Pré-adolescentes – Currículo do Ano 2: Descobrindo
meus Direitos e Deveres
Lição 07: Minha Pátria para Cristo
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
- Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los,
vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se
importam com eles.
3
- Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos
ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de
telefone ou email.
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4
– Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5
– Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado,
associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês
terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Falem sobre as estatísticas do Censo da quantidade de evangélicos existentes no Brasil, que embora tenha
aumentado nestas últimas décadas, ainda é pouco para a quantidade de
habitantes.
Viver
num país com estas características, precisa de cada evangélico abraçar uma
causa de amor a pátria, isto é, as pessoas que ainda não conhecem Cristo
precisam ouvir o evangelho.
-
Depois, utilizem a dinâmica “Dupla
Cidadania”.
-
Vejam agora com os alunos o exemplo de Neemias quanto sua pátria Jerusalém.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Dupla Cidadania
Objetivo:
Estudar
sobre a cidadania terrena e celestial.
Material:
Mapa
do Brasil
Mapa
Múndi
01
quadro ou cartolina
01
figura de passaporte
Procedimento:
-
Coloquem um mapa do Brasil sobre uma mesa ou no piso da sala.
-
Organizem os alunos ao redor do mapa.
-
Peçam para que os alunos apontem no mapa onde nasceram e anotem, no quadro ou
cartolina, o nome do país, estado e cidade.
-
Depois, apresentem uma certidão de nascimento e observem as características
deste documento, como: Nome da pessoa, dos pais, dos avós, cidade, data e
horário de nascimento etc.
-
Falem: Quando vocês nasceram, os pais ou responsáveis tiveram o cuidado de
fazer o registro do seu nascimento e a partir deste momento, oficialmente,
vocês puderam ser contados no censo. Esta é nossa cidadania terrena.
-
Perguntem: Mas, há outra cidadania, além da terrena?
Aguardem
as respostas. Certamente, alguém deverá falar sobre a cidadania celestial. Mas
se ninguém falar, vocês informam para os alunos sobre ela.
-
Depois, apresentem uma figura de passaporte e falem: O passaporte é um
documento de identificação pessoal emitido pelo governo do seu país, atestando
sua nacionalidade e através dele você está apto a sair do seu país e ir para
outro, desde que consiga o visto para este fim.
O
passaporte para ingressar na cidade celestial é o Novo Nascimento.
Leiam:
Jo 3. 3: “Jesus respondeu e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que
aquele que não nascer de novo, não pode ver o Reino de Deus”.
-
Neste momento, apresentem o mapa Múndi e falem:
A pátria celestial é formada por todas as
pessoas de todo o mundo que aceitaram a Jesus. “Mas vós sois a geração eleita,
o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as
virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;” (I Pe
2.9).
“Porque
Deus amou o mundo de uma tal maneira que deu seu filho unigênito, para que todo
aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”(Jo 3.16).
-
Falem:
Nós
temos uma cidadania terrena, quer evangélico ou não, mas a cidadania celestial?
Como as pessoas ainda não evangélicas podem obtê-la?
Qual
a nossa missão como brasileiros?
Por
Sulamita Macedo.
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