Juvenis - Currículo
do Ano 2: Lições práticas do Sermão do Monte
Lição 08: Como lidar com as riquezas
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
- Este
momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês
estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam
com eles.
3
- Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos
ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de
telefone ou email.
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4
– Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5
– Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando
a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons
resultados! Experimentem!
6
– Agora, trabalhem a lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Falem do tema da aula: Como lidar com a riqueza.
-
Falem que é comum as pessoas desejarem possuir casa, carro, dinheiro e outros
objetos que lhes tragam conforto e satisfação.
-
Façam um levantamento rápido sobre o que os alunos mais desejam materialmente.
-
Depois, utilizem a dinâmica “O Tesouro e
a Riqueza”.
-
Em seguida, apresentem o que a Bíblia diz sobre as riquezas e formas de como
lidar com a aquisição dos bens terrenos sem se esquecer do maior tesouro
“Jesus”.
-
Para finalizar, leiam o texto “O Homem
Rico e o Caboclo”, que proporcionará a reflexão sobre:
A importância do trabalho para a aquisição de
bens materiais.
A falsa ideia da prosperidade associada a bens
materiais.
A
ganância para possuir cada vez mais bens materiais.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: O Tesouro e a Riqueza
Objetivo:
Refletir sobre o desejo de possuir riqueza material.
Material:
01
caixa de papelão para confeccionar um dado grande
Cobrir
a caixa com cartolina da cor vermelha
Digitar
a palavra RICO e POBRE e fazer 03 cópias de cada
Colar
no dado: 03 nomes RICO e 03 nomes POBRE, um nome em cada lado do dado
Procedimento:
-
Organizem os alunos em círculo.
-
Orientem: cada aluno vai jogar o dado para o alto e quando cair, o aluno deve
falar algo que caracterize a palavra que aparece na parte de cima do dado.
-
Anotem todas as características no quadro.
-
Depois, que todos os alunos participarem, analisem com os alunos o que eles
falaram sobre as palavras RICO e POBRE. Certamente haverá diferenças bastante
acentuadas entre os dois e certamente isto faz com que muitas pessoas desejem
possuir recursos financeiros e bens, para que tenha uma vida mais digna.
Ainda
reflitam sobre o desejo desenfreado de muitos para ser ricos materialmente,
chegando a ter atitudes enganosas e de má procedência.
-
Depois, trabalhem sobre a riqueza material que passa e a riqueza espiritual que
é eterna.
A
riqueza material não é condenada pela Bíblia, desde que adquirida de forma
honesta e adverte que o coração da pessoa não esteja nesta riqueza.
A
maior riqueza espiritual é quando a pessoa encontra o tesouro – Jesus, o
salvador, e a partir desse momento a pessoa gozará de bênçãos espirituais, que
são eternas, tornando-se rico para Deus.
Por
Sulamita Macedo.
Texto de Reflexão: O Homem Rico e o Caboclo
Era uma vez um homem muito rico que resolveu viajar
e então pegou seu iate e saiu pelo mundo. Certo dia, chegou a uma ilha
maravilhosa, cheia de riachos, de água cristalina e cachoeiras. Tinha também
muitos tipos de árvores frutíferas e muito peixe.
O homem rico começou a andar pela ilha e encontrou
um caboclo deitado numa rede, olhando para aquele mar muito azul. Chegou bem
perto do caboclo e puxou conversa:
- Muito bonito tudo por aqui...
- É... disse o caboclo, sem tirar os olhos daquele
mar.
- Tem muito peixe nesse mar?
- É só jogar a rede e pega quantos quiser.
- Por que você não pesca bastante?
- Para quê?
- Ora, você pega um montão de peixes e vende.
- Para quê?
- Com o dinheiro destes peixes, você compra uma
canoa maior, vai mais no fundo e pega mais peixe ainda.
- Para quê?
- Com o dinheiro você compra mais um barco, pega
mais peixe e ganha mais dinheiro.
- Para quê?
- Você vai juntando, cada vez mais dinheiro, compra
cada vez mais barcos, até chegar um dia em que você terá uma indústria de
pesca.
- Para quê?
- Ora, meu homem, você então será um homem
poderoso, um homem rico, terá tudo que quiser, tudo o que sonhar, poderá
comprar um iate como o meu, poderá comprar uma ilha como esta e então ficar o
resto da vida descansando, sem preocupações...
- E o que é que eu estou fazendo agora?
Autoria
do texto desconhecida.
0 comentários:
Postar um comentário