Pré-adolescentes – Currículo do Ano 2: Descobrindo
meus Direitos e Deveres
Lição 08: Ouça e Aprenda!
Professoras
e professores, observem estas orientações:

-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
- Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los,
vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se
importam com eles.
3
- Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos
ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de
telefone ou email.
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4
– Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5
– Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado,
associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês
terão bons resultados! Experimentem!
-
Falem que o tema da aula será sobre ouvir e aprender com os mais velhos e o relacionamento
do jovem com a pessoa idosa.
-
Façam um levantamento de quantos alunos têm convivência com idoso.
Anotem
no quadro. Normalmente, eles têm este relacionamento por conviver com pais,
tios, avós membros de sua família ou de colegas, ou na escola, ou na igreja
etc.
-
Depois, utilizem a dinâmica “Terceira
Idade”.
-
Trabalhem outros pontos levantados na lição, sempre de forma contextualizada e
participativa.
-
Para concluir, falem: No início da aula, foi perguntado quem convivia com
idosos. E de alguma forma sempre há
relacionamento com eles, de forma direta ou indireta. Então, depois deste
estudo, o que modificou em sua mente sobre a relação e convivência entre os
idosos?
Aguardem
as respostas.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Terceira Idade
Objetivo:
Refletir
sobre a condição da pessoa idosa e o relacionamento do jovem com o idoso.
Material:
Cópia
do texto “A Tigela de Madeira”(veja no procedimento)
01
folha de papel ofício e caneta para cada grupo
Procedimento:
1
- Leiam o texto “A Tigela de Madeira”.
A Tigela de Madeira
Um senhor idoso foi morar com seu filho, nora e o
netinho de 4 anos de idade. As mãos do senhor eram trêmulas, sua visão embaçada
e seus passos vacilantes.
A família comia reunida à mesa. Mas, as mãos
trêmulas e a visão falha do senhor o
atrapalharam na hora de comer. Ervilhas rolavam de sua colher e caíam no chão.
Quando pegava o copo, o leite era derramado na
toalha da mesa. O filho e a nora irritavam-se com a bagunça.
– Precisamos tomar uma providência com respeito ao
papai, disse o filho.
- Já tivemos
suficiente leite derramado, barulho de gente comendo com a boca aberta e comida
pelo chão.
Então, eles decidiram colocar uma pequena mesa num
cantinho da cozinha. Ali, o avô comia sozinho enquanto o restante da família
fazia as refeições à mesa com satisfação.
Desde que o senhor quebrara um ou dois pratos, sua
comida era servida numa tigela de madeira.
Quando a família olhava para o avô sentado ali
sozinho, às vezes com lágrimas nos
olhos, mesmo assim, as únicas palavras que
lhe diziam eram admoestações ásperas quando ele deixava um talher ou comida
cair no chão.
O menino de 4 anos de idade assistia a tudo em
silêncio. Uma noite, antes do jantar, o pai percebeu que o filho pequeno estava
no chão, manuseando pedaços de madeira.
Ele perguntou delicadamente ao filho:
- O que você está fazendo?
O menino respondeu:
- Ah, estou fazendo uma tigela para você e mamãe
comerem quando eu crescer.
O garoto sorriu e voltou a fazer o trabalho.
Aquelas palavras tiveram grande impacto nos pais e eles ficaram chocados,
pensativos, refletiram suas atitudes.
Embora ninguém tivesse falado nada, ambos sabiam o
que precisava ser feito. Naquela noite, o pai tomou o avô pelas mãos e
gentilmente conduziu-o à mesa da família.
Dali para frente e até o final de seus dias ele
comeu todas as refeições com a família. E por alguma razão o marido e a mulher
não se importavam mais com um garfo e com a colher quando caiam ou quando o
leite era derramado ou a toalha da mesa sujava.
Autoria desconhecida.
2
– Após a leitura, reflitam com os alunos sobre a convivência desse idoso com
seu filho, nora e neto.
Que
pontos chamou mais sua atenção?
Falem:
Lemos uma situação que pode ter acontecido ou não, mas que nos traz grandes
ensinamentos.
3
- Falem: Mas, há situações reais que vocês devem ser presenciado. Então,
dividam a turma em 02 grupos e peçam que eles anotem fatos que conhecem, tanto
positivos e negativos com relação ao tratamento do idoso por outras pessoas, em
vários lugares, como ônibus, fila de banco, no volante de um carro etc.
Estipulem
um tempo de 5 minutos para esta atividade.
4
- Depois, os grupos devem apresentar e refletir sobre estas ações.
5
- Para concluir, contextualizem o tema, refletindo sobre a convivência do jovem
com os idosos, enfatizem a necessidade de atitudes promotoras de respeito e
paciência, pois os jovens são ágeis, rápidos e os idosos estão em situação de
desvantagem, neste aspecto, mas há muito o que aprender com eles.
Por
Sulamita Macedo.
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