Juvenis -
Currículo do Ano 2: Lições práticas do Sermão do Monte
Lição 07: Oração e Jejum: As Armas do Cristão
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
- Este
momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês
estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam
com eles.
3
- Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos
ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de
telefone ou email.
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4
– Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5
– Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando
a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons
resultados! Experimentem!
6
– Agora, trabalhem a lição. Vejam as sugestões abaixo:
Em
seguida, reflitam sobre a importância e o valor da oração na vida do cristão.
-
Apresentem uma figura de uma pessoa armada.
Falem:
Esta figura nos mostra uma pessoa armada. Do ponto de vista terreno parece que
está pronta para se defender.
Mas
do ponto de vista espiritual, quais devem ser as armas?
Leiam:
“Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus
para destruição das fortalezas”(2 Coríntios 10:4).
-
Falem: Nesta lição, vamos estudar sobre as armas do Cristão: a oração e o
jejum.
-
Perguntem para os alunos:
O
que é oração? Deve ser espontânea ou repetitiva?
O
que é jejum? Para que serve?
Observem
as respostas dos alunos e depois acrescentem outras informações, corrigindo
algo se necessário.
-
Depois coloquem no quadro ou cartolina as seguintes frases:
Como
orar e jejuar?
Onde
orar?
Por
que orar e jejuar?
Quando
orar e jejuar?
Trabalhem
as respostas dessas perguntas, buscando sempre a participação dos alunos.
-
Para finalizar a aula, utilizem a dinâmica “Caminhando
em Oração”.
Dinâmica: Caminhando em Oração
Objetivo:
Compartilhar
motivos de oração e agradecer as bênçãos recebidas.
Material:
01
tapete
Rosas
Pedras
grandes e pequenas
Versículos
bíblicos sobre oração.
Procedimento:
-
Organizem o material da dinâmica, no meio da sala de aula da seguinte forma:
tapete no chão, e sobre ele as rosas, as pedras e os versículos bíblicos.
-
Expliquem o que cada objeto representa:
Tapete:
caminho da vida cristã
Pedras:
as dificuldades que enfrentamos
Os
versículos: a Palavra de Deus, na qual confiamos
-
Peçam para que cada aluno passe pelo tapete e escolha dois objetos que
representam o que ele está vivenciando, por exemplo:
Ele
pode pegar uma pedra grande, por considerar o seu problema de difícil solução e
ainda escolher um versículo, representando sua fé em Deus, que tudo pode.
Ele
pode pegar uma pedra e uma rosa, o primeiro indica um problema que já teve e o segundo a vitória já alcançada.
-
Para finalizar, façam uma oração de intercessão pelas dificuldades apresentadas
e agradeçam pelas bênçãos já alcançadas.
Observações:
-
Se sua classe funcionar dentro da Igreja e não houver outro espaço para
realizar a dinâmica com o material já descrito, sugiro que utilize figuras de
pedras e de rosas, coloque-as dentro de uma cesta, acrescentando os versículos.
E mesmo sentados, passem a cesta e façam o mesmo procedimento anterior.
Ideia
original desconhecida.
Esta
versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário