Adolescentes - Currículo do Ano 2: Vivendo em
Família
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
- Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los,
vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se
importam com eles.
3
- Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos
ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de
telefone ou email.
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4
– Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5
– Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado,
associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês
terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição.
Vejam estas sugestões:
-
Falem sobre o tema da aula: Obrigações iguais com regras diferentes.
-
Iniciem o estudo do tema através da dinâmica “Regras x Obediência”.
-
Depois, trabalhem os seguintes pontos:
Cada
pessoa tem responsabilidade no ambiente familiar.
Na
família, há regras e cada pessoa deve obedecê-las, independente de quem seja
pai, mãe, filhos etc. para que haja um ambiente familiar harmônico e
organizado.
As
regras devem ser obedecidas com alegria para que haja bem estar.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Regras x Obediência
Objetivo:
Refletir sobre a importância das regras no âmbito familiar e cumprimento delas
pelos membros da família.
Texto
de reflexão “O Elefante”
01
quadro branco ou cartolina
01
marcador para quadro branco ou 01 pincel atômico
Procedimento:
-
Iniciem lendo o texto “O Elefante”(postado
abaixo).
-
Falem, ainda: Para, encadear esta reflexão com o tema da lição, falem: Cada
pessoa que analisou o que era o elefante, só tinha conhecimento da parte que
pegou. Também, vocês conhecem os limites, as regras e responsabilidades de sua
casa, sua família.
Para
conhecermos as situações de outras famílias, vamos agora realizar uma atividade
que tornará possível uma visão ampliada de como funciona as
regras/responsabilidades nas famílias dos alunos da classe.
-
Utilizando o quadro ou cartolina, façam uma tabela constando as responsabilidades
do pai, da mãe e dos filhos, a partir das afirmações dos alunos daquilo que
vivenciam nas suas famílias.
Veja
modelo abaixo:
Responsabilidades/Regras
|
||
Do Pai
|
Da Mãe
|
Dos Filhos
|
|
|
|
Depois
de preenchida, reflitam com os alunos quais as responsabilidades reais e sem
idealismo que acontecem na família. Algumas argumentações:
Quem
sustenta a casa? Somente o pai? O pai e a mãe? Somente a mãe? Há renda de algum
aposentado(avô ou avó)?
A
divisão de tarefas é dividida conjuntamente ou há sobrecarga na figura da mãe?
Quais
são as atividades dos filhos?
O
que pode ser modificado?
-
Trabalhem os pontos levantados na lição de forma participativa e contextualize
com o tipo de aluno que você ensina.
Por
Sulamita Macedo.
Texto de Reflexão:
O Elefante
Certo dia, um príncipe indiano mandou chamar um
grupo de cegos de nascença e os reuniu no pátio do palácio. Ao mesmo tempo,
mandou trazer um elefante e o colocou diante do grupo.
Em seguida, conduzindo-os pela mão, foi levando os
cegos até o elefante para que o apalpassem. Um apalpava a barriga, outro a
cauda, outro a orelha, outro a tromba, outro uma das pernas. Quando todos os
cegos tinham apalpado o animal, o príncipe ordenou que cada um explicasse aos
outros como era o elefante.
O que tinha apalpado a barriga, disse que o
elefante era como uma enorme panela.
O que tinha apalpado a cauda até os pelos da
extremidade discordou e disse que o elefante se parecia mais com uma vassoura.
- Nada disso, interrompeu o que tinha apalpado a
orelha, se alguma coisa se parece é com um grande leque aberto.
- Vocês estão por fora. O elefante tem a forma, as
ondulações e a flexibilidade de uma mangueira de água...
- Essa não,
replicou o que apalpara a perna, ele é redondo como uma grande mangueira, mas
não tem nada de ondulações nem de flexibilidade, é rígido como um poste.
Os cegos se envolveram numa discussão sem fim, cada
um querendo provar que os outros estavam errados, e que o certo era o que ele
dizia.
Evidentemente cada um se apoiava na sua própria
experiência e não conseguia entender como os demais podiam afirmar o que
afirmavam. O príncipe deixou-os falar para ver se chegavam a um acordo, mas
quando percebeu que eram incapazes de aceitar que os outros podiam ter tido
outras experiências, ordenou que se calassem.
- O elefante
é tudo isso que vocês falaram, explicou, tudo isso que cada um de vocês
percebeu é só uma parte do elefante. Não devem negar o que os outros
perceberam. Deveriam juntar as experiências de todos e tentar imaginar como a
parte que cada um apalpou se une com as outras para formar esse todo que é o
elefante.
Fábula
Indiana.
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