta atitude
proporcionará a vocês a oportunidade de falar que as ovelhas precisam obedecer
a Cristo e estar atentas se a voz representa comandos verdadeiros ou falsos,
tendo como padrão a Palavra de Deus.
- Finalizem, lendo: João 10.1 a 5.
Ideia Original desconhecida.
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
Texto de
Reflexão: Uma Longa Obediência
Cada ano em janeiro, o número de membros das academias de ginástica
aumentam dramaticamente e as salas de exercício ficam cheias com o que algumas
pessoas chamam de “A multidão resoluta do Ano Novo”. Os alunos assíduos sabem
que em Março muitos dos iniciantes não voltarão. Um dos diretores de certo
clube disse: “Eles não vêem resultados imediatos como imaginaram. As pessoas
não compreendem que é necessário muito exercício e perseverança para ficar em
forma.
É um fenômeno que nós experimentamos também no mundo espiritual. O autor
Eugene Peterson observa que numa cultura que gosta de velocidade e eficiência,
“não é difícil... fazer com que uma pessoa se interesse pela mensagem do
Evangelho; mas é terrivelmente difícil manter o interesse”. Para seguir a
Cristo fielmente, Peterson diz que isto requer “uma longa obediência na mesma
direção”.
Paulo incentivou os Filipenses a adotar a mesma maneira de pensar de
Cristo, cuja obediência ao Pai foi sincera e completa (2.8). Ele encorajou-os a
permanecerem obedientes ao Senhor e a colocar “em ação a salvação de vocês com
temor e tremor” (2.12).
Como crentes novos, podemos ter boas intenções, quando damos os nossos
primeiros passos de fé. Então, à medida que crescemos em Cristo, o poder de
Deus nos capacita a seguir caminhando alegremente com Ele, ao longo do enorme
caminho da obediência. David McCasland – Nosso Pão Diário(27.02.2003).
Discipulado 2
– Novos Convertidos
Lição 07: O
Discípulo e o Perdão
Professoras e professores, observem estas
orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante
que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
Professoras e professores, iniciem a aula
cumprimentando os alunos, perguntem como passaram a semana. Verifiquem se há
alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
Se houver alunos ausentes, é interessante que vocês
mantenham contato com eles, através de telefone ou email.
- Falem do tema da aula: O Discípulo e o Perdão.
- Solicitem a 02 alunos que relatem, objetivamente,
uma situação que vivenciaram sobre o perdão. Depois, comecem, a partir das
histórias relatadas, organizar as ideias dos alunos sobre o que seja perdão e
também acrescentem outras informações que complementem a formulação deste
conceito.
- Trabalhem sobre: Fonte do perdão, como perdoar,
consequências do perdão.
- Utilizem a dinâmica “Abrindo o Coração”.
- Para concluir, leiam o texto “A História do Lápis”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
Abrindo o Coração
Objetivo: Refletir sobre a importância e a eficácia do
perdão.
Material: 01 chave de metal ou confeccionada de cartolina
com tamanho ampliado.
Procedimento:
- Apresentem a chave e perguntem aos alunos: Para
que serve uma chave?
- Aguardem as respostas. Normalmente, apenas é
mencionado o ato de abrir, porém não se esqueçam que também a chave é utilizada
para fechar.
- Falem que o perdão pode ser comparado a uma
chave.
- Perguntem: O que a perdão pode abrir ou fechar?
Exemplos:
Abrir: reatar amizade, alívio de um peso,
sentimento de liberdade, perdão de Deus, alegria etc.
Fechar: espaço para brigas, amarguras,
ressentimentos, doenças, mente tranquila etc.
- Para finalizar leiam Mc 11.25 e 26.
Por Sulamita Macedo.
Texto de
Reflexão: A História do Lápis
O
menino olhava a avó escrevendo uma carta. A certa altura, perguntou:
-
Você está escrevendo uma história que aconteceu conosco? E por acaso, é uma
história sobre mim?
A
avó parou a carta, sorriu, e comentou com o neto:
-
Estou escrevendo sobre você, é verdade. Entretanto, mais importante do que as
palavras, é o lápis que estou usando. Gostaria que você fosse como ele, quando
crescesse. O menino olhou para o lápis, intrigado, e não viu nada de especial.
-
Mas ele é igual a todos os lápis que vi em minha vida!
-
Tudo depende do modo como você olha as coisas. Há cinco qualidades nele que, se
você conseguir mantê-las, será sempre uma pessoa em paz com o mundo.- Primeira
qualidade: Você pode fazer grandes coisas, mas não deve esquecer nunca que
existe uma mão que guia seus passos. Esta mão nós chamamos de Deus, e Ele deve
sempre conduzi-lo em direção à Sua vontade.
-
Segunda qualidade: De vez em quando eu preciso parar o que estou escrevendo e
usar o apontador. Isso faz com que o lápis sofra um pouco, mas no final, ele
está mais afiado. Portanto, saiba suportar algumas dores, porque elas o farão
ser uma pessoa melhor.
-
Terceira qualidade: O lápis sempre permite que usemos uma borracha para apagar
aquilo que estava errado. Entenda que corrigir uma coisa que fizemos não é
necessariamente algo mau, mas algo importante para nos manter no caminho da
justiça.
-
Quarta qualidade: O que realmente importa no lápis não é a madeira ou sua forma
exterior, mas o grafite que está dentro. Portanto, sempre cuide daquilo que
acontece dentro de você.
-
Finalmente, a quinta qualidade do lápis: Ele sempre deixa uma marca. Da mesma
maneira, saiba que tudo que você fizer na vida, irá deixar traços e procure ser
consciente de cada ação. Autor desconhecido.
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